Gráfico de Termômetro no Excel: Como criar?
Quer aprender a criar um gráfico de termômetro no Excel? Então esse tutorial é para você!
O gráfico de termômetro no Excel pode ser uma boa maneira de representar dados quando você possui o valor real e o valor-alvo. Esse modelo de gráfico pode ser usado em dashboards e relatórios do Excel, já que sua análise e interpretação é rápida e fácil.
Atualmente o Excel não conta com um modelo pré-definido de gráfico de termômetro. No entanto, é possível criá-lo de maneira super fácil seguindo algumas etapas. Acompanhe os detalhes a seguir e veja como é fácil!
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico de termômetro no Excel.
O que é um Gráfico de Termômetro?
Um gráfico de termômetro (também conhecido como gráfico de meta de termômetro ou gráfico de progresso) é um tipo de gráfico que mostra a porcentagem/quantidade atual concluída de uma tarefa ou o valor de qualquer métrica em relação ao valor predefinido.
Atualmente o Microsoft Excel não conta com um modelo de gráfico de termômetro pronto. No entanto, é possível criá-lo facilmente utilizando um gráfico de colunas empilhadas.
Como criar um Gráfico de Termômetro no Excel?
Para exemplificar a criação deste tipo de gráfico no Excel, iremos usar uma planilha de doações conforme mostrado abaixo.
Observe que temos os seguintes dados:
- Na coluna A temos a relação de valores doados.
- Na célula C3 temos a soma de todos os valores doados =SOMA(A2:20)
- Na célula D3 temos a meta de doação, ou seja, o quanto se espera receber.
O primeiro passo para criar um gráfico de termômetro no Excel é simplesmente ter os dados para o valor atual e o valor alvo. Neste caso, já sabemos que o valor atual é o total já doado e o valor alvo é a meta de doações.
Com os dados organizados, siga as etapas:
1. Selecione a amostra de dados e acesse a guia Inserir > Gráficos > Gráfico de Colunas > Colunas Agrupadas. Isso irá inserir um gráfico com 2 barras conforme mostra a imagem abaixo:
2. Em seguida, selecione o gráfico que você acabou de criar e acesse a guia Design > Alternar linha / Coluna.
Observe que o gráfico irá mudar de cor conforme mostra a imagem abaixo:
3. Clique com o botão direito do mouse na coluna que representa o valor de meta (barra de cor laranja neste exemplo) e selecione a opção Formatar Série de Dados.
4. No painel Formatar Série de Dados (ou na caixa de diálogo se você estiver usando o Excel 2010 ou 2007), selecione Eixo secundário em Opções de Série conforme mostrado na imagem abaixo. Isso fará com que ambas as barras se alinhem uma sobre a outra.
Formatando o gráfico
Após ter seguido as etapas anteriores para a criação do gráfico de termômetro no Excel, note que haverá dois eixos verticais com valores diferentes. Neste caso, precisamos deixar ambos com valores iguais ao da nossa meta. Para isto, siga as etapas:
1. Clique com o botão direito do mouse no eixo vertical à esquerda e selecione a opção Formatar Eixo. No painel de tarefas Formatar o eixo, altere o valor limite máximo para o valor da meta (neste exemplo, 2000). Repita o mesmo processo para o eixo vertical da direita.
2. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a barra visível no gráfico e selecione Formatar Série de Dados. Na aba que se abrir, acesse a opção de preenchimento e faça as seguintes configurações:
- Preenchimento: sem preenchimento.
- Borda: Linha sólida (ajuste a largura da linha se desejar).
3. Para finalizar, exclua o título do gráfico, as linhas de grade, legenda e o eixo vertical direito. Redimensione o gráfico de modo que a barra fique mais estreita (semelhante ao formato de um termômetro). Veja o exemplo abaixo:
4. Selecione o eixo vertical à esquerda, clique com o botão direito e selecione Formatar eixo. No painel de tarefas Formatar o Eixo, selecione Marcas de Escala > Tipo Principal: Interno.
5. Isso irá deixar o eixo do gráfico com marcas semelhantes a um termômetro. Ajuste a largura da linha e o tamanho da fonte do eixo conforme desejar. Se você segui corretamente os passos anteriores, então seu gráfico de termômetro estará com a seguinte aparência:
Confira também: Tipos de Gráficos do Excel: Como Escolher o Melhor?
6. Para remover a borda cinza, clique com o botão direito do mouse sobre o seu gráfico e escolha a opção Formatar Área do Gráfico. No Painel, escolha a opção Sem Linha em Bordas.
7. Para finalizar a criação do gráfico de termômetro, precisamos criar a base (bulbo) para que ele de fato se pareça com um termômetro. Para isto, acesse a guia Inserir > Formas, e insira um círculo. Dê a mesma cor que o gráfico do termômetro e alinhe-o até a parte inferior do seu gráfico.
Pronto! Seu gráfico de termômetro está criado e conforme os valores são ajustados, o termômetro irá subir ou descer.
Confira o tutorial em vídeo
Baixe aqui a planilha com o exemplo criado neste tutorial
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Gráfico de Colunas no Excel – Tutorial Completo
- Gráfico de Dispersão no Excel – O que é, Para que Serve, Como Criar?
- Gráfico de Pareto no Excel: Como criar?
- QR Code no Excel: Como Gerar?
- Emoji no Excel: Como inserir?
- Gráfico Funil de Vendas no Excel: Saiba Como Criar
E então, o que achou do tutorial de criação do gráfico de termômetro no Excel? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo! Continue acompanhando o nosso site para conferir mais dicas como essa!