Gráfico de Colunas no Excel – Tutorial Completo
Quer aprender a criar um gráfico de colunas no Excel? Então você está no lugar certo!
O gráfico de colunas é um dos modelos de gráficos mais simples que o Excel possui, sendo um dos mais utilizados pelos usuários por ser de fácil leitura e compreensão.
Mas e você, sabe como organizar os dados e criar um gráfico de colunas no Excel? Ou que tal um gráfico de colunas agrupadas ou empilhadas? Neste tutorial mostraremos o passo a passo de tudo o que você precisa saber para criar e manipular gráficos de colunas no Excel. Confira!
Afinal, o que é gráfico de colunas?
Os gráficos de colunas são um dos modelos mais usados no Excel. Neste tipo de gráfico, as séries de dados são organizadas de formato de colunas verticais, sendo excelentes opções para exibir alterações ao longo do tempo, simplesmente por ser fácil comprar a comprimento das colunas.
Assim como os gráficos de barras, os gráficos de colunas podem ser usados para exibir dados nominais e ordinais , e podem ser usados em vez de um gráfico de pizza para exibir dados com um relacionamento de parte para todo.
De maneira geral, os gráficos de colunas costumam funcionar melhor em situações onde os pontos de dados são limitados (por exemplo, 12 meses, 4 trimestres, etc.). Abaixo listamos alguns prós e contras ao usar esse modelo de gráfico no Excel:
Prós
- São fáceis de ler
- São simples e versáteis
- As etiquetas dos gráficos de coluna são fáceis de serem adicionadas nas extremidades das barras
Contras
- Podem ser confusos com muitas categorias ou grandes quantidades de dados.
Como criar um Gráfico de colunas no Excel?
Agora que você já sabe o que é um gráfico de colunas e quando ele pode ser usado, vamos conferir o passo a passo de como criar esse modelo de gráfico no Excel. O primeiro passo é formatar os dados, tornando-os corretamente organizados e posteriormente criar o gráfico usando a ferramenta de gráficos do Excel.
Formatando os dados
O primeiro passo para criar um gráfico de colunas no Excel é simplesmente organizar os dados que serão plotados.
O processo é bem simples, e tudo o que você precisa fazer é colocar cada categoria e valor associado em uma única linha ou em uma única coluna conforme mostra o exemplo abaixo:
Para informar ao Excel o que as linhas representam, você pode adicionar um rótulo (o Excel importará isso como um rótulo de eixo quando você criar o gráfico). No exemplo abaixo, criamos o rótulo Vendas.
Você também pode adicionar mais de um dado aos gráficos de colunas. Neste caso, você poderá organizar seus dados da seguinte maneira:
Criando o gráfico de colunas no Excel
Após formatar os dados para a criação do seu gráfico (o que deve levar apenas alguns minutos), você poderá criar um gráfico de colunas com poucos cliques. Confira o passo a passo:
1. Selecione os dados que você deseja usar para criar o seu gráfico de colunas.
2. Em seguida, acesse a guia Inserir e clique no botão Inserir Gráfico de Colunas e na lista suspensa escolha a primeira opção – Colunas agrupadas.
Observação: Não se preocupe se você não quiser um gráfico de colunas agrupadas. O botão Gráfico de Colunas Agrupadas funciona para gráficos em colunas agrupadas ou não agrupadas.
Como resultado, você terá o seguinte formato de gráfico:
Observe que o Excel sabia o que rotular o eixo vertical, pois essas informações foram tiradas do nosso rótulo na planilha.
Como editar gráficos de colunas no Excel
Quando se cria um gráfico de colunas pela primeira vez, o Excel usa os valores padrão para cor, fonte e outros elementos de design. No entanto, você tem a possibilidade de personalizar o gráfico da maneira que desejar.
A maneira mais fácil de fazer ajustes no seu gráfico é usando estilos de gráfico. Para isso, clique no seu gráfico e você verá várias opções na guia Design. Basta passar o mouse sobre cada opção para ver uma prévia:
Clique em qualquer uma das opções para alterar instantaneamente a formatação do seu gráfico.
Você também pode alterar o esquema de cores usando o menu Alterar Cores, à esquerda dos estilos:
Para modificar os elementos exibidos no seu gráfico, use o menu Layout Rápido. Isso inclui coisas como barras de erro, rótulos de valor, tabelas de dados e legendas.
Você também pode adicionar e remover elementos individuais do seu gráfico para uma aparