Formatação Condicional Com Ícones no Excel
Você sabe como inserir Formatação condicional com ícones no Excel? Se deseja aprender, então está no lugar certo!
Muitas pessoas reagem mais rápido aos símbolos do que textos e números. E a boa notícia é que podemos implementar símbolos no Excel por meio da Formatação Condicional.
Os Conjuntos de Ícones são um dos recursos da Formatação Condicional e foram adicionados a partir da versão 2007 do Excel. Eles facilitam muito a visualização de valores em um intervalo de células, pois cada ícone representa um valor de acordo com o critério. Acompanhe os detalhes a seguir para saber mais sobre este recurso.
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a trabalhar com Conjuntos de Ícones no Excel:
Como Usar a Formatação Condicional Com Ícones no Excel
Os conjuntos de ícones são ótimas ferramentas com a finalidade de ilustrar as informações presentes em uma planilha, facilitando assim a sua visualização e interpretação. E no Excel você irá encontrar conjuntos de três a cinco ícones, consequentemente eles são divididos em três a cinco grupos.
Por exemplo, um conjunto de 3 ícones possui um ícone para mostrar valores maiores ou iguais a 67, outro ícone para valores maiores ou iguais a 33 e o último ícone para mostrar valores inferiores a 33. Estes valores podem ser alterados de acordo com cada necessidade.
No Excel você irá encontrar os seguintes conjuntos de ícones:
E para que você possa compreender como inserir Conjuntos de Ícones no Excel, iremos usar um simples exemplo de uma tabela de estoque contendo alguns produtos de uma loja conforme mostra na imagem abaixo:
Neste exemplo, queremos inserir ícones na coluna ‘Quantidade’ para representar o nível do estoque. Ou seja, se o estoque estiver zerado para um determinado produto, queremos que o Excel exiba um X (vermelho). Por outro lado, se tivermos algum produto em estoque, o Excel deverá mostrar um símbolo de check na cor verde conforme mostrado abaixo.
Para isso, siga a etapas abaixo:
1. Selecione as células que receberão a formatação condicional. (neste exemplo iremos selecionar o intervalo B2:B7)
2. Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Conjuntos de Ícones. (neste exemplo vamos escolher a opção 3 Símbolos (Não Circulados), no entanto, você poderá escolher o modelo de ícones que desejar.
Observe que o Excel inseriu automaticamente os ícones ao lado dos valores que representam o estoque de cada produto.
No entanto, é possível notar que temos um terceiro ícone, (ponto de exclamação amarelo) que o Excel inseriu automaticamente. Neste caso, temos que mostrar para o Excel qual será a regra que desejamos aplicar na tabela. Para isso siga as etapas abaixo:
1. Selecione as células que desejamos editar a formatação condicional. (neste exemplo iremos selecionar novamente o intervalo B2:B7);
2. Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Gerenciar Regras.
3. Na caixa de diálogo Gerenciador de Regras de Formatação Condicional, seleciona a regra criada anteriormente e clique no botão Editar. Veja a imagem abaixo:
4. Na caixa de diálogo Editar Regra de Formatação vamos editar a nossa regra da seguinte maneira:
-
- Quando o valor for maior do que 1, o ícone deverá ser a Marca Verde (Tipo = Número)
- Quando o valor for menor ou igual a 0, o ícone deverá ser a Cruz Vermelha. (Tipo = Número)
- Na terceira opção deixamos sem ícone.
5. Clique em OK para finalizar. Como resultado teremos os seguintes ícones adicionados:
Formatação condicional com ícones para comparar duas colunas
Quando desejamos comprar duas colunas, usar a formatação com ícones pode ser uma boa opção para representar de maneira visual a diferença de valores entre as informações. Por exemplo, se queremos mostrar a variação de vendas de um mês para o outro, podemos usar ícones para ilustrar as variações positivas e negativas.
Para melhor compreensão, vamos usar como exemplo uma tabela com as vendas dos meses de janeiro e fevereiro conforme imagem abaixo:
No exemplo, queremos comparar as vendas de janeiro e fevereiro para saber se houve crescimento nas vendas entre um mês e outro. Para isso, siga as etapas:
1. Primeiro vamos inserir uma nova coluna onde vamos calcular a diferença percentual entre os dois meses, veja imagem:
Note na imagem acima que a coluna D, contém a diferença percentual entre os dois meses, por exemplo, no mês de fevereiro o produto Smartphone teve um aumento nas vendas de 7%.
Agora queremos inserir o conjunto de ícones para poder visualizar melhor estas informações. Neste caso, queremos que quando a diferença for maior que 0%, então o ícone a ser mostrado será uma seta para cima, caso seja menor que 0% então será uma seta para baixo, caso seja igual a 0%, o ícone será a seta para o lado:
2. Selecione a coluna D, vá até Página Inicial > Formatação Condicional > Conjuntos de Ícones. (neste exemplo vamos escolher a opção Direcional 3 setas coloridas:
3. Agora vamos ajustar a regra para que as setas sejam mostradas como desejamos, então basta selecionar a coluna D ir até Gerenciar Regrar > Editar Regras e inserir as seguintes regras: para a seta vermelha, escolhemos maior que zero e para a seta amarela selecionamos o >= a zero, veja a imagem:
4. Feito isso clique em Ok e confira o resultado:
Se desejar ocultar os valores e mostrar apenas os ícones, então basta ir na tela de edição da formatação condicional e selecionar a opção Mostrar Somente Ícone:
Confira o resultado:
Baixe aqui a planilha com todos os exemplos criados neste artigo
Confira também o tutorial em vídeo!
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Formatação Condicional no Excel | Realçar Regras das Células
- Formatação Condicional no Excel | Regras de Primeiros/Últimos
- Formatação Condicional no Excel | Barras de Dados
- Formatação Condicional no Excel | Escalas de Cor
- Formatação Condicional na Linha Inteira do Excel
- Formatação Condicional no Excel (Guia Completo com Exemplos)
- Formatação Condicional com Fórmula: 7 Exemplos Práticos
- 27 habilidades de Excel para impressionar seu chefe
- Tabela dinâmica no Excel – Um tutorial passo a passo
E então, o que achou da dica sobre o uso de Conjuntos de Ícones no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!