Função ABS: Saiba Como Usar!
Você sabe como usar a função ABS no Excel? Se você ainda não sabe, então no artigo de hoje você vai conhecer tudo sobre esta função.
A função ABS é conhecida como função absoluta, isso quer dizer, que ela calcula valores absolutos de um determinado número. Ou seja, se dentro da fórmula forem inseridos valores negativos, ela irá alterá-los para números positivos.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre esta função e entender como ela funciona na prática, então é só conferir os detalhes a seguir!
Função ABS no Excel: Sintaxe e uso básico
A função ABS tem basicamente a finalidade de obter um valor absoluto de um número. Mas afinal, o que é um valor absoluto?
Na matemática, o valor absoluto de um número é a distância desse número de zero. Por exemplo, o valor absoluto de 4 e -4 é o 4, porque estes estão igualmente distantes do zero.
Deste modo, podemos concluir que o valor absoluto de um número positivo é ele mesmo e o valor absoluto de um número negativo é o próprio número, mas sem o sinal de negativo.
E no Excel, a função ABS tem o objetivo de tornar um valor negativo em valor “positivo”. Sendo muito útil quando desejamos realizar cálculos, onde o sinal de negativo deve ser ignorado. Confira abaixo um exemplo básico de uso dessa função:
Note na imagem acima que os valores que eram negativos tornaram-se positivos e os números positivos continuam iguais.
A sintaxe da função ABS é bem simples, confira abaixo:
=ABS(núm)
Onde:
- núm: Argumento obrigatório. Representa o número real, cujo o valor absoluto deseja-se obter.
Exemplos práticos com a função ABS no Excel
Agora que você já sabe como a função ABS funciona, vamos conferir alguns exemplos práticos, onde o uso desta função é muito útil.
Exemplo 1: Calcular a diferença entre dois números
Quando calculamos a diferença entre dois números alguns resultados podem ser negativos. Mas se você não quer que estes resultados apareçam como negativos, então basta usar a função ABS dentro da fórmula.
Confira o exemplo abaixo, onde subtraímos o valor da coluna A com a coluna B, mas sem utilizar a função ABS:
Como podemos notar na imagem acima, alguns cálculos resultaram em valores negativos. E para que isso não ocorra, insira a função ABS na fórmula. Veja abaixo o resultado:
Pronto! Agora todos os resultados ficaram positivos.
Exemplo 2: Descobrir se determinados valores estão dentro do limite de tolerância estipulado
Para este segundo exemplo, imagine uma empresa onde os funcionários devem começar sua jornada de trabalho as 07:00:00, mas a empresa tem um limite de tolerância de 5 minutos de atraso. Neste caso, se o funcionário chegar até as 07:05:00 ele ainda está dentro do limite de tolerância e, portanto, não ficará devendo horas. Veja a imagem abaixo:
Note no exemplo acima, que temos na coluna A o horário de entrada estipulado, na coluna B o horário real que o funcionário iniciou a jornada de trabalho e na coluna C os 5 minutos de tolerância. Na coluna D, queremos descobrir quais funcionários estão dentro do limite de tolerância e quais estão atrasados.
Para isso, vamos usar a função ABS juntamente com a função SE, da seguinte forma:
=SE(ABS(A2-B2)>C2;”Atrasado”;”Dentro do limite de Tolerância”)
Veja abaixo o resultado:
Explicando a fórmula:
- A função ABS irá tornar positivo o resultado da subtração das horas de entrada e entrada real. Evitando assim, que o resultado desta subtração retorne o erro #######.
- Em seguida a função SE irá testar se este resultado foi maior do que 5, que é o tempo de tolerância presente na coluna C. Caso o resultado seja maior, então irá retornar a mensagem “Atrasado”, caso contrário a mensagem que irá aparecer será “Dentro do limite de Tolerância”.
Exemplo 3: Somar valores absolutos no Excel
Se você tem uma tabela com valores positivos e negativos e deseja somar os valores de maneira absoluta, ou seja, ignorando os sinais negativos, então uma opção é usar a função ABS na fórmula de matriz.
Confira abaixo o exemplo, onde na célula D2 temos o resultado da soma normal e na célula D3 o resultado usando a função ABS :
Lembre-se que para usar a fórmula de matriz, é necessário pressionar o atalho de teclado CTRL + SHIFT + ENTER ao final da fórmula.
Se você quer saber mais sobre fórmulas de matriz, é só conferir aqui!
Exemplo 4: Encontrar a média absoluta no Excel
Da mesma forma que usamos a função ABS para somar valores absolutos no exemplo anterior, também podemos usá-la para calcular a média absoluta. Confira o exemplo a seguir:
Exemplo 5: Encontrar o valor absoluto máximo e mínimo no Excel
Para encontrar o valor máximo ou mínimo no Excel, basta usar as funções MÁXIMO e MÍNIMO. No entanto, se você tem valores negativos e deseja encontrar o máximo ou o mínimo absoluto, ou seja, ignorando o sinal negativo, é só inserir a função ABS na forma matricial.
Confira a imagem abaixo:
Se a função ABS não fosse usada, os valores máximo e mínimo seriam os seguintes:
Exemplo 6: Calcular a raiz quadrada de um número negativo
Como sabemos, não é possível calcular a raiz quadrada de um número negativo, pois um número ao quadrado será sempre positivo.
Mas vamos supor que você tenha um valor negativo e deseja calcular a sua raiz quadrada ignorando o seu sinal. Então basta usar a função ABS, junto com a função RAIZ. Veja a seguir o exemplo:
Coisas que você deve saber sobre a função ABS no Excel
- A função ABS converte números negativos em positivos.
- Na função ABS, os valores positivos não são afetados, ou seja, eles continuarão como estão.
- O erro #VALOR! será retornado se o argumento fornecido não for do tipo numérico.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste artigo.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função DESLOC e CORRESP no Excel em 5 minutos
- Função SOMARPRODUTO no Excel: Como usar?
- Aprenda facilmente como somar no Excel
- Média Ponderada no Excel: Como Calcular?
- Função SOMARPRODUTO no Excel: Como usar?
- 10 Funções Básicas do Excel que você precisa conhecer
E então, o que achou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário abaixo e continue conferindo mais dicas de Excel aqui no nosso site!