Como Inserir Várias Linhas no Excel

Você sabe como inserir várias linhas no Excel de uma só vez? Se você tem dúvidas ou quer aprender maneiras diferentes de realizar esta tarefa, então este post é para você!

Quando trabalhamos com o Excel, é comum precisarmos inserir várias linhas de uma só vez. E no post de hoje, você vai aprender diferentes formas de fazer esta tarefa como, por exemplo, pelo menu de opção, teclas de atalhos e até mesmo usando códigos em VBA.

Se interessou pelo assunto? Então confira a seguir o passo a passo de cada um desses métodos!

Como Inserir Várias Linhas no Excel

Abaixo você poderá conferir algumas maneiras simples e práticas para inserir várias linhas no Excel. Conheça cada uma e escolha qual é a mais indicada para a sua necessidade.

Usando as opções de menu padrão

A maneira mais comum de inserir novas linhas no Excel é usando a opção Inserir no menu do Excel. Abaixo você poderá conferir o passo a passo para fazer este processo.

1. Primeiro selecione uma ou várias linhas da sua planilha. Você deverá selecionar a quantidade de linhas equivalente à quantidade de novas linhas que deseja adicionar.

Por exemplo, se você deseja inserir uma nova linha, então você irá selecionar uma linha. Se forem duas, selecionará duas e assim por diante.

Como Inserir Varias Linhas no Excel

Nota: Sempre selecione as linhas abaixo do local onde deseja inserir novas linhas.

2. Vá até a guia Página Inicial > Inserir.

Inserindo linhas no Excel pelo menu principal

Ao clicar em Inserir, você verá a sua tabela do Excel com as linhas inseridas logo abaixo da linha selecionada. Confira o resultado:

Adicionar novas linhas no Excel

Dica Extra: Você também poderá inserir as linhas usando o menu Inserir, que aparece ao clicar com o botão direito do mouse. Veja como fazer:

1. Selecione as linhas, conforme demonstrado no passo 1 da dica anterior.

2. Clique com o botão direito do mouse sobre a tabela, no menu quer irá aparecer selecione Inserir. Feito isso, as linhas serão adicionadas, confira:

Como adicionar linhas no Excel

Nos exemplos acima, usamos uma tabela onde não existem fórmulas. Caso a sua tabela possua fórmulas, não se esqueça de arrastá-las para as novas linhas adicionadas.

Para exemplificar, vamos usar a mesma planilha, no entanto, neste novo exemplo, existem fórmulas na coluna Qtd em Estoque. Confira:

Colocar linhas em branco no Excel

Dica: Lembre-se sempre de conferir as fórmulas da sua planilha, para que você não tenha erros na planilha ou perda das informações na hora de inserir novas linhas.

Como Inserir várias linhas no Excel usando teclas de atalho

Teclado numérico

Se seu computador conta com um teclado numérico, então saiba que você poderá usá-lo para inserir novas linhas rapidamente. Veja a seguir o passo a passo:

1. Selecione o intervalo para inserir as novas linhas.
2. Agora, pressione as teclas de atalho Ctrl+ do teclado numérico:

Atalho para adicionar linhas no Excel

Feito isso, as linhas serão inseridas instantaneamente.

Teclado principal

Se você não tem o teclado numérico em seu computador, fique tranquilo, pois também é possível usar as teclas Ctrl + Shift + = no teclado principal.

Atalho para inserir linhas no Excel

Como Inserir linhas no Excel quando há dados à direita da tabela

Se você tem uma tabela principal e uma segunda tabela ao lado, quando novas linhas são inseridas na tabela principal, estas também irão aparecer na segunda tabela.

Isto irá criar espaços em branco onde você não gostaria que estivessem. Para resolver este problema, confira o exemplo a seguir.

Como inserir linhas em uma tabela

Para que as linhas não sejam inseridas também na segunda tabela, siga o passo a passo a seguir:

1. Selecione apenas as linhas que estão dentro da tabela onde deseja-se inserir novas linhas, conforme mostra imagem abaixo:

Como inserir linhas em uma tabela

2. Clique com o botão direito do mouse, sobre a área seleciona, nas opções que aparecerão, selecione, Inserir. Feito isso, a caixa de diálogo Inserir irá abrir, nela selecione a opção Deslocar células para baixo conforme o exemplo abaixo:

Como adicionar linhas em uma tabela sem alterar segunda tabela

Note que novas linhas foram inseridas apenas no intervalo selecionado, ou seja, a tabela ao lado não sofreu alterações.

Adicionar linhas vazias entre várias linhas de dados no Excel

Para inserir uma linha vazia entre cada linha de uma tabela, basta seguir as etapas a seguir:

1. Com a tecla Ctrl pressionada, selecione linha por linha da tabela, clicando no número da linha.

2. Em seguida clique com o botão direito do mouse sobre a tabela, no menu que irá aparecer selecione Inserir. Veja abaixo o exemplo:

Como adicionar linhas intercaladas no Excel

Nota: Após o passo 1, você pode usar as teclas de atalho mostradas anteriormente para inserir as novas linhas.

Macro para inserir linhas em branco no Excel

Se você deseja inserir linhas no Excel de maneira mais rápida, apenas clicando em um botão. Então, você pode usar uma macro para ajudar nesta tarefa.  Confira abaixo o código em VBA que tem esta função:

Sub InserirLinhas()
Dim j As Long, r As Range
j = InputBox("Digite a quantidade de linhas a serem inseridas")
Set r = Application.InputBox(Prompt:="Selecione uma linha ou 
célula à partir da qual deseja inserir mais linhas", _
Title:="Inserir várias linhas no Excel", _
Default:=ActiveCell.EntireRow.Address(False, False), _
Type:=8)
r.EntireRow.Resize(j).Insert Shift:=xlShiftDown
End Sub

Com o código acima, você poderá escolher a quantidade de linhas a serem inseridas, além de selecionar o local, onde elas ficarão.

Para executar o código na planilha, siga o passo a passo abaixo:

1. Na guia Desenvolvedor, clique em  Visual Basic:

visual basic

2. No editor VBA, vá até a guia Inserir > Módulo. Isso irá inserir um objeto de módulo em sua pasta de trabalho. Veja a imagem a seguir:

Macro para inserir linhas no Excel em local específico

3. Feito isso, copie o código acima e cole na janela do módulo:

Como inserir linhas no Excel com macro

4. Para executar o código em sua planilha, crie um botão de comando para vincular à macro. Vá até a guia InserirFormas, selecione a forma desejada para ser o botão de comando.

botão no excel

5. Após inserir a forma, clique com o botão direito do mouse sobre ela, e vá até a opção Atribuir macro, na janela que irá abrir selecione a macro criada e clique em OK.

Código VBA para inserir novas linhas em uma tabela

Pronto, sua macro já poderá ser executada. Clique no botão de comando e confira o resultado:

Código VBA - macro

Note que, ao clicar no botão uma caixa de diálogo irá abrir, perguntando o número de linhas que você deseja inserir, no exemplo digitamos 2. Na caixa de diálogo seguinte você deverá informar o local onde as linhas serão inseridas.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre como inserir várias linhas no Excel? Você já conhecia esse estas formas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!