Como Recuperar um Arquivo do Excel

Se você quer aprender como recuperar um arquivo do Excel, então você está no lugar certo!

Imagine que você está trabalhando em um documento muito importante no Excel há algumas horas, criando fórmulas complexas e então… opa! O Excel travou, a energia acabou ou você acidentalmente fechou um arquivo sem salvar. Isso é frustrante, mas não se preocupe com isso – você pode recuperar facilmente seu documento não salvo.

Neste artigo você vai aprender como recuperar arquivos não salvos e restaurar versões anteriores de sua pasta de trabalho no Excel. Além disso, você também aprenderá diferentes maneiras de fazer backup de arquivos em seu PC ou na nuvem. Confira!

Como Recuperar um Arquivo do Excel

O Excel fornece recursos como Salvamento Automática e AutoRecuperação. Se eles estiverem habilitados, não será um problema para você recuperar arquivos não salvos e restaurar versões anteriores no Excel. Mas esses dois recursos geralmente são mal interpretados, então antes de saber como recuperar um arquivo do Excel, primeiro vamos definir o que significam esses dois recursos.

Salvamento Automático: é uma ferramenta que salva automaticamente um novo documento que você acabou de criar, mas ainda não salvou. Ele ajuda você a não perder dados importantes em caso de pane no computador ou falha de energia.

AutoRecuperação: ajuda você a recuperar arquivos não salvos após um fechamento acidental ou falha. Ele permite que você restaure para a última versão salva que é exibida no painel Recuperação de Documentos quando você iniciar o Excel na próxima vez.

recuperação de documentos no Excel

Importante: O recurso AutoRecuperação só funciona em pastas de trabalho do Excel que foram salvas pelo menos uma vez. Se você nunca salvar um documento antes de uma falha no computador, o painel Recuperação de Documentos não aparecerá no Excel.

Felizmente, as opções de Salvamento Automático e AutoRecuperação de arquivos estão ativadas no Excel por padrão. Se você não tem certeza, você pode facilmente verificá-los.

Como definir as configurações de AutoRecuperação (Salvamento Automático) no Excel

1. Acesse a guia Arquivo e escolha Opções.

2. Clique em Salvar no painel esquerdo da caixa de diálogo Opções do Excel.

3. Certifique-se de que as opções “Salvar informações de AutoRecuperação a cada X minutos” e “Manter a última versão de AutoRecuperação se eu fechar sem salvar” estão marcadas.

autorecuperação excel

4. Clique em OK para finalizar.

Por padrão, o recurso Salvamento Automático é definido para salvar automaticamente as alterações na sua pasta de trabalho a cada 10 minutos. Você pode encurtar ou aumentar esse intervalo como quiser. Nesta tela você também pode alterar o local do arquivo de AutoRecuperação do Excel e especificar exceções de AutoRecuperação.

Dica extra: Se você deseja estar mais seguro em caso de pane ou falha de energia elétrica, você deve diminuir o intervalo de tempo para salvar as informações. Quanto mais frequentemente o documento for salvo, quanto mais versões você tiver, mais chances de recuperar todas as alterações.

Agora, quando o Excel está configurado para salvar e recuperar automaticamente seus documentos, você restaurará facilmente um arquivo quando algo der errado. Mais adiante neste artigo, você descobrirá como recuperar novos arquivos que acabou de criar e os que já salvou.

Como recuperar arquivos do Excel não salvos

Suponha que você esteja trabalhando em um novo documento no Excel e o programa fique travado inesperadamente. Em alguns segundos você percebe que não salvou a pasta de trabalho. Não entre em pânico e descubra abaixo como recuperar um arquivo não salvo.


1. Acesse a guia Arquivo > Abrir.

2. Escolha a opção Recente.

Como recuperar arquivos do Excel não salvos

3. Role para baixo e clique no botão Recuperar Pastas de Trabalho Não Salvas na parte inferior da lista.

Recuperar Pastas de Trabalho Não Salvas

4. Quando a caixa de diálogo Abrir aparecer, basta selecionar o arquivo necessário e clicar em Abrir. O documento será aberto no Excel e o programa solicitará que você o salve. Clique no botão Salvar como na barra amarela acima de sua planilha e salve o arquivo no local desejado.

