Como Calcular Horas Trabalhadas no Excel + Horas Extras
Quer aprender como calcular horas trabalhadas no Excel? Então você está no lugar certo!
Uma das tarefas mais comuns do setor de departamento pessoal é o cálculo de horas trabalhadas e até mesmo as horas extras dos funcionários.
Atualmente existem diferentes softwares específicos para se calcular e gerenciar as horas trabalhadas de uma empresa. No entanto, você também pode usar o Microsoft Excel para este tipo de cálculo.
Neste tutorial você vai aprender o passo a passo para calcular as horas trabalhadas de um funcionário, bem como as horas extras, quando for o caso. Confira!
Como Calcular Horas Trabalhadas no Excel
Antes de começar, é importante que você saiba que existem diferentes modalidades de jornadas de trabalho e diferentes regras para o cálculo de horas extras.
Neste tutorial, utilizamos um exemplo específico. No entanto, você deverá adaptá-lo às regras da sua empresa, cargo, salário e jornada de trabalho.
Calculando as Horas Trabalhadas diariamente
O primeiro passo para calcular horas trabalhadas no Excel é simplesmente organizar uma tabela conforme mostrado na imagem abaixo.
Observe que criamos uma tabela para um determinado funcionário, contendo os dias da semana, horário de entrada, horário de saída para almoço, horário de retorno do almoço, horário de saída e duas colunas para calcularmos as horas trabalhadas e as horas extras.
Preencha as informações de Entrada, Saída p/ Almoço, Retorno do Almoço e Saída conforme os horários do funcionário.
Em seguida, selecione o intervalo B2:E8 (que contém os horários do funcionário) e formate as células para o formato personalizado [h]:mm para que as horas sejam contabilizadas de maneira correta. Você poderá acessar a caixa de diálogo Formatar Células pelo atalho Ctrl + 1 ou simplesmente acessar a guia Página Inicial > Grupo Número e selecionar Mais formatos de Números na lista suspensa.
Repita as mesmas etapas para as colunas F e G (Horas Trabalhadas e Horas Extras). Porém, agora você deverá formatá-las no formato de Número.
Obtendo as Horas Trabalhadas diariamente
Com a tabela formatada corretamente, agora iremos calcular as horas trabalhadas ao longo de cada dia. Para isso, você deverá usar o seguinte cálculo:
=((Saída – Entrada) – (Retorno do Almoço – Saída p/ Almoço))*24
Em outras palavras, iremos inserir a seguinte fórmula na célula F2.
=((E2-B2)-(D2-C2))*24
Use a alça de preenchimento do Excel para aplicar a fórmula para as demais células da coluna. Veja o resultado abaixo:
Para obter o total de horas trabalhadas ao longo da semana, basta somar a coluna F, conforme mostra a imagem abaixo.
Pronto! Agora já temos o cálculo de horas trabalhadas durante a semana. O próximo passo e calcular as horas extras do funcionário.
Calculando as Horas Extras
Para calcularmos as horas extras de um funcionário, primeiro precisamos saber o valor salário/hora do funcionário ou seja, o quanto o funcionário recebe por hora trabalhada. Para obter essa valor, basta dividir o total de horas trabalhadas no mês pelo valor do salário do funcionário.
Exemplo: Claudia recebe R$5000,00 por mês e atua na jornada 220 horas mensais (44 horas semanais).
R$5000 / 220 horas = R$22,72 p/ hora
Neste exemplo, Claudia trabalha de segunda a sexta das 07:00 às 17:00 e faz 1 hora de almoço, totalizando 9 horas diárias. Para não exceder as 44 horas semanais, Claudia tem o direito de sair 1 hora mais cedo às sextas-feiras.
Em alguns casos, as empresas optam por dar 1:12 horas de almoço para o funcionário, sem que ele tenha que sair mais cedo às sextas-feiras. Adapte o exemplo conforme a sua realidade.
Agora na coluna G, insira a seguinte fórmula para calcular as horas extras do funcionário.
=SE(F2>9;F2-9;0)
***Neste exemplo, a carga horária diária de Claudia é de 9 horas. Substitua esse valor na fórmula pelo valor da sua carga horária diária (exemplo: 6 horas, 8 horas, etc).
Importante: Arraste a fórmula até a célula G6, pois para calcularmos as horas extras de sábado e domingo, iremos utilizar outra fórmula.
Como neste exemplo, a horas trabalhadas aos sábados e domingos são consideradas horas extras, então na célula G7 e G8, vamos simplesmente referenciar os valores das células F7 e F8 conforme mostra a imagem abaixo:
Para este exemplo, Claudia recebe 50% para horas extras de segunda a sábado e 100% para horas extras aos domingos. Novamente, adapte o exemplo para a sua necessidade.
Portanto, vamos criar uma nova coluna (H) e inserir os respectivos percentuais conforme mostra a imagem abaixo.
Agora, vamos supor que Claudia trabalhou 5 horas no sábado e 5 horas no domingo. Neste caso, precisamos saber o quanto ela deverá receber em horas extras.
Em uma nova coluna (I), iremos fazer o seguinte cálculo:
=Horas Extras * (R$ Valor por Hora * % Hora extra)
Veja o exemplo abaixo:
Para obter o total R$ em horas extras da semana, basta somar a coluna I.
Baixe aqui a planilha com o exemplo cálculo de Horas Trabalhadas no Excel
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como Somar Horas no Excel – Passo a Passo
- Como calcular hora negativa no Excel
- Planilha Controle de Horas e Folha de Ponto
- Função HOJE no Excel – [Inserir Data de Hoje e Muito Mais]
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