Gráfico de Linhas no Excel | Como Criar?

Quer aprender a criar um gráfico de linhas no Excel? Então você veio ao lugar certo!

Os gráficos de linhas fazem parte do grupo de gráficos padrão do Excel e são bastante utilizando, principalmente para representar visualmente dados quantitativos durante um período de tempo específico.

E para que você possa conhecer mais detalhes sobre este tipo de gráfico, aprender quando usá-lo e como criá-lo, confira os detalhes a seguir.

O que é um Gráfico de Linhas?

Um gráfico de linhas é um tipo de gráfico que exibe linhas retas conectadas por uma série de pontos. Este tipo de gráfico pode incluir uma única linha para um conjunto de dados ou várias linhas, usadas para comparar duas ou mais séries de dados.

Os gráficos de linhas possuem os mesmos componentes dos outros tipos de gráficos. Sendo os seguintes:

  • Eixo X (Eixo Horizontal): O eixo X geralmente mostra o período de tempo.
  • Eixo Y (Eixo Vertical): No eixo Y são plotadas as informações que estão sendo exibidas no gráfico, ou seja, os dados que estão sendo analisados.
  • Legenda: A legenda auxilia na visualização das informações que são plotadas no gráfico.

Em um gráfico de linhas, as quedas e subidas revelam tendências e são representadas conforme a imagem abaixo:

Gráfico de linha

Os gráficos de linhas são ótimas ferramentas que podem ser usadas nas seguintes situações:

  • Para analisar visualmente tendências e mudanças – Dentre os tipos de gráficos existentes no Excel, o gráfico de linhas é um dos mais adequados para mostrar mudanças ao longo de determinado período de tempo.
  • Exibir relacionamentos entre vários conjuntos de dados – Conforme mencionado anteriormente, um gráfico de linhas pode ser composto por diversas linhas. Deste modo, é possível analisar as relações entre duas ou mais variáveis.

Além das situações citadas acima, um gráfico de linhas é uma ferramenta de fácil criação e leitura. Neste caso, é uma ótima opção para quem deseja exibir de maneira simples e intuitiva uma série de dados.


Quando não usar um Gráfico de Linhas?

Dependendo do tipo de informação que você deseja representar em um gráfico, pode ser que o gráfico de linhas não seja o mais indicado. Confira abaixo algumas situações onde este tipo de gráfico não é indicado:

  • Para representar um grande conjunto de dados – Os gráficos de linhas são mais indicados quando o conjunto de dados possuí menos de 50 valores, pois quanto mais valores forem inseridos no gráfico, mais difícil será a sua leitura e interpretação.
  • Para representar porcentagens e proporções – Para este tipo de informação os gráficos mais indicados são o de pizza, rosca ou coluna empilhada.

Como fazer um Gráfico de Linhas no Excel?

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o gráfico de linhas, chegou a hora de aprender a criá-lo. Para isso, siga o passo a passo:

1. O primeiro passo será configurar as informações que serão representadas pelo gráfico. Essas informações devem estar organizadas em uma tabela com pelo menos duas colunas.

Na coluna da esquerda, insira os valores que representarão o intervalo de tempo e na coluna seguinte os valores dependentes.
Para este exemplo, vamos criar um gráfico de linha única, que irá mostrar os valores recebidos pelas vendas realizadas durante o ano, conforme imagem abaixo:

Passo a passo para criar um gráfico de linha
2. Selecione os dados da tabela e, em seguida, acesse a guia Inserir > Inserir Gráfico de Linhas ou de Áreas e escolha a primeira opção Linha, veja abaixo:

Como inserir um gráfico com linha no excel

3. Feito isso, o gráfico de linhas será criado e você verá as informações da seguinte maneira:

gráfico de linhas exemplos

Pronto! Com seu gráfico já criado, agora você poderá formatá-lo conforme desejar. Mais adiante neste post, você poderá conferir algumas dicas de formação.


Como criar um Gráfico de Linhas múltiplas

Se você quer analisar mais de uma informação em um gráfico de linhas, então você poderá criar um gráfico de linhas múltiplas.
Para este exemplo, vamos usar a mesma tabela com os meses e as vendas. No entanto, vamos analisar as vendas ocorridas nos últimos 3 anos. Confira a imagem abaixo:

1. Com as informações organizadas na tabela, basta seguir o mesmo passo a passo do exemplo anterior. Acesse a Inserir > Inserir Gráfico de Linhas ou de Áreas e escolha a opção Linha, veja abaixo:

como fazer gráfico de linhas comparativas

2. Feito isso, seu gráfico será criado e as informações serão representadas graficamente. Observe na imagem abaixo que cada linha representa as vendas de um ano.

o que é um gráfico de linha

Personalizando um Gráfico de Linha

Como podemos observar, os gráficos são gerados com a formatação padrão definida pelo Excel. Mas se você deseja alterar a sua formação para deixá-los mais atrativos. Confira a seguir algumas dicas de formatação.

