Gráfico Dinâmico no Excel – 3 Opções Para Criá-los

Quer aprender a criar um gráfico dinâmico no Excel? Então você está no lugar certo!

Se você já conhece um pouco de Excel, então já deve ter notado que quando se cria um gráfico e os dados de origem são alterados, é necessário atualizar o gráfico para garantir que ele reflita os novos dados.

E neste caso, se você costuma trabalhar com gráficos que precisam ser atualizados com frequência, uma opção melhor seria criar um intervalo de gráfico dinâmico. Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:

O que é um intervalo de gráfico dinâmico?

Um intervalo de gráfico dinâmico é um intervalo de dados que é atualizado automaticamente conforme você altera a fonte de dados.

Essa faixa dinâmica é então usada como dados de origem em um gráfico. Isso significa que conforme os dados mudam, a faixa dinâmica é atualizada instantaneamente, o que leva a uma atualização no gráfico.

O exemplo abaixo mostra como funciona um intervalo de gráfico dinâmico no Excel.

o que é um intervalo dinâmico

Note no exemplo acima, que o gráfico é atualizado com os novos pontos de dados do mês de Junho assim que os dados são inseridos, ou seja, não precisamos atualizar o intervalo manualmente.

Criando um intervalo de gráfico dinâmico no Excel

Basicamente existem três maneiras de criar gráfico dinâmico no Excel. São elas:

  • Usando o formato de Tabela no Excel
  • Usando Fórmulas no Excel
  • Usando uma Tabela Dinâmica

Na maioria dos casos, usar uma Tabela do Excel é a melhor maneira de criar intervalos dinâmicos no Excel. De qualquer modo, vamos conferir como funciona as três opções.

Opção 1: Usando uma Tabela no Excel

Se você estiver usando a versão 2007 do Excel ou superior, usar uma tabela de dados em vez de uma faixa normal é a melhor maneira.

Importante: O recurso Tabela do Excel foi introduzido na versão do Excel 2007 e, se você estiver usando versões anteriores a ele, não poderá esse recurso (consulte a próxima seção sobre como criar um intervalo de gráfico dinâmico usando fórmulas).

Para criar uma tabela no Excel, basta selecionar o seu intervalo de dados e acessar a guia Página Inicial > Formatar como Tabela e escolher um modelo ou criar um novo estilo personalizado.

Usando uma Tabela no Excel

No exemplo abaixo, observe que após formatarmos os dados no formato de tabela, assim que adicionamos novos dados, a Tabela do Excel se expande para incluir esses dados como parte da tabela (observe que a borda e a formatação se expandem para incluí-los na tabela).

modelo de tabela no excel

Agora, precisamos usar esta tabela do Excel ao criar o gráfico. Para isto, siga as etapas abaixo:




1. Selecione toda a tabela do Excel.

2. Acesse a guia Inserir > Grupo Gráficos e escolha um modelo de gráfico. Neste exemplo usaremos um gráfico de linhas. (Escolha o modelo de sua preferência).

Pronto!

Ao seguir as etapas acima, você estará criando um gráfico que é atualizado automaticamente quando você adiciona mais dados à tabela do Excel.

Exemplo de gráfico dinâmico no Excel

Note que, embora a adição de novos dados atualize automaticamente o gráfico, a exclusão de dados não irá remover completamente os pontos de dados. Por exemplo, se você remover 2 ou 3 pontos de dados, o gráfico mostrará algum espaço vazio à direita. Para corrigir isso, arraste a marca azul na parte inferior direita da tabela do Excel para remover os pontos de dados excluídos da tabela (conforme mostrado abaixo).

editar um gráfico dinâmico no Excel

Opção 2: Usando Fórmulas no Excel

Conforme mencionado anteriormente, optar por uma tabela do Excel é a melhor maneira de criar intervalos de gráficos dinâmicos.

No entanto, se você não puder usar o recurso de tabela do Excel por algum motivo (possivelmente se estiver usando o Excel 2003), há outra maneira de criar intervalos de gráficos dinâmicos usando fórmulas do Excel e intervalos nomeados .

Suponha que você tenha o conjunto de dados conforme mostrado abaixo:

intervalo dinâmico com fórmulas

Para criarmos um intervalo de gráfico dinâmico a partir desses dados, precisamos:

  • Crie dois intervalos nomeados dinâmicos usando a fórmula DESLOC (um para cada coluna ‘Meses’ e ‘Vendas’). Adicionar / excluir um ponto de dados atualizaria automaticamente esses intervalos nomeados.
  • Inserir um gráfico que use os intervalos nomeados como fonte de dados.

Vamos conferir em detalhes cada uma das etapas citadas acima.

Etapa 1: Criando intervalos nomeados dinâmicos

1. Acesse a guia Fórmulas > Gerenciador de Nomes.

2. Na caixa de diálogo Gerenciador de nomes, especifique o nome como GráficoMeses (ou outro nome de sua preferência) e insira a seguinte fórmula em Refere-se a:  

=DESLOC(Plan2!$A$2;;;CONT.SE(Plan2!$A$2:$A$100;”<>”))

intervalo nomeado com função DESLOC

Importante: Em Plan2! você deverá inserir o nome da sua planilha.

