Como Concatenar no Excel: Conheça 2 Maneiras Diferentes

Se você está querendo aprender a concatenar no Excel, então você está no lugar certo!

Ao concatenar células no Excel, você combina apenas o conteúdo dessas células. Em outras palavras, a concatenação no Excel é o processo de juntar dois ou mais valores localizados em células diferentes. Este método é frequentemente usado para combinar alguns pedaços de texto que residem em células diferentes (tecnicamente, eles são chamados de sequências de texto ou simplesmente sequências) ou inserir um valor calculado por fórmula no meio de algum texto.

Neste tutorial, abordaremos duas maneiras de concatenar valores no Excel – usando a função CONCATENAR e o operador &. Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer a função CONCATENAR no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Função Concatenar no Excel: como usar?

A função de texto Concatenar tem o objetivo de unir duas ou até 255 cadeias de texto no Excel.

Sintaxe:

CONCATENAR(texto1, [texto2], …)

Onde:

texto1: É o primeiro item a ser adicionado na fórmula, este pode ser um valor de texto, referência de célula, ou um número. Este argumento é obrigatório.

Texto2,… : Estes são os itens adicionais que deseja-se concatenar. Você pode usar até 255 itens, ou 8192 caracteres em uma única função CONCATENAR.

Exemplo 1: Unindo Nomes e Sobrenomes

Para melhor compreensão da utilização da função concatenar, confira os dados na tabela abaixo.

Função concatenar no Excel

Observe que a tabela acima, constam as colunas com os nomes e separadamente está a coluna com os sobrenomes de 5 pessoas. Deste modo, podemos usar a função CONCATENAR podemos fazer com que os nomes e sobrenomes apareçam juntos na mesma célula. Para isto, usaremos a seguinte fórmula:

=CONCATENAR(A2;” “;B2)

Observe na imagem acima que estamos dizendo para a função unir a informação da célula A2 com a célula B2, e para que as informações não fiquem todas juntas, é utilizado as aspas e espaço (” “).




Exemplo 2: Concatenar células com Textos Predefinidos

Para concatenar informações contidas em uma ou mais células, com textos predefinidos, basta que, após selecionar as células desejadas, seja digitado dentro da fórmula o texto que deverá aparecer.

No exemplo a seguir, vamos utilizar as mesmas informações do exemplo anterior, porém na frente do sobrenome queremos que a apareça a informação nacionalidade. Veja como ficará a função:

=CONCATENAR(A2;” “;B2;” – “;”Brasileira”)

Note que utilizamos a mesma lógica do exemplo anterior e, neste caso, apenas acrescentamos a informação da nacionalidade, que no caso, é “Brasileira”. Deste modo, para que a informação fique separada por um traço basta digitar (“-“), antes do texto.

Função Concatenar com o Excel

Importante: Todo texto ou caractere inserido diretamente na função, deve estar dentro de aspas duplas.

Exemplo 3: Utilizando Concatenar com outras funções

A Função CONCATENAR também pode ser utilizada aninhada a outras funções como, por exemplo, a função MÉDIA.

Para compreender a sua utilização, acompanhe o exemplo abaixo onde utilizando as mesmas informações dos exemplos anteriores, foram acrescentadas informações sobre a nota de cada pessoa. Na coluna E precisamos informar o nome completo de cada pessoa e a sua média. A fórmula neste caso será:

=CONCATENAR(A2;” “;B2;”-“;”Média Final”;”: “;MÉDIA(C2:D2))

Função concatenar saiba como aplica-la

Neste exemplo, estamos dizendo ao Excel concatenar as informações de Nome e Sobrenome e que além disso, apareça o texto “Média Final”, com a média dos alunos. Note que no exemplo, utilizamos (“-“) para separar com um traço o nome e sobrenome da informação Média Final, e (“: “), para separar a média, desta forma o resultado será o seguinte:

Função Concatenar

Agora, basta arrastar a fórmula para as demais células e conferir o resultado:

Função Concatenar com Excel




Usando o operador “&” para concatenar no Excel

No Excel o operador “&” é também usado para concatenar valores. Este é um método que pode ser muito útil em diversas ocasiões, já que, digitar o caractere “&” é mais rápido do que usar a função CONCATENAR.

E do mesmo modo em que podemos usar a função CONCATENAR, também é possível usar o operador “&”, para unir diferentes células, textos pré definidos, entre outros. Confira alguns exemplos:

Exemplo 1: Concatenando nome e sobrenome

Exemplo 2: Concatenar células com Textos Predefinidos

Observação: Diferente da função CONCATENAR, ao usar o operador “&”, não é necessário fazer uso do ponto e vírgula para separar textos que serão concatenados.

Operador Excel “&” vs. Função CONCATENAR

Nos exemplos acima vimos que ao utilizar o operador “&” é possível obter o mesmo resultado que utilizando a função CONCATENAR. E se você chegou até aqui, então pode estar se perguntando: Ok! Mas se o resultado é o mesmo, qual é a diferença entre eles? E qual deles devo usar?

A única diferença entre a função CONCATENAR e o operador “&” é que a função CONCATENAR tem o limite e 255 caracteres, já o operador “&” não existe essa limitação.
Sendo assim, cada usuário poderá escolher o método que for mais conveniente e fácil de usar, uma vez os dois vão trazer o mesmo resultado, sem diferenças no desempenho.

Como Concatenar texto com quebras de linha

Normalmente, para separar caracteres de texto concatenados, são utilizados sinais de pontuação e espaços, conforme vimos nos exemplos acima. No entanto, em alguns casos pode ser necessário separar valores com uma quebra de linha e a má notícia é que no Excel não existe um caractere que faça esta quebra.

Neste caso, é preciso usar a função CARACT, com o código ASCII. No Windows é usado o CARACT(10) em que 10 é o código ASCII.
Para entender melhor como funciona, confira o exemplo abaixo onde queremos concatenar os dados de nome e endereço e estes devem ser exibidos na coluna G com quebras de linha.

Na coluna “Endereço de correspondência” queremos inserir uma quebra de linha após o nome completo da pessoa e após a rua. Deste modo, nos locais onde queremos inserir a quebra de linha, basta inserir a função CARAC(10).

=CONCATENAR(A2;” “;B2;CARACT(10);C2;CARACT(10);D2;”, “;E2;” “;F2)

Nota: Ao usar quebras de linha para separar os valores concatenados, você deve ter a opção “Quebrar Texto Automaticamente” habilitada para que o resultado seja exibido corretamente.




Como Concatenar números e datas em vários formatos

Quando se deseja concatenar números e datas pode ser preciso usar formatos diferentes dependendo do conjunto de dados existente. Neste caso, use a função TEXTO para exibir o valor no formato desejado, veja abaixo alguns exemplos.

Formato de data:

Formato moeda:

Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre Concatenar no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando o nosso site!