Função OU no Excel: Saiba Como Usar
Quer aprender a usar a função OU no Excel? Então você está no lugar certo!
A função OU faz parte das funções condicionais do Excel. As funções condicionais servem para criar condições baseadas em critérios, comparar valores, somar células conforme uma determinada condição, entre outros exemplos.
E no artigo de hoje você vai poder conhecer um pouco mais sobre a Função OU, além de saber onde utilizar essa função através alguns exemplos na prática. Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:
Função OU no Excel – sintaxe e usos básicos
A Função OU é usada para determinar se alguma das condições atendem ao argumento utilizado. Sendo assim, a função OU ajuda a testar as condições fornecidas ou definidas.
O resultado da função OU será VERDADEIRO se ao menos uma as condições ou argumentos que estão sendo avaliados, corresponderem à condição fornecida. Caso contrário ela irá retornar FALSO.
Você poderá usar a função OU, quando desejar verificar uma ou várias condições em uma célula definida. A sintaxe da função é:
OU(lógico1; [lógico2], …)
Onde:
- Lógico1: Argumento obrigatório. Representa a primeira condição que deseja-se testar, podendo avaliada como VERDADEIRO ou FALSO.
- Lógico2; …: Argumento opcional. São as demais condições que deseja-se testar como VERDADEIRO ou FALSO. O número de condições aceitas dentro da função é de 255.
Como usar a função OU no Excel – Exemplos
Para entender melhor a usabilidade da função OU no Excel, imagine que você tem dois valores contidos nas células A1 e B1 respectivamente e deseja verificar se ao menos um deles é maior do que 50. Neste caso, podemos usar a seguinte fórmula:
=OU(A1>50;B1>50)
Para reforçarmos ainda mais o aprendizado, vamos conferir alguns outros exemplos:
Exemplo 1: Testar se alguma célula contém os argumentos desejados
Neste exemplo queremos saber se em alguma das células da nossa tabela, está presente o estado do Rio de Janeiro ou São Paulo. Se satisfazer um desses critérios, a função retornará VERDADEIRO, caso contrário a função retornará FALSO.
Para o exemplo confira a seguinte tabela:
Na coluna B, iremos colocar o resultado da nossa função. Neste caso, onde estiver o estado de São Paulo ou Rio de Janeiro irá nos retornar VERDADEIRO, confira:
Para obter o resultado, basta teclar Enter e arrastar a função para as demais células:
Note que na coluna resultado, a função me retornou como VERDADEIRO as células que continham as condições desejadas, “São Paulo” ou “Rio de Janeiro”. As células restantes retornaram como FALSO, pois não atendem a nenhuma das condições.
Exemplo 2: Testar se algum dos argumentos atende à lógica
Para o próximo exemplo, queremos saber se o valor de venda é maior que 10 ou igual a 50. Para isto, basta usarmos a seguinte fórmula:
=OU(A2>10;A2=50)
No exemplo da imagem acima, o resultado será FALSO, isso porque o valor informado não atende a nenhum dos argumentos, ou seja, o valor em A2 é menor do que 10 e diferente de 50:
Se o valor de venda atender a pelo menos um dos argumentos o valor será VERDADEIRO, como mostra imagem abaixo:
Na imagem acima, você pode notar que no primeiro caso, o valor de venda é R$11,00, sendo assim atende ao primeiro argumento, ser maior que 10.
Já no segundo exemplo, ele atende ao segundo argumento, que é ser igual a 50.
Exemplo 3: Usar a função OU como matricial
A função OU também pode ser usada na forma matricial. Sendo assim, com a função OU na forma matricial você poderá testar todos os valores dentro de um intervalo em relação a uma condição.
Simplificando, com a função matricial você poderá saber se dentro do intervalo informado, há algum valor correspondente à condição.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma grande lista de valores e deseja saber se dentro desta lista possui algum valor que seja maior que 30. Veja o exemplo abaixo:
Como é possível ver no exemplo, dentro do intervalo possuem valores maiores que 30, por esta razão o nosso resultado foi VERDADEIRO.
No entanto, se você não usar a função na forma matricial, ela não irá retornar VERDADEIRO, por isso lembre-se que para inserir a forma matricial é preciso clicar em: Ctrl + Shift + Enter.
Veja abaixo como ficaria o exemplo sem a forma matricial e com a forma matricial:
Função OU aninhada
A função OU é muito mais útil quando usada aninhada com outras funções como, por exemplo, a função SE com Ou e SE com E e OU. E a seguir você vai aprender a usar essas funções aninhadas.
Função OU com SE
Exemplo 1:
Neste exemplo, vamos supor que precisamos saber se um aluno foi aprovado ou reprovado, com a condição de ter nota da prova maior que 6 ou a nota do trabalho maior que 7. Confira a tabela com as informações:
Após inserir a função, clique enter, arraste a função para as demais células e veja o resultado:
Exemplo 2:
No próximo exemplo, temos uma tabela com o número de Pedidos e o Progresso do pedido. Neste caso, queremos saber qual é o Status do pedido. Confira abaixo o exemplo:
Note que no exemplo acima, queremos que no status apareça a descrição “Em processamento” se o progresso do pedido estiver “Em trânsito” ou “Boleto emitido”, caso contrário ele irá me trazer “Concluído”.
Para conferir o resultado basta teclar Enter e usar a alça de preenchimento para arrastar a fórmula para a outras células.
Função SE aninhada com E e OU
Para usar a função SE aninhada com OU e E, vamos usar como exemplo candidatos para uma vaga de emprego, onde para que sejam classificados, eles devem atender aos seguintes critérios:
- Ser Graduado ou Pós-graduado
- Morar na cidade São Paulo
Para isto, basta usar a seguinte fórmula:
=SE(E(C2=”São Paulo”;OU(B2=”Graduada;B2=”Pós Graduada”));”Selecionada”;”Desclassificada”)
Após inserir a fórmula, tecle Enter e use a alça de preenchimento para replicar a fórmula das as demais células da coluna.
Note no exemplo acima que apenas as candidatas Júlia e Claudia foram selecionadas, pois foram as únicas que atenderam aos dois critérios estabelecidos.
Dicas Extras sobre a função OU no Excel
- A função OU sempre irá retornar VERDADEIRO ou FALSO. Se você precisa retornar um resultado personalizado, então utilize a função SE aninhada com a função OU conforme mostrado anteriormente.
- O resultado da função OU irá depender da lógica ou dos argumentos fornecidos.
- Se algum dos testes lógicos fornecidos dentro da função OU não puderem ser interpretados como valores numéricos ou lógicos, o resultado da fórmula será o erro #VALOR.
- A função OU ignora os valores de texto ou células vazias que forem fornecidas nos argumentos.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função CONT.SE e CONT.SES no Excel: Qual a diferença?
- Função SOMASES no Excel – Como usar?
- Função SE com E: como usar as duas juntas?
- Função E e função OU no Excel: como usar?
E então, o que achou do tutorial sobre a função OU no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!