Como recuperar arquivos do Excel sobrescritos

O Excel permite não apenas restaurar as pastas de trabalho não salvas, mas também recuperar versões anteriores do seu documento. É especialmente útil quando você comete um erro que não pode desfazer ou quando deseja ver a aparência do documento alguns minutos antes. Veja abaixo como recuperar um arquivo do Excel sobrescrito:

1. Acesse a guia Arquivo e escolha Informações no painel esquerdo. Ao lado do botão Gerenciar Pasta de Trabalho, você verá todas as versões salvas automaticamente do seu documento.

Como recuperar arquivos do Excel sobrescritos

O Excel salva automaticamente as versões da pasta de trabalho em intervalos especificados, mas somente se você tiver feito alterações na planilha entre esses intervalos. O nome de cada versão tem uma data, hora e a nota (recuperação automática). Ao clicar em qualquer um deles, ele será aberto junto com a versão mais atual da sua pasta de trabalho para que você possa compará-los e ver todas as alterações.


Observação: O Excel exclui todas as versões salvas automaticamente quando você fecha o documento. Se você quiser ver a versão anterior novamente, é melhor criar uma cópia de backup de seus dados.

Como salvar uma cópia de backup da sua pasta de trabalho

O Backup Automático do Excel é um recurso muito útil que pode ajudá-lo a recuperar uma versão salva anteriormente de sua pasta de trabalho. Salvar uma cópia de backup pode proteger seu trabalho se você salvar acidentalmente alterações que não deseja manter ou excluir o arquivo original. Como resultado, você terá as informações salvas atualmente na pasta de trabalho original e todas as informações salvas anteriormente na cópia de backup.

Embora esse recurso seja muito útil, é difícil encontrá-lo no Excel. Então, vamos fazer isso juntos agora:

1. Acesse a guia Arquivo > Salvar como.

2. Clique no botão Procurar.

Como salvar uma cópia de backup da sua pasta de trabalho

3. Quando a caixa de diálogo Salvar como aparecer, escolha um local para salvar o arquivo e clique na pequena seta ao lado do botão Ferramentas na parte inferior da janela.

4. Selecione Opções Gerais… na lista suspensa.

Como Recuperar um Arquivo do Excel

5. Marque a caixa Sempre criar backup na caixa de diálogo Opções Gerais e clique em OK.

Sempre criar backup no Excel

Agora você pode renomear seu arquivo e escolher o local desejado para salvá-lo. O Excel criará uma cópia de backup do documento na mesma pasta.

Observação: Uma cópia de backup é salva com uma extensão de arquivo .xlk diferente. Ao abri-lo, o Excel solicitará que você verifique se realmente deseja abrir esta pasta de trabalho. Basta clicar em Sim e você pode restaurar uma versão anterior da sua planilha.

arquivo .xlk

Backup de arquivos do Excel na nuvem

Para aqueles que usam serviços de armazenamento em nuvem para salvar seus documentos, recuperar arquivos do Excel substituídos não será um problema.


Vamos dar uma olhada no OneDrive, a opção de armazenamento da Microsoft. Sua maior força é que o OneDrive está intimamente ligado ao Office. Por exemplo, você pode abrir e salvar rapidamente documentos do OneDrive diretamente do seu Excel. O OneDrive e o Excel trabalham juntos para sincronizar pastas de trabalho mais rapidamente e permitir que você trabalhe com outras pessoas em documentos compartilhados ao mesmo tempo.

Quando você ou seu colega faz alterações em um documento, o OneDrive acompanha as versões automaticamente, para que você não precise armazenar várias cópias do mesmo documento. Com o histórico de versões do OneDrive, você poderá ver as variantes anteriores do arquivo, saberá quando o documento foi modificado e quem fez as alterações. Você também pode restaurar qualquer uma das versões anteriores, se necessário.

Outro serviço de armazenamento em nuvem muito popular é o Dropbox. Ele mantém instantâneos de todas as alterações em sua pasta do Dropbox nos últimos 30 dias. Portanto, mesmo se você salvou uma alteração incorreta ou se o arquivo foi danificado ou excluído, você pode restaurar o documento para uma versão mais antiga com apenas alguns cliques.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre Como Recuperar um Arquivo do Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *