Função CONT.SE e CONT.SES no Excel: Qual a diferença?
Quer conhecer a diferença entre as funções CONT.SE e CONT.SES no Excel? Então esse post é para você!
No Excel, existem muitas funções internas disponíveis para fazer todos os tipos de cálculos. E tanto a função CONT.SE quanto a função CONT.SES realizam a contagem do número de células dentro de um intervalo que contém um valor específico.
No entanto, poucas pessoas sabem de fato a diferença entre CONT.SE e CONT.SES e o quando usar cada uma delas. E pensando nisso, separamos a seguir um guia para você aprender a diferença entre ambas e o momento certo de usar cada uma delas. Confira!
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a diferença entre as funções CONT.SE e CONT.SES no Excel:
A diferença entre CONT.SE e CONT.SES
De todas as funções do Excel, CONT.SE e CONT.SES são provavelmente duas das mais semelhantes entre si, já que ambas são utilizadas para contar células com base nos critérios especificados.
A diferença é que a que função CONT.SE foi criada para contar células com uma única condição em um intervalo, enquanto a CONT.SES pode avaliar diferentes critérios no mesmo intervalo ou em diferentes.
Por exemplo:
- CONT.SE é ideal para contar a quantidade de células que contém valores acima de R$50,00. Ou seja, apenas um critério.
- CONT.SES é ideal para contar a quantidade de alunos que nasceram em 1990 e foram aprovados no vestibular. Ou seja, mais de um critério.
A seguir apresentaremos alguns exemplos práticos para que você possa compreender melhor a diferença entre essas duas funções, além de auxiliá-lo a escolher a fórmula mais eficiente para cada tarefa específica.
Função CONT.SE
CONT.SE é uma função para contar células que atendem a um único critério. Essa função pode ser usada para contar células com datas, números e textos que correspondem a critérios específicos. A função CONT.SE suporta operadores lógicos (>, <, <>, =) e curingas (*,?).
Sintaxe: CONT.SE(intervalo;critério)
Onde:
- intervalo: Campo obrigatório. O intervalo de células a contar.
- critério: Campo obrigatório. Os critérios que determinará quais células devem ser contadas.
Exemplo 1: Contar células com valores maiores do que 100
No exemplo abaixo estamos usando a função CONT.SE para saber quantas células contém valores maiores do que 100. Para isso, basta identificar o intervalo a ser contado e o critério “>100”.
Exemplo 2: Contar a quantidade de vendedores de São Paulo
No exemplo abaixo estamos usando a função CONT.SE para saber quantas vendedores estão no estado de São Paulo. Para isso, basta identificar o intervalo a ser contado e o critério “SP”.
Função CONT.SES
Como já mencionado, a função CONT.SES é usada para contar células em vários intervalos com base em uma ou várias condições. Essa função possui as mesmas funcionalidades da função CONT.SE, porém com a possibilidade de se utilizar vários critérios.
Sintaxe: CONT.SES(intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2]…)
Onde:
- intervalo_critérios1: Campo obrigatório. O intervalo de células a contar.
- critérios1: Campo obrigatório. Os critérios que determinará quais células devem ser contadas.
- [intervalo_critérios2, critérios2]…: Campo opcional. Intervalos adicionais e seus critérios associados.
Exemplo 1: Contar a quantidade de vendedores de São Paulo com idade acima dos 30 anos
Utilizando o mesmo exemplo dos vendedores, agora desejamos saber a quantidade de vendedores que estão no estado de São Paulo e que possuem idade maior do que 30 anos. Observe que neste caso temos mais de um critério, ou seja, o estado do vendedor e sua idade.
Para isso, utilizaremos a função CONT.SES conforme o exemplo abaixo:
Exemplo 2: Contar a quantidade de vendedores de São Paulo com idade acima dos 30 anos e que tenha Ensino Superior
Para explorar ainda mais o uso da função CONT.SES, podemos adicionar mais um critério. Ou seja, agora queremos que o Excel conte a quantidade de vendedores de São Paulo com idade acima dos 30 anos e que tenha Ensino Superior. E para isso, utilizaremos a função CONT.SES conforme mostrado abaixo:
Detalhes importantes:
- A função CONT.SES está disponível no Excel 2016, 2013, Excel 2010 e Excel 2007;
- O Excel permite até 127 critérios de intervalo / critérios pares na função CONT.SES.
- Ao usar a função CONT.SES, cada intervalo adicional deve ter o mesmo número de linhas e colunas que o argumento.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como Calcular Diferença entre Datas no Excel (DATADIF)
- Como Calcular a Média Ponderada no Excel
- Função SOMARPRODUTO no Excel: Como usar?
E então, o que achou da explicação sobre a diferença entre as funções CONT.SE e CONT.SES? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!