Senha no Excel: Aprenda Inserir em suas Planilhas
Você já precisou inserir Senha no Excel para proteger suas planilhas? Isto é muito comum quando desejamos que outras pessoas não tenham acesso aos dados contidos no documento, seja em conteúdos específicos ou em toda a pasta de trabalho.
Colocar senha no Excel é muito simples e fácil, no entanto, muita gente ainda não sabe como fazer. E, pensando nisso, nós do Excel Easy preparamos um passo a passo, para que você possa aprender mais este recurso existente no Excel. Confira!
Senha no Excel: Aprenda como colocar!
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a colocar senha no Excel e proteger suas planilhas.
O que você precisa saber sobre a proteção de planilhas no Excel
A proteção de planilhas no Excel não é um recurso de segurança. Isso, porque, ela não se destina a impedir que pessoas acessem os dados de uma planilha protegida por senha.
O Microsoft Excel, usa um algoritmo de criptografia muito simples para a proteção de planilhas, por esta razão não é considerado um recurso de grande segurança. Neste caso, significa que a proteção de planilhas do Excel é absolutamente inútil? De forma alguma! Um exemplo comum é o bloqueio de células com fórmulas para evitar a modificação de fórmulas e até mesmo que fórmulas sejam apagadas por engano.
A proteção de planilhas é muito útil para evitar que outros usuários alterem erroneamente seus dados, mas o recomendado que que você nunca armazene informações confidências em suas planilhas do Excel.
Dicas para aumentar a segurança de suas planilhas
- Use as versões modernas do Excel 2010, Excel 2013 e 2016 que possuem mecanismos aprimorados de criptografia de dados.
- Proteja suas planilhas com senhas fortes que incluem diferentes tipos de caracteres alfanuméricos e símbolos especiais. Neste caso, escolha senhas o mais aleatórias possíveis.
- Proteja a estrutura da pasta de trabalho para evitar que outras pessoas adicionem, movam, renomeiem, excluam ou exibam suas planilhas.
- Para segurança no nível da pasta de trabalho, criptografe a pasta de trabalho com diferentes senhas para a abertura e modificação.
- Se possível, armazene seus arquivos Excel com informações confidenciais em um local seguro, por exemplo, em um disco rígido criptografado.
Senha no Excel: Como proteger a Planilha de Excel
Se você precisa proteger as suas planilhas de Excel e impedir que usuários que não possuam a senha, façam modificações na planilha, basta seguir as etapas a seguir.
1. Vá até a guia Revisão e clique na opção Proteger Planilha. Note que a janela Proteger Planilha irá abrir:
2. Na janela Proteger Planilha, você encontra o campo para inserir a senha desejada.
Note que por padrão, as duas opções: Selecionar células bloqueadas e Selecionar células desbloqueadas, são selecionadas automaticamente. Neste caso, os usuários da sua planilha, incluindo você (caso a senha não seja inserida), não poderão selecionar as células bloqueadas e desbloqueadas.
Para permitir algumas outras ações, como filtragem, formatação de células, exclusão ou inserção de linhas e colunas, edição de objetos, entre outros basta marcar as caixas correspondentes, clicar em Ok e confirmar a senha.
Se você não marcar nenhuma ação, os usuários só poderão visualizar o conteúdo da sua planilha.
Observação: Caso você tenha interesse em bloquear células no Excel, recomendamos que veja este artigo.
Como desproteger planilha do Excel
Como vimos, é muito simples proteger uma planilha com senha e para desproteger é ainda mais simples, claro que se você tiver a senha. Neste caso, basta ir até a guia Revisão e clicar na opção Desproteger Planilha, a tela para você desproteger a planilha irá abrir, então basta digitar a senha.
Outra maneira de desproteger a planilha é através da guia Arquivo. Neste caso, vá até Arquivo:
Clique, no canto direito da opção Proteger Pasta de Trabalho, clique em Desproteger.
Na janela que irá abrir, digite a senha e clique em OK.
Senha no Excel: Como proteger uma pasta de trabalho no Excel
Além de proteger o conteúdo da planilha, também é possível bloquear a pasta de trabalho inteira para evitar que os usuários adicionem, renomeiem, movam ou excluam planilhas e visualizem planilhas ocultas.
Para proteger a pasta de trabalho, execute as etapas abaixo:
1. Na guia Revisão, cliquem em Proteger Pasta de Trabalho, confira a imagem:
2. Na janela que irá abrir, a opção Estrutura já estará selecionada, caso não esteja, selecione-a para proteger a estrutura da pasta de trabalho. Em seguida digite uma senha, clique em Ok e confirme a senha.
Agora sua pasta de trabalho está protegida e isso impedirá que as seguintes ações sejam realizadas:
• Visualização de planilhas ocultas
• Renomear, mover, ocultar ou excluir planilhas.
• Inserir novas planilhas.
• Mover ou copiar planilhas para outra pasta de trabalho.
Como desproteger a Pasta de Trabalho
Para desbloquear a pasta de trabalho que está protegida, basta ir até a guia Revisão, e clicar em Proteger Pasta de Trabalho.
Na janela que irá abrir, basta digitar a senha e clicar em OK:
Como proteger Pasta de Trabalho do Excel ao abrir
Se você deseja proteger todo o conteúdo da sua pasta de trabalho, impedindo que outros usuários vejam seus arquivos do Excel, o ideal é utilizar a opção do Excel que criptográfica a sua pasta de trabalho com uma senha, impedindo que pessoas que não tenham a senha abram a sua pasta de trabalho.
Para fazer isso basta seguir o passo a passo abaixo:
1. O primeiro passo é ir até a guia Arquivo da planilha que deseja proteger, como na imagem abaixo:
2. Na tela que abrirá, escolha a opção Informações e, em seguida, vá até Proteger Pasta de Trabalho. Veja:
3. Assim que for selecionado Proteger Pasta de Trabalho, irá aparecer uma lista de opções, então basta escolher Criptografar com Senha, como mostra a imagem abaixo:
4. Ao clicar em Criptografar com Senha, abrirá uma tela para que você digite a senha desejada para proteger a planilha, veja abaixo:
5. Digite a senha que preferir e clique em Ok, em seguida aparecerá a tela novamente para que você confirme a senha digitada:
6. Digite a senha novamente e confirme. Pronto! Sua planilha já está protegida com senha.
Salve as alterações realizadas e ao abrir a planilha novamente, o Excel irá pedir a senha digitada, como mostra a imagem abaixo:
Confira também as seguintes dicas:
- Consolidar no Excel – Como Juntar Várias Planilhas
- Como salvar planilha em arquivos diferentes no Excel?
- Aprenda Salvar planilhas automaticamente no Excel
- Como Compartilhar Planilha no Excel
E então, o que achou da dica de hoje? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!
Tens canal no YouTube ?
Olá Italo!
Segue o link do nosso canal: https://www.youtube.com/user/exceleasy1