Função E no Excel – Guia Completo com Exemplos Práticos
Quer aprender a usar a função E no Excel através de exemplos práticos? Então você está no lugar certo!
A função E é usada para testar dois ou mais critérios ou condições específicas e retornar um valor VERDADEIRO se TODAS as condições forem verdadeiras.
Neste tutorial você vai aprender a usar a função E do Excel através de explicações claras e exemplos práticos. Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:
Função E no Excel – Sintaxe e uso básico
A função E faz parte da família das funções condicionais do Excel. Ela é muito útil quando se precisa testar várias condições e certificar-se de que todas elas sejam atendidas. Tecnicamente, a função E testa as condições que você especificar e retorna VERDADEIRO se todas as condições forem avaliadas como VERDADEIRO, caso contrário, a função retorna FALSO.
A sintaxe da função E do Excel é a seguinte:
=E(lógico1;[lógico2];…)
Onde:
- lógico: Representa a condição que você deseja testar e que pode ser avaliada como VERDADEIRA ou FALSA. A primeira condição (lógico1) é necessária, as demais condições são opcionais. Você poderá testar até 255 condições com a função E.
Antes de demonstrarmos o uso prático da função, vejamos alguns exemplos matemáticos simples de uso da função E.
- =E(3+3=6;2*4=8): O Excel retorna um valor VERDADEIRO pois ambas as condições são atendidas.
- =E(3+3=6;2*4=10): Neste caso, apesar da primeira condição ser verdadeira, o Excel retorna um valor FALSO porque a segunda condição não é verdadeira.
Exemplos práticos com a função E no Excel
Agora que já analisamos o conceito básico da função E, vamos conferir alguns exemplos práticos de uso dessa função no Excel.
Exemplo 1: Verificando a notas
Neste primeiro exemplo de uso da função E no Excel, iremos verificar se as notas contidas na coluna A, atendem aos seguintes critérios:
- Devem estar entre 7 e 9,9
Para isto, usaremos a seguinte função na coluna B.
=E(A2>7;A2<10)
Ou seja, o Excel irá retornar VERDADEIRO apenas quando a célula na coluna A contiver um valor maior do que 7 e menor do que 10.
Exemplo 2: Verificando Formação e Local do Candidato
Neste segundo exemplo, temos uma lista de candidatos para uma vaga de emprego. No entanto, para se qualificar para a vaga, o candidato deve ter formação de nível superior concluído e estar localizado na cidade de São Paulo. Ou seja, a função E só irá retornar VERDADEIRO quando ambos os critérios forem atendidos.
Para isto, usaremos a seguinte fórmula:
=E(B2=”Superior Completo”;C2=”São Paulo”)
Veja o exemplo abaixo:
Até aqui você já deve ter novato que a função E conta com a limitação de conseguir retornar apenas resultados do tipo VERDADEIRO ou FALSO.
No entanto, a boa notícia é que você pode criar resultados personalizados usando a função SE aninhada com a função E. Aliás, a função E é muito mais poderosa quando aninhada com outras funções como SE, HOJE, OU, SOMA, entre outros. Vejamos agora alguns desses casos.
Exemplo 3: Função SE com E (Verificando nota e frequência)
Neste terceiro exemplo precisamos verificar se um aluno está aprovado ou reprovado com base nos critérios mínimos de aprovação que são:
- Deve ter nota maior ou igual a 7
- Deve ter percentual de frequência maior ou igual 80%
Neste caso, para retornar um resultado personalizado (como, por exemplo, “Aprovado” ou “Reprovado”), podemos usar a função SE junto com a função E da seguinte maneira:
=SE(E(A2>=7;B2:B2>=80%);”Aprovado”;”Reprovado”)
Veja o exemplo abaixo:
Exemplo 4: Verificando status de pedido
Com um exemplo semelhante ao exemplo anterior, agora vamos verificar o status de pedidos de uma loja.