Dica 1: Insira um título para o gráfico

Para inserir um título específico no gráfico, clique duas vezes sobre o item Título do Gráfico e, em seguida, digite o nome desejado:

Quando usar um gráfico de linha

Dica 2: Exclua as linhas de grade

Se você não deseja visualizar as linhas de grade do gráfico, então saiba que poderá excluí-las. Para excluir as linhas de grade, basta clicar sobre as linhas e no teclado do computador clicar em Delete.

Como excluir linhas de grade no gráfico

Dica 3: Altere a cor das linhas

Para deixar a cor da linhas do gráfico mais atrativas, clique com o botão direito do mouse sobre a linha desejada e nas opções que irão aparecer selecione Formatar Série de Dados. Na janela que irá abrir, selecione Linha de Preenchimento, no item Cor, escolha a cor deseja. Veja a imagem abaixo:

Alterar a cor da linha dos gráficos de linhas


Dica 4: Aumente a largura das linhas

Ainda na mesma janela da dica anterior, selecione a opção Largura. Para poder aumentar ou diminuir a largura das linhas, basta digitar o tamanho desejado. Confira o exemplo abaixo:

Como alterar a largura das linhas do gráfico

Dica 5: Altere o tamanho da fonte

Para alterar o tipo ou tamanho da fonte, clique sobre a fonte que deseja alterar e vá até a guia Página Inicial > Fonte e selecione as opções desejadas para a fonte do seu gráfico.

Alterar a fonte de um gráfico de linha

Confira o resultado final do gráfico, após as alterações:

Dica extra: Na janela de Ferramentas de gráfico, existem diversas opções que podem ser usadas como, por exemplo, suavizar linhas do gráfico, alterar local da legenda, alterar tipo da linhas, entre outros. Recomendamos que você explore essas funcionalidades e aproveite as opções de formatação fornecidas pelo Excel.

Tipos de gráficos de linha no Excel

Além do clássico gráfico de linha 2D que mostramos nos exemplos acima, o Microssoft Excel, disponibiliza alguns outros tipos de gráficos de linhas. Confira abaixo alguns destes modelos:

Gráfico de Linha Empilhada: Neste tipo de gráfico, as linhas são cumulativas ou seja, a linha superior é o total das linhas abaixo dela. Desta forma, as linhas nunca irão se cruzar.

Linha Empilhada - gráfico

Gráfico de Linha 100% Empilhada: Este gráfico é semelhante ao modelo anterior com a diferença é que o eixo Y mostra porcentagens. Neste modelo, a linha superior sempre irá representar um total de 100%. Normalmente usa-se este modelo para visualizar uma parte da contribuição de um todo ao longo do tempo.

Tipos de graficos de linha no Excel

Gráfico de Linhas com marcadores: Nesta versão, os marcadores são adicionados em cada ponto de dados do gráfico para facilitar a leitura de cada intervalo de tempo.

Linhas com marcadores, tipo de gráfico

Gráfico de Linha 3D: Esta é uma versão tridimensional do gráfico de linhas básico.

Gráfico 3d


Minigráficos de linhas

Para visualizar tendências em uma série de dados, linha a linha, você pode usar os minigráficos de linhas. Os minigráficos (também conhecidos como gráficos Sparkline), são pequenos gráficos localizados em células individuais. Este recurso está disponível no Excel a partir da versão 2010 e para inserir na sua planilha basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Selecione os dados a partir dos quais você deseja criar o minigráfico. Acesse a guia Inserir > Minigráficos e selecione o minigráfico de linha:

Minigrafico no Excel

2. Na janela que irá se abrir, especifique uma célula alvo onde você deseja que o minigráfico seja inserido. No exemplo será a F2:

Como fazer Minigrafico no Excel

3. Clique em Ok e confira o resultado, para inserir o gráfico para as demais células basta usar a alça de preenchimento. Veja o resultado:

Baixe aqui a planilha com os gráficos criados neste artigo.

Veja também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do artigo gráfico linhas no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *