Curva ABC no Excel: Como criar?

Quer aprender a criar a Curva ABC no Excel? Então você está no lugar certo!

Você sabe quais são os produtos campeões de vendas em sua loja? Saberia identificar rapidamente quais são os produtos que trazem melhores resultados para o seu negócio?
Infelizmente, ainda é muito comum que a grande maioria dos empresários dispensem esse tipo de informação e o motivo principal é a falta de conhecimento. E como resultado, muitas empresas acabam ficando com estoques encalhados, além de muitos prejuízos financeiros.

Mas a boa notícia é que existe uma metodologia simples e eficiente para resolver este problema conhecida como curva ABC.

E para você que nunca ouviu falar a respeito deste tema, saiba que é possível criar a curva ABC no Excel, passando a melhorar a gestão do seu estoque. Confira os detalhes a seguir:

Passo a passo para criar a Curva ABC no Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar a curva ABC no Excel.

Facebook

Twitter

LinkedIn

O que é a Curva ABC?

A Curva ABC (Regra ABC ou Classificação ABC) é uma metodologia para categorização de estoque e tem como objetivo identificar os produtos mais importantes para o seu negócio.

A grande maioria das empresas costuma ter alguns produtos mais importantes em suas estratégias em quesitos de rotatividade, custo, lucratividade, entre outros critérios. Uma vez tendo identificado quais são esses produtos em seu estoque, é possível investir mais energia neles do que em produtos menos importantes.

Classificação dos produtos

Na curva ABC, os produtos são classificados conforme o grau de importância para a sua empresa, sendo Classe A os mais importantes, Classe B para os produtos de importância média e Classe C para os produtos de baixa importância.

Classe A: Representa cerca de 20% dos produtos do seu estoque e geralmente possui 80% de importância (regra de Pareto).
Classe B: Representa cerca de 30% dos produtos do seu estoque e geralmente possui 15% de importância para a sua empresa.
Classe C: Representa cerca de 50% dos produtos do seu estoque e geralmente possui 5% de importância para a sua empresa.



Gráfico Curva ABC

Normalmente a curva ABC é representada por meio de um gráfico. Abaixo temos um exemplo para melhor compreensão.

Tabela Curva ABC

Importante: Vale lembrar que o valor de importância de um produto na curva ABC não é necessariamente o seu valor monetário. Ou seja, você pode criar uma Curva ABC para os seus produtos dando um valor de importância para eles como base na rotatividade, no custo, na lucratividade, entre outros critérios. Para cada critério que for submetido à Curva ABC, teremos um resultado diferente.

Como criar a Curva ABC no Excel?

Agora que você já conhece o conceito de curva ABC, vamos aprender a cria-la usando o Excel.

Passo 1: Liste os produtos

O primeiro passo para criar a Curva ABC no Excel é simplesmente listar todos os seus produtos, indicando o valor unitário por produto, a quantidade vendida e o valor total por produto.
Você pode criar a sua Curva ABC analisando os dados do seu estoque da última semana, do último mês, último semestre ou conforme fizer mais sentido para você.

Como fazer curva ABC no Excel

Passo 2: Identifique a participação de cada produto

O segundo passo é calcular a participação (em percentual) de cada produto em relação ao seu total de vendas. Para isso, basta dividir o valor total por produto pelo total de vendas da sua empresa. No final da operação, basta formatar o resultado para ser apresentado em formato de porcentagem.

como fazer a curva abc no excel

Passo 3: Ordene o resultado pela porcentagem

Para melhor visualização, basta criar um filtro na tabela e listar o resultado pela porcentagem (Do Maior para o Menor).

curva abc no excel: Como criar?

Passo 4: Crie a participação somada

Para a criação do gráfico de Curva ABC no Excel é necessário calcularmos a participação somada da porcentagem. Para isso, basta repetir o primeiro valor da porcentagem e os demais basta somar com o valor anterior. A animação abaixo mostra como deve ser feito a participação somada de cada produto.

Ao final teremos o seguinte resultado:

curva abc no excel como criar

Categorizando os resultados por cores, conseguimos identificar os produtos líderes de faturamento. Isso mostra que nem sempre o produto que vende menos é o pior do seu estoque e o produto mais caro nem sempre é o melhor.

gráfico de curva abc no excel como fazer



Criando o Gráfico da Curva ABC

Para a criação do gráfico da curva ABC no Excel, basta selecionar as colunas Descrição do Produto e Porcentagem Acumulada. Feito isso vá até a guia Inserir > Gráfico > Gráfico de Linhas.

Inserir Gráfico de Linhas

Como resultado teremos o seguinte:

gráfico de curva abc no excel

O que fazer com os dados da Curva ABC?

Agora que você já sabe o que é e como criar a curva ABC no Excel, talvez você esteja se perguntando: Mas onde esses dados pode ajudar a minha empresa?

De maneira simples, a curva ABC permite você melhorar seu mix de produtos em sua empresa evitando, por exemplo que seu estoque fique com baixo nível de produtos mais vendidos e ou lotado de produtos que vendem pouco.
Assim, com base nessa análise, a tendência é que você foque seus esforços nos produtos de Classe A, ou seja, aqueles 20% de produtos que representam 80% de importância para o seu negócio.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, gostou da dica? Caso tenha alguma dúvida sobre a criação da curva ABC no Excel, deixe seu comentário abaixo!