Neste caso, o status do pedido deve mostrar como “Finalizado” apenas quando estiver Pago e quando for Enviado. Caso uma desses critérios não sejam atendidos, então o status deverá ser “Pendente“.
Neste caso, usaremos a seguinte fórmula:
=SE(E(B2=”Pago”;C2=”Enviado”);”Finalizado”;”Pendente”)
Veja o exemplo abaixo:
Exemplo 5: Verificando prazos entre duas datas
Neste quinto exemplo, precisamos verificar se as datas de entrega dos pedidos estão dentro do prazo que é inserido nas células B1 e D1.
Para isto, precisamos verificar se a data inserida na coluna B é maior ou igual a data inicial E menor ou igual a data final. Caso positivo, a função SE retornará a descrição “Dentro do Prazo”, caso contrário, ou seja, se uma ou as duas condições da função E retornarem FALSO, então a função SE retornará a descrição “Fora do Prazo”.
A fórmula ficará da seguinte maneira:
=SE(E(B4>=$B$1;B4<=$D$1);”Dentro do Prazo”;”Fora do Prazo”)
Exemplo 6: Limitando inserção de datas (Função E com Validação de Dados)
Outra possibilidade pouco utilizada entre os usuários de Excel, mas que pode ser de grande valor, é a possibilidade de usar a função E como um critério para Validação de Dados no Excel.
Então, suponha que você queria limitar a inserção de datas em uma célula de modo a permitir apenas datas que estejam dentro dos próximos 30 dias baseado na data atual.
No exemplo abaixo, temos algumas tarefas para serem agendadas, porém queremos limitar a inserção de uma data dentro dos próximos 30 dias.
Como diferentes usuários desse arquivo inserem datas para A2, A3 e A4, aplicaremos a validação de dados em B2:B5.
- Para isto, selecione as células que receberão a regra de validação de dados (neste exemplo, B2:B5).
- Em seguida, acesse a guia Dados > Validação de Dados > Validação de Dados.
- Na caixa de diálogo “Validação de dados“, selecione Personalizado na lista Permitir.
- No campo fórmula, insira a seguinte fórmula: =E(B2>=HOJE();B2<=(HOJE()+30))
- Clique em OK para finalizar.
Ao usarmos a função acima, se tentarmos inserir uma data que não seja dentro de 30 dias, obteremos um erro. As regras de validação de dados são acionadas quando um usuário tenta adicionar ou alterar um valor da célula.
A função HOJE retorna a data de hoje e será recalculado continuamente. Por outro lado, a função E usa várias expressões lógicas e retornará VERDADEIRO somente quando todas as expressões retornarem VERDADEIRO. Nesses casos, precisamos testar duas condições:
- B2>= HOJE () – Verifica se a data inserida por um usuário é maior ou igual do que hoje.
- B2 <= (HOJE () + 30) – Verifica se a entrada é menor que hoje mais 30 dias.
Se ambas as expressões lógicas retornarem VERDADEIRO, a função E retornará VERDADEIRO e a validação dos dados será bem-sucedida. Se qualquer uma das expressões retornar FALSO, a validação falhará e o usuário não irá conseguir inserir a data.
Ou seja, neste caso precisamos criar uma validação de dados contendo a função E junto com a função E.
Detalhes Importantes sobre o uso da Função E no Excel:
- A função E não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.
- A função E não oferece suporte a caracteres curingas.
- Os valores de texto ou células vazias fornecidos como argumentos são ignorados.
- A função E retornará o erro #VALOR! caso nenhum valor lógico for encontrado ou criado durante a avaliação.
- Sempre que um argumento da função contiver texto, ele deverá ser inserido entre aspas duplas conforme mostrado nos exemplos acima.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função SES no Excel – Como Testar Várias Condições
- Formatação Condicional no Excel | Realçar Regras das Células
- Operadores Lógicos no Excel – Guia Completo
E então, o que achou do tutorial sobre o uso da função E no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!