3. Clique em OK.

4. Na caixa de diálogo Gerenciador de Nomes, clique em Novo.

5. Na caixa de diálogo Gerenciador de nomes, especifique o nome como GráficoVendas (ou outro nome de sua preferência) e insira a seguinte fórmula em Refere-se a:

intervalo dinâmico função DESLOC e CONT.SE

=DESLOC(Plan2!$B$2;;;CONT.SE(Plan2!$B$2:$B$100;”<>”))




6. Clique em OK e em seguida clique em Fechar.

Ao seguir as etapas acima, você estará criando dois intervalos nomeados na pasta de trabalho – GráficoMeses e GráficoVendas (eles se referem intervalo de meses e vendas no conjunto de dados, respectivamente).

Se você atualizar a coluna de Vendas adicionando mais um ponto de dados, o intervalo denominado GráficoVendas será atualizado automaticamente para mostrar o ponto de dados adicional nele.

A mágica é feita pela função DESLOC aqui.

Na fórmula de intervalo nomeado GráficoVendas, especificamos B2 como o ponto de referência. A fórmula DESLOC começa aí e se estende para cobrir todas as células preenchidas na coluna.

A mesma lógica funciona na fórmula de intervalo nomeado GráficoVendas também.

Etapa 2: Criando um gráfico com os intervalos nomeados

Após criar os intervalos nomeados conforme mostrados na etapa 1, agora tudo o que você precisa fazer é inserir um gráfico que usará os intervalos nomeados como fonte de dados.

Abaixo estão as etapas para inserir um gráfico e usar intervalos de gráficos dinâmicos:

1. Acesse a guia Inserir > Grupo Gráficos e escolha um modelo de gráfico. Neste exemplo usaremos um gráfico de linhas com marcadores. (Escolha o modelo de sua preferência).

criando um gráfico que atualiza automaticamente

2. Com o gráfico selecionado, acesse para a guia Design e clique em Selecionar Dados.

guia Design de Gráfico

3. Na caixa de diálogo ‘Selecionar Fonte de Dados‘, clique no botão Adicionar em ‘Entradas de Legenda (Série)

Selecionar Fonte de Dados

4. No campo Valor da série, insira =Plan2!GráficoVendas (observe que você precisa especificar o nome da planilha antes do intervalo nomeado para que isso funcione).

fonte de dados gráfico Excel

5. Clique OK.

6. Clique no botão Editar nos ‘Rótulos do Eixo Horizontal (Categorias)

rótulo dinâmico no Excel

7. Na caixa de diálogo ‘Rótulos do Eixo‘, insira =Plan2!GráficoMeses

série de dados para rótulo dinâmico

8. Clique em OK.

Pronto! Agora o seu gráfico está usando um intervalo dinâmico e será atualizado quando você adicionar ou excluir pontos de dados no gráfico.


Detalhes importantes sobre intervalos nomeados com gráficos:

  • Não deve haver células em branco nos dados do gráfico. Se houver um espaço em branco, o intervalo nomeado não irá se referir ao conjunto de dados correto.
  • Você precisa seguir sempre a mesma nomenclatura ao usar o nome da planilha na origem do gráfico.
  • Para aumentar o seu intervalo dinâmico, basta acessar o intervalo nomeado na guia Fórmula > Gerenciador de Nomes e editar a quantidade de linhas na fórmula.

Opção 3: Usando uma Tabela Dinâmica

Outra possibilidade para criar gráficos dinâmicos no Excel é simplesmente usar a ferramenta de Gráficos Dinâmicos que faz a criação de um gráfico a partir dos dados de uma tabela dinâmica.

Suponha que você tenha os dados conforme mostrado abaixo. Observe que os dados estão em formato de Tabela no Excel.

modelo de tabela no Excel

Siga as etapas abaixo:

1. Selecione uma célula na sua tabela.

2. Acesse a guia Inserir > Gráfico Dinâmico > Gráfico Dinâmico

Gráfico Dinâmico com tabela dinâmica
 3. Na caixa de diálogo ‘Criar Gráfico Dinâmico‘, clique em OK.

criando uma tabela dinâmica no Excel

4. O Excel irá abrir uma nova planilha contendo a tabela dinâmica. No painel do lado direito da tela em “Campos do Gráfico Dinâmico”, selecione os campos que irão compor o seu gráfico.

gráfico de tabela dinâmica

Pronto! Você acaba de criar um gráfico dinâmico usando uma tabela dinâmica.

Caso você já tenha criado uma Tabela Dinâmica anteriormente, então basta seguir os passos abaixo para criar o seu gráfico dinâmico.

1. Selecione uma célula na Tabela Dinâmica.

2. Selecione Ferramentas de Tabela Dinâmica > Analisar > Gráfico Dinâmico.

Excel dinâmico gráfico

3. Selecione um gráfico e clique em OK para finalizar.

Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste post.





Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do tutorial sobre a criação de gráficos dinâmicos no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *