Gráfico Cascata no Excel – Como Criar?

Quer aprender a criar um Gráfico Cascata no Excel para comparar dois ou mais cenários? Então, você está no lugar certo!

Os gráficos são ferramentas muito utilizadas no Excel, eles são úteis especialmente quando se deseja fazer uma comparação ou identificar tendências rapidamente.

O Microsoft Excel disponibiliza diversos tipos de gráficos predefinidos como gráficos de linhas, gráfico de colunas, gráfico de pizza, radar, barras, dispersão, entre outros. E mesmo não estando entre os modelos de gráficos predefinidos no Excel, o gráfico cascata é muito útil e pode ser criado facilmente.

E para que você possa conhecer um pouco mais sobre este tipo de gráfico e como criá-lo é só conferir o tutorial abaixo.

O que é um Gráfico Cascata?

Um gráfico em cascata, também conhecido como gráfico de ponte, é um tipo de gráfico onde as colunas intermediárias flutuam, mostrando a variação positiva ou negativa de um período de tempo para o outro.


Ele é normalmente usado para demonstrar como a posição inicial aumenta ou diminui através de uma série de mudanças. Sendo assim, este tipo de gráfico é bastante útil para fins analíticos.

Por exemplo, se você precisa analisar o lucro de uma empresa, ou analisar as vendas em um determinado período de tempo, então um gráfico de cascata é o ideal.

grafico cascata excel

Como criar um Gráfico Cascata no Excel

Conforme mencionado anteriormente, o modelo de gráfico cascata não está disponível no Excel. No entanto, você poderá criá-lo facilmente por meio da organização dos dados e usando um gráfico de colunas empilhadas do Excel.




E para que você possa compreender melhor como criar este tipo de gráfico, separamos um tutorial completo. Onde você vai poder acompanhar todas as etapas da criação deste tipo de gráfico.

Etapa 1: Organizando os dados

Para que você possa compreender como criar o gráfico cascata, vamos usar uma tabela com as vendas durante os meses de 2021 conforme mostra a imagem abaixo:

Etapa 1: Organizando os dados

No exemplo, com o gráfico de cascata será possível visualizar de maneira clara o fluxo de vendas durante o ano. Sendo assim, para criar este gráfico, basta seguir as etapas abaixo:

1. Primeiramente insira três colunas auxiliares em sua tabela, logo após a coluna A. Feito isso, vamos nomear essas colunas como, Base, Queda e Crescimento.

Base, Queda e Crescimento

2. A coluna Base servirá como ponto de partida para as colunas Queda e Crescimento.

Todos os valores negativos da coluna Fluxo de Vendas, serão colocados na coluna Queda. Sendo assim, poderemos observar todos os períodos onde tivemos quedas nos valores de vendas. Já os valores positivos, serão inseridos na coluna Crescimento.

Para facilitar o preenchimento dessas informações, vamos usar fórmulas. Deste modo, não será necessário copiar ou digitar cada valor um a um.

Então, na célula C3 da coluna Queda, vamos usar a função SE. Neste caso, insira a seguinte fórmula:

=SE(E3<=0;-E3;0)




Com esta fórmula você estará dizendo para o Excel, que se o valor da célula E3 for menor ou igual a zero, ele irá trazer este número, caso contrário trará o zero.

Note que temos um sinal de negativo (-) na fórmula, ele é inserido, pois queremos que o valor a ser trazido seja mostrado como positivo.

Use a alça de preenchimento para copiar a fórmula para as demais células. Confira o resultado:

Gráficos do Excel

3. Na coluna D, o Excel deverá trazer os resultados maiores que zero, então use a fórmula:

=SE(E3>0;E3;0)

Como fazer um Gráfico Waterfall no Excel

Note que na tabela temos o campo Início e para criar o gráfico de cascata, também precisamos ter o ponto final. Neste caso, insira ao final da Coluna A, o campo “Final”. Veja os detalhes na imagem abaixo:

Gráficos do Excel

Após inserir todos os valores nas colunas, formatamos as células para o formato moeda.

4. A coluna B, irá conter os valores de base que sustentarão as subidas e as descidas até a altura apropriada.
Para calcular estes valores, use a fórmula:

=B3+D3-C4

como é um gráfico ponte no Excel

Etapa 2: Criando um gráfico de colunas empilhadas

Agora que os dados estão organizados, a próxima tarefa será construir um gráfico de colunas empilhadas, usando estes dados. Veja abaixo o passo a passo para criá-lo:

1. Selecione as informações da tabela, incluindo os cabeçalhos (exclua a última coluna). Em seguida, vá até a guia Inserir > Gráficos e selecione a opção Coluna Empilhada. Veja a imagem abaixo:

Criando um gráfico de colunas empilhadas

Observe que o gráfico apresentado, nada se parece com uma cascata. E para transformá-lo em um gráfico cascata, onde as informações parecem flutuar, siga para a próxima etapa.




Etapa 3: Criando o gráfico cascata

O segredo para transformar o gráfico de colunas empilhadas em um gráfico cascata, será tornar a série Base, invisível. Neste caso, basta seguir os passos:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a série de dados Base, dentro do gráfico e selecione a opção Formatar Série de Dados:

grafico waterfall excel2. No painel de formatação, que irá abrir do lado direito da planilha, clique em Linha de Preenchimento. No campo Preenchimento, escolha a opção Sem Preenchimento e no campo Borda, selecione Sem Linha:

Formatar Série de Dados

Note que as colunas da série Base, ficaram transparentes. Agora basta excluir, Base da legenda para ocultar todos os traços da série Base:

Como formatar gráfico de cascata

Etapa 4: Formatando o gráfico cascata

Agora que o gráfico cascata está pronto, o próximo passo será formatá-lo. Neste caso, para melhorar a visualização das informações, vamos formatar a série Queda de vermelho, Crescimento de verde e destacar as informações do item Início e Final.

Confira o passo a passo para formatar estas informações:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a série Queda, em “Preenchimento”, escolha a cor vermelho:

Formatar série de dados no gráfico

2. Repita o mesmo processo na série Crescimento, mas escolha outra cor, para este exemplo vamos usar o verde:

Waterfall gráfico, o que é

3. Para destacar os itens Início e Final, selecione cada um separadamente e escolha a cor desejada para formatá-los:

O que é um gráfico de ponte

Observação: Para formatar o gráfico, você poderá abrir o painel Formatar Série de Dados ou escolher as opções Preenchimento ou Contorno no menu do botão direito.




4. Se desejar deixar as colunas mais próximas, para melhorar a visualização do gráfico, basta clicar duas vezes sobre as séries de dados e na janela Formatar Série de Dados > Opções de Série > Largura do Espaçamento, digitar 15%:

Gráfico Waterfall, como fazer

Feito isso, seu gráfico cascata ficará como imagem abaixo:

Como fazer um gráfico de bridge no Excel

Se desejar, insira rótulos de dados com os valores e um título no gráfico. Neste exemplo, vamos inserir um título no gráfico ajustar a cor da legenda Crescimento e excluir as linhas do gráfico, confira:

grafico waterfall excel

O gráfico cascata no Excel está pronto!

Baixe aqui a planilha com o gráfico criado neste artigo.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para criar gráfico cascata no Excel? Você já conhecia este gráfico? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!