Como Inserir Várias Linhas no Excel
Você sabe como inserir várias linhas no Excel de uma só vez? Se você tem dúvidas ou quer aprender maneiras diferentes de realizar esta tarefa, então este post é para você!
Quando trabalhamos com o Excel, é comum precisarmos inserir várias linhas de uma só vez. E no post de hoje, você vai aprender diferentes formas de fazer esta tarefa como, por exemplo, pelo menu de opção, teclas de atalhos e até mesmo usando códigos em VBA.
Se interessou pelo assunto? Então confira a seguir o passo a passo de cada um desses métodos!
Como Inserir Várias Linhas no Excel
Abaixo você poderá conferir algumas maneiras simples e práticas para inserir várias linhas no Excel. Conheça cada uma e escolha qual é a mais indicada para a sua necessidade.
Usando as opções de menu padrão
A maneira mais comum de inserir novas linhas no Excel é usando a opção Inserir no menu do Excel. Abaixo você poderá conferir o passo a passo para fazer este processo.
1. Primeiro selecione uma ou várias linhas da sua planilha. Você deverá selecionar a quantidade de linhas equivalente à quantidade de novas linhas que deseja adicionar.
Por exemplo, se você deseja inserir uma nova linha, então você irá selecionar uma linha. Se forem duas, selecionará duas e assim por diante.
Nota: Sempre selecione as linhas abaixo do local onde deseja inserir novas linhas.
2. Vá até a guia Página Inicial > Inserir.
Ao clicar em Inserir, você verá a sua tabela do Excel com as linhas inseridas logo abaixo da linha selecionada. Confira o resultado:
Dica Extra: Você também poderá inserir as linhas usando o menu Inserir, que aparece ao clicar com o botão direito do mouse. Veja como fazer:
1. Selecione as linhas, conforme demonstrado no passo 1 da dica anterior.
2. Clique com o botão direito do mouse sobre a tabela, no menu quer irá aparecer selecione Inserir. Feito isso, as linhas serão adicionadas, confira:
Nos exemplos acima, usamos uma tabela onde não existem fórmulas. Caso a sua tabela possua fórmulas, não se esqueça de arrastá-las para as novas linhas adicionadas.
Para exemplificar, vamos usar a mesma planilha, no entanto, neste novo exemplo, existem fórmulas na coluna Qtd em Estoque. Confira:
Dica: Lembre-se sempre de conferir as fórmulas da sua planilha, para que você não tenha erros na planilha ou perda das informações na hora de inserir novas linhas.
Como Inserir várias linhas no Excel usando teclas de atalho
Teclado numérico
Se seu computador conta com um teclado numérico, então saiba que você poderá usá-lo para inserir novas linhas rapidamente. Veja a seguir o passo a passo:
1. Selecione o intervalo para inserir as novas linhas.
2. Agora, pressione as teclas de atalho Ctrl+ do teclado numérico:
Feito isso, as linhas serão inseridas instantaneamente.
Teclado principal
Se você não tem o teclado numérico em seu computador, fique tranquilo, pois também é possível usar as teclas Ctrl + Shift + = no teclado principal.
Como Inserir linhas no Excel quando há dados à direita da tabela
Se você tem uma tabela principal e uma segunda tabela ao lado, quando novas linhas são inseridas na tabela principal, estas também irão aparecer na segunda tabela.
Isto irá criar espaços em branco onde você não gostaria que estivessem. Para resolver este problema, confira o exemplo a seguir.
Para que as linhas não sejam inseridas também na segunda tabela, siga o passo a passo a seguir:
1. Selecione apenas as linhas que estão dentro da tabela onde deseja-se inserir novas linhas, conforme mostra imagem abaixo:
2. Clique com o botão direito do mouse, sobre a área seleciona, nas opções que aparecerão, selecione, Inserir. Feito isso, a caixa de diálogo Inserir irá abrir, nela selecione a opção Deslocar células para baixo conforme o exemplo abaixo:
Note que novas linhas foram inseridas apenas no intervalo selecionado, ou seja, a tabela ao lado não sofreu alterações.
Adicionar linhas vazias entre várias linhas de dados no Excel
Para inserir uma linha vazia entre cada linha de uma tabela, basta seguir as etapas a seguir:
1. Com a tecla Ctrl pressionada, selecione linha por linha da tabela, clicando no número da linha.
2. Em seguida clique com o botão direito do mouse sobre a tabela, no menu que irá aparecer selecione Inserir. Veja abaixo o exemplo:
Nota: Após o passo 1, você pode usar as teclas de atalho mostradas anteriormente para inserir as novas linhas.
Macro para inserir linhas em branco no Excel
Se você deseja inserir linhas no Excel de maneira mais rápida, apenas clicando em um botão. Então, você pode usar uma macro para ajudar nesta tarefa. Confira abaixo o código em VBA que tem esta função:
Sub InserirLinhas() Dim j As Long, r As Range j = InputBox("Digite a quantidade de linhas a serem inseridas") Set r = Application.InputBox(Prompt:="Selecione uma linha ou célula à partir da qual deseja inserir mais linhas", _ Title:="Inserir várias linhas no Excel", _ Default:=ActiveCell.EntireRow.Address(False, False), _ Type:=8) r.EntireRow.Resize(j).Insert Shift:=xlShiftDown End Sub
Com o código acima, você poderá escolher a quantidade de linhas a serem inseridas, além de selecionar o local, onde elas ficarão.
Para executar o código na planilha, siga o passo a passo abaixo:
1. Na guia Desenvolvedor, clique em Visual Basic:
2. No editor VBA, vá até a guia Inserir > Módulo. Isso irá inserir um objeto de módulo em sua pasta de trabalho. Veja a imagem a seguir:
3. Feito isso, copie o código acima e cole na janela do módulo:
4. Para executar o código em sua planilha, crie um botão de comando para vincular à macro. Vá até a guia Inserir > Formas, selecione a forma desejada para ser o botão de comando.
5. Após inserir a forma, clique com o botão direito do mouse sobre ela, e vá até a opção Atribuir macro, na janela que irá abrir selecione a macro criada e clique em OK.
Pronto, sua macro já poderá ser executada. Clique no botão de comando e confira o resultado:
Note que, ao clicar no botão uma caixa de diálogo irá abrir, perguntando o número de linhas que você deseja inserir, no exemplo digitamos 2. Na caixa de diálogo seguinte você deverá informar o local onde as linhas serão inseridas.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como Reexibir Colunas Ocultas no Excel Rapidamente
- Como Deletar Linhas Vazias no Excel
- Como Ocultar Linhas e Colunas no Excel
- Como Dividir Célula no Excel – Conheça Diferentes Maneiras
E então, o que achou da dica sobre como inserir várias linhas no Excel? Você já conhecia esse estas formas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!