Como Salvar Planilhas Automaticamente no Excel

Quer aprender a salvar planilhas automaticamente no Excel e evitar perder o seu trabalho? Então esse post é para você!

Imagine o seguinte cenário: Você está trabalhando em uma planilha no Excel há mais de uma hora e de repente o seu computador desliga ou seu Excel simplesmente trava. Neste momento, você se lembra que não salvou a sua planilha e lá se vai embora todo o seu trabalho em troca de muita decepção e estresse.

Mas, você sabia que é possível configurar o seu Excel para salvar planilhas automaticamente? Deste modo, quando um problema acontecer com o seu computador, suas planilhas estarão seguras e prontas para serem usadas novamente.

Acompanhe os detalhes a seguir e confira as opções para salvar planilhas automaticamente no Excel:

Como salvar planilhas automaticamente no Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a salvar planilhas automaticamente no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Método 1: Habilitando a Auto-Recuperação

Essa é a opção mais comum para salvar planilhas automaticamente no Excel. Para ativá-la basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse a guia Arquivo > Opções > Salvar.

2. Verifique se a caixa de seleção Salvar informações de Recuperação Automática a cada x minutos está marcada.

Aprenda a salvar planilhas automaticamente no excel

Passo 3: Escolha o intervalo de tempo para salvar sua planilha e logo em seguida defina um local para salvar os arquivos. Pronto! Agora se houve algum problema com seu computador, suas planilhas estarão salvas.

Importante: A quantidade de informações que serão recuperadas irá depender da frequência com que o Excel foi programado para salvar suas planilhas. Por exemplo, se você configurou o Excel para salvar planilhas automaticamente a cada 15 minutos, então seu arquivo de recuperação não conterá os últimos 14 minutos de trabalho antes da falha de energia ou outro problema.

Para ter uma maior margem de segurança, recomenda-se inserir um número pequeno na caixa de minutos, como 5 ou 10. Deste modo, você nunca perderá mais de 5 ou 10 minutos de trabalho. No entanto, se você tiver a intensão de manter o seu Excel mais rápido, recomenda-se inserir um número maior na caixa de minutos, como 20 ou 30, por exemplo.



Método 2: Usando um código VBA

Outra maneira de salvar planilhas no Excel automaticamente é usando uma macro. O modelo abaixo salva a planilha sempre que houver alguma alteração e deste modo, se houver queda de energia ou travamentos no Excel, sua planilha estará salva com todas as atualizações.

Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)
  ThisWorkbook.Save
End Sub

Se você ainda não sabe como trabalhar com Macros no Excel, recomendamos a leitura desse artigo.

Importante: Apesar desse método ser uma boa opção para salvar planilhas automaticamente no Excel, em certas ocasiões ele pode não ser recomendado pois inviabiliza o comando “Desfazer” e também pode trazer lentidão ao seu trabalho.  De qualquer modo, se você acredita que essa opção pode atender a sua necessidade, fica à vontade para utilizá-la.

Dica Extra

Além das duas opções citadas acima, também é possível salvar suas planilhas automaticamente usando ferramentas como o Google Drive o Dropbox. Assim, além de não perder seu trabalho quando tiver queda de energia ou outro problema, também é possível compartilhar suas planilhas com outras pessoas facilmente.

Confira também o vídeo explicativo

Você também poderá gostar das seguintes dicas de Excel:

Gostou da dica? Continue acompanhando o Excel Easy para conferir mais dicas de Excel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *