Como Remover Caracteres no Excel

Quer saber como remover caracteres no Excel? Então este post é para você!

Se você deseja excluir um texto específico de várias células, ou talvez remover o primeiro ou o último caractere de um texto, ou quem sabe remover apenas uma ocorrência específica de um determinado caractere no Excel, então saiba que existem diferentes maneiras de se fazer isso.

E foi pensando neste assunto, que decidimos reunir as principais maneiras de excluir caracteres no Excel. Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir!

Como Remover Caracteres no Excel – Diferentes opções

Navegue pelo tópico de seu interesse:

Opção 1: Como remover caractere de várias células usando Localizar e substituir

Tendo em mente que remover caracteres no Excel nada mais é do que substituí-lo por nada, você pode aproveitar o recurso Localizar e Substituir do Excel para realizar a tarefa. Para isto, siga as etapas:

1. Acesse a guia Página Inicial > Localizar e Substituir > Substituir.

2. Na caixa de diálogo Localizar e Substituir, no campo Localizar insira o caractere que você deseja remover.

3. Deixe em branco o campo Substituir.

4. Clique em Substituir tudo.

Como remover caractere usando Localizar e substituir

Como resultado, o símbolo de hashtag é removido de todas as células selecionadas de uma só vez e uma caixa de diálogo informará a quantas substituições foram feitas:

Localizar e substituir para remover caracteres

Do mesmo modo, você também poderá utilizar a ferramenta Localizar e Substituir para remover um texto específico de cada célula. Veja o exemplo abaixo onde estamos removendo a palavra “email:” dos endereços de e-mail.

Localizar e substituir para remover palavras

Observações importantes:

  • Este método exclui caracteres diretamente em seus dados de origem. Se o resultado for diferente do esperado, pressione Ctrl+Z para desfazer a alteração e recuperar seus dados originais.
  • Se você estiver lidando com caracteres alfabéticos em que as maiúsculas e minúsculas são importantes, clique em Opções para expandir a caixa de diálogo Localizar e substituir e marque a caixa Diferenciar maiúsculas e minúsculas para realizar uma pesquisa com distinção entre maiúsculas e minúsculas.




Opção 2: Como Remover determinado caractere usando uma fórmula

Para remover um determinado caractere no Excel, você também poderá utilizar a função SUBSTITUIR.

=SUBSTITUIR(texto; caractere;"")

Utilizando o mesmo exemplo citado anteriormente podemos utilizar a função SUBSTITUIR para remover o símbolo de hashtag da seguinte maneira:

=SUBSTITUIR(A2;"#";"")

Observe que basicamente, o que a fórmula faz é substituir cada símbolo de hashtag (#) por um caractere vazio (“”).

remover caracteres no Excel como a função SUBSTITUIR

E além de remover caracteres no Excel, você poderá utilizar a função SUBSTITUIR para remover determinados textos inseridos em células. Veja o exemplo abaixo onde estamos removendo a palavra “email:” dos endereços de e-mail.

remover palavra no Excel

Observações importantes:

  • A função SUBSTITUIR diferencia maiúsculas de minúsculas, lembre-se disso ao trabalhar com letras.
  • Se você quiser ter os resultados como valores independentes do texto originais, use a opção Colar valores especiais para substituir as fórmulas por seus valores.

Opção 3: Excluir vários caracteres de uma vez no Excel

Para remover vários caracteres com uma fórmula, simplesmente aninhe as funções SUBSTITUIR uma na outra.

Por exemplo, para excluir de um símbolo de hashtag (#), barra (/) e barra invertida (\), use a seguinte a fórmula:

=SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(A2;"#";"");"/";"");"\";"")

Excluir vários caracteres de uma vez no Excel

Opção 4: Como remover um caractere de uma posição específica

Se você deseja excluir uma determinada ocorrência de um determinado caractere, então basta definir o último argumento opcional da função SUBSTITUIR.

=SUBSTITUIR(texto, texto_antigo, novo_texto, [núm_da_ocorrência])

O argumento núm_da_ocorrência especifica que ocorrência de texto_antigo se deseja substituir por novo_texto. Se especificar núm_da_ocorrência, apenas aquela ocorrência de texto_antigo será substituída. Caso contrário, cada ocorrência de texto_antigo no texto é alterada para novo_texto.

Por exemplo:

Para remover a 1ª barra em A2, use a fórmula:

=SUBSTITUIR(B2;"/";"";1)

Para remover o 2º caractere de barra, use a fórmula:

=SUBSTITUIR(B2;"/";"";2)

Como remover um caractere de uma posição específica

Opção 5: Como remover o primeiro caractere no Excel

Para remover o primeiro caractere do lado esquerdo de um texto, você pode usar uma das seguintes fórmulas abaixo. Ambas fazem a mesma coisa, mas de maneiras diferentes.

=MUDAR(célula;1;1;"")

A fórmula acima pega o primeiro caractere inserido na célula e o substitui por vazio (“”).

Por exemplo, para remover o primeiro caractere de A2, utilize a seguinte fórmula:

=MUDAR(A2;1;1;"")

Como remover o primeiro caractere no Excel

Outra opção é combinar as função DIREITA e NÚM.CARACT. Nesta segunda fórmula estamos subtraindo 1 caractere do comprimento total do texto, que é calculado pela função NÚM.CARACT. A diferença é passada para a função DIREITA para extrair esse número de caracteres do final.

=DIREITA(célula; NÚM.CARACT(célula)-1)

Por exemplo, para remover o primeiro caractere de A3, use a seguinte fórmula:

=DIREITA(A3;NÚM.CARACT(A3)-1)

excluir último caractere no Excel



Opção 6: Como remover o último caractere

Se você precisa remover o último caractere de um texto inserido em uma célula no Excel, então você poderá fazer isso combinando a função ESQUERDA e NÚM.CARACT.

=ESQUERDA(célula;NÚM.CARACT(célula)-1)

Observe que a lógica é semelhante à fórmula DIREITA e NÚM.CARACT do exemplo anterior:

A fórmula subtrai 1 do comprimento total da célula e fornece a diferença para a função ESQUERDA, para que ela possa extrair tantos caracteres do início do texto.

Por exemplo, você pode remover o último caractere de A2 usando esta fórmula:

=ESQUERDA(A2;NÚM.CARACT(A2)-1)

Opção 7: Como remover texto após um caractere no Excel

Para excluir tudo após um determinado caractere, a fórmula abaixo:

=ESQUERDA(texto; LOCALIZAR(caractere; texto) -1)

A lógica é bem simples: a função LOCALIZAR calcula a posição do caractere especificado e passa para a função ESQUERDA, que traz o número correspondente de caracteres desde o início. Para não considerar o caractere de dois-pontos, subtraímos 1 do resultado na função LOCALIZAR.

Por exemplo, para remover o texto após dois pontos (:), a fórmula em B2 será:

=ESQUERDA(A2;LOCALIZAR(":";A2)-1)

remover texto após um caractere no Excel

Acompanhe também o tutorial em vídeo:

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou das dicas para remover caracteres no Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *