Linha do Tempo no Excel: 4 Opções para você usar

Quer aprender a criar Linha do Tempo no Excel? Então este artigo é para você!

Se você precisa comunicar visualmente o cronograma do seu projeto, então uma linha do tempo gráfica pode ser uma ferramenta poderosa para visualizar a programação.

Neste artigo, você aprenderá o passo a passo para criar uma linha do tempo no Excel através de 4 maneiras diferentes. Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:

O que é uma linha do tempo?

Uma linha do tempo basicamente é um registro de todos os eventos e marcos importantes de um projeto ou uma atividade.

A linha do tempo é o alinhamento do tempo, uma declaração cronológica, para definir uma certa cadeia de eventos ou atividades que aconteceram em uma determinada fase. No contexto visual, é uma representação dos dados, definida através de listas, tabelas ou gráficos, onde estão todos anotados, sequenciados na mesma ordem cronológica.

Existem diferentes tipos de ferramentas para a criação de linhas do tempo, sendo o Microsoft Excel, um ótimo exemplo.

Por exemplo, um gráfico de linha do tempo de um projeto é uma visualização da ordem cronológica dos eventos desse projeto. Nele estarão presentes uma série de tarefas (atribuídas as pessoas envolvidas no projeto) que precisam ser concluídas dentro um prazo determinado. Entre elas estão:

  • Tarefas em várias fases
  • Data de início e data de término das tarefas
  • Dependências entre tarefas
  • Marcos (ponto ou evento significativo no projeto)




Vantagens de criar linha do Tempo no Excel

Agora que você já sabe o que é uma linha do tempo e para que ela serve, confira a seguir algumas vantagens em criar uma linha do tempo no Excel:

  1.  Quase todo mundo tem acesso ao Excel. Deste modo, a criação de uma linha do tempo pode ser feita a qualquer momento.
  2. . Não é necessário gastar dinheiro com ferramentas adicionais. A maioria das empresas e equipes possuem acesso ao pacote MS Office.
  3.  Os modelos do Microsoft Excel estão disponíveis gratuitamente na Internet.
  4.  As equipes já estão confortáveis em utilizar o Excel, sendo assim, não será necessário perder tempo com treinamento.

Como criar Linha do tempo no Excel

Apesar do Excel não ser um software exclusivo e específico para a criação de linha do tempo, ele fornece algumas diferentes opções para se criar essa ferramenta visual.
A seguir separamos 4 opções para você criar linha do tempo no Excel. São elas:

Opção 1: Linha do tempo usando Tabela Dinâmica no Excel

Utilizar uma tabela dinâmica é a maneira mais simples de criar a linha do tempo no Excel. Apesar de não oferecer uma visualização completa das atividades presentes na linha do tempo, este método é de fácil criação. A seguir confira o passo a passo:

1. Para o exemplo, vamos usar uma tabela com as tarefas que devem ser realizadas no projeto e a data de conclusão de cada etapa do projeto. Veja a imagem:

Linha do tempo no Excel com tabela dinâmica

2. Selecione a tabela vá até a guia Inserir > Tabela DinâmicaCriando tabela dinâmica para fazer linha do tempo

3. Na caixa de diálogo que irá abrir clique em Ok.

Usando tabela dinâmica para criar linha do tempo no Excel

4. A tabela dinâmica será criada em uma nova aba. No item Campos da Tabela, selecione Tarefa e, em seguida vá até a aba Ferramentas de Tabela Dinâmica > Analisar > Inserir Linha do Tempo:

Tabela do tempo para fazer linha do tempo

5. Ao seguir o passo anterior a caixa de diálogo “Inserir Linhas do Tempo” irá se abrir; Clique no campo desejado, no caso, temos o campo “Data”, marque o item clique em Ok.

Tabela do tempo

6. Ao clicar em Ok, a linha do tempo será inserida à planilha. Veja a imagem abaixo:

Linha do tempo no excel com tabela dinâmica

7. No lado esquerdo da linha do tempo você irá encontrar o campo onde poderá escolher a análise que será feita. Ou seja, por dias, meses, anos ou trimestres. Neste exemplo, iremos usar o campo Trimestre, note que e a linha do tempo irá me mostrar os trimestres que contemplam todo o prazo do projeto. Confira abaixo a imagem:

8. Se desejar você poderá usar a barra de Opções da Ferramenta da Linha do Tempo para formatar e escolher o modelo da linha do tempo desejada.

Linha do tempo no Excel com tabela dinâmica




Opção 2: Linha do tempo com gráficos SmartArt no Excel

O SmartArt é um recurso presente Microsoft Excel muito útil e simples que pode ser utilizado para criar uma linha do tempo. No entanto, assim como a linha do tempo feita em tabela dinâmica, com o recurso de SmartArt é possível criar uma linha do tempo básica, mostrando apenas a sequência de eventos ou etapas de um projeto.

Ainda sim, é uma ferramenta muito importante e útil para comunicar o roteiro de um projeto para as partes interessadas. E para aprender a criar uma linha do tempo no Excel usando o SmartArt é só seguir o passo a passo abaixo:

1. Abra uma planilha em branco no Excel. Clique em Inserir > Inserir um Elemento Gráfico SmartArt . Na tela que irá abrir selecione a opção Processo.

Linha do tempo de gráficos SmartArt

2. Em seguida, selecione Linha do tempo básica nas opções de gráficos e clique em Ok. Você também poderá escolher outros modelos gráficos que atendam às suas necessidades.

Linha do tempo no Excel de gráficos SmartArt

3. Insira os dados que irão constar na sua linha do tempo, para isso use a caixa de texto fornecida ao lado esquerdo da linha do tempo ou diretamente na linha do tempo. Como o exemplo abaixo:

Criar Linha do tempo de gráficos SmartArt

*Para inserir mais processos na linha do tempo, basta teclar Enter dentro da caixa de texto.

4. Formate a sua linha do tempo conforme desejar. O Excel fornece algumas opções de formatação, que estão disponíveis nas guias Design e Formatar.

Criando Linha do tempo de gráficos SmartArt

5. Pronto! Sua linha do tempo usando o SmartArt está finalizada.

Linha do tempo no Excel com gráficos SmartArt




Opção 3: Linha do tempo usando um gráfico de dispersão

Se você também precisa mostrar as datas ou prazo dos processos do projeto, o gráfico de dispersão pode ser uma boa opção. Confira o passo a passo a seguir.

1. Para exemplificar como fazer a linha do tempo no gráfico de dispersão, vamos usar uma tabela, que contém as etapas de um projeto, os prazos e o grau de esforço que cada etapa irá demandar. Confira a imagem abaixo:

Linha do tempo usando um gráfico de dispersão

2. Em seguida, insira um gráfico de dispersão em Inserir > Gráficos, selecione a opção Dispersão e escolha a primeira opção de gráfico. Veja a imagem:

Linha do tempo no Excel usando um gráfico de dispersão

3. Agora precisamos mapear os dados que irão constar no gráfico. Para isso, clique com o botão direito do mouse dento da área do gráfico e, em seguida, clique na opção Selecionar dados:

Linha do tempo com gráfico de dispersão

4. Na caixa de diálogo que irá abrir, clique no botão Adicionar na seção Entradas de legenda.

Linha do tempo no Excel com gráfico de dispersão

5. Na caixa que irá abrir, no eixo X você irá inserir os dados referentes a data e no eixo Y a coluna de nível de esforços, clique em Ok e finalize o gráfico,  confira a imagem:

Usando o gráfico de dispersão para criar uma linha do tempo

6. Em seguida, vamos fazer com que a linha do tempo apareça dentro do gráfico. Neste caso, basta ir até o sinal + que aparece no canto direito do gráfico na opção Elementos do Gráfico desative as opções,Título do gráfico e Linhas de grade.

Excel Timeline gráfico dispersão

7. Para exibir os marcadores da linha do tempo, ainda no item Elementos do gráfico marque a opção Barras de Erros. Veja a imagem a seguir:

timeline no excel

8. O próximo passo é formatar as barras de erros. Para isso, ainda em Elementos do Gráfico > Barras de Erros, clique na seta que aparece no canto direito da opção Barras de Erros, e vá até o item Mais Opções.

Excel timeline

9. Na tela que irá aparecer no canto direito da planilha, na opção Barra de Erros Horizontal, marque a opção Sem Legenda e Porcentagem, neste campo coloque o 0(zero) conforme imagem abaixo:

Opção de timeline no Excel

10. O próximo passo é formatar a barra de erros vertical, para isso vá até a seta que aparece no campo Opções de Barra de Erros e escolha a opção Série1 Barra de Erros Y. Em seguida na opção Direção , selecione o Menos e no campo Erro, escolha Porcentagem, digite 100 no campo Porcentagem:

11. Para exibir o nome das tarefas de cada linha do tempo, vá até a opção Elementos do gráfico e marque o item Rótulos de dados , na seta que aparece no canto direito da opção, clique em Mais opções.

12. Na tela que irá abrir no canto direito da planilha, nas Opções de Rótulo marque o item Valor a Partir das Células. A caixa de diálogo para você selecionar as informações irá abrir, nela você irá inserir os dados da coluna A, que é onde estão os nomes das tarefas do projeto, clique em Ok. Feito isso, desmarque a opção “Valor Y“. Veja a imagem:

13. Feito isso, você só precisará formatar a posição dos rótulos (nome das tarefas)  para que eles fiquem de fácil visualização e sua linha do tempo está pronta.

Opção 4: Linha do tempo usando um gráfico de Gantt

Outro gráfico que pode ser usado para criar uma linha do tempo no Excel é o gráfico de Gantt. Este tipo de gráfico é comumente utilizado em gerenciamento de projetos, sendo uma das ferramentas mais populares e úteis para mostrar atividades (tarefas ou eventos) ao longo de uma linha de tempo.

No Gráfico de Gantt, você poderá visualizar as atividades e a escala de tempo. Nele cada atividade é representada por uma barra e a posição e o comprimento da barra refletem a data de início, a duração e a data de término da atividade. Isso possibilita que qualquer pessoa consiga identificar:

  • O que são as várias atividades
  • Quando cada atividade começa e termina
  • Quanto tempo dura cada atividade
  • Onde as atividades se sobrepõem com outras atividades e por quanto tempo isso ocorre
  • A data de início e término de todo o projeto

Agora que já sabemos para que serve o gráfico de Gantt, confira o passo a passo de como criar a linha do tempo utilizando-o.




1. Crie uma lista de tarefas com as respectivas datas de início e o tempo de duração de um projeto, conforme mostra a imagem abaixo:

timeline Gráfico de Gantt Excel

2. Selecione sua lista (neste exemplo selecionaremos o intervalo A3:C11). Acesse a guia Inserir > Gráfico de Barras > Gráfico de Barras Empilhadas. 

Gráfico de Gantt

3. Clique na legenda na parte inferior e pressione Delete.

4. Observe que as tarefas (Fundação, Paredes, etc.) estão em ordem inversa. Clique com o botão direito do mouse nas tarefas no gráfico, clique em Formatar eixo e marque ‘Categorias em ordem inversa‘.

formatar Gráfico de Gantt

O gráfico ficara conforme imagem abaixo:

Como fazer timeline no Excel com Gráfico de Gantt

5. Agora clique com o botão direito nas barras de cor azul, clique em Formatar Série de dados, ícone de preenchimento e linha, preenchimento, sem preenchimento.

Gráfico de Gantt

6. As datas e horários são armazenados como números no Excel e contam o número de dias desde 01 de janeiro de 1900. Deste modo no nosso exemplo, 1-jan-2018 (início) é o mesmo que 43146 e 15-fev-2018 (fim) é o mesmo que 42931.

Clique com o botão direito do mouse nas datas no gráfico, clique em Formatar eixo e corrija o limite mínimo para 43101, limite máximo para 43146 e unidade principal para 7.

7. Se desejar insira um nome na sua linha do tempo e formate conforme preferir, confira como ficará:

Usando o gráfico de Gantt para criar linha do tempo de projeto no Excel

Baixe aqui modelos prontos de Linha do Tempo para usar em suas planilhas

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre como criar uma linha do tempo no Excel? Você já conhecia esse estes modelos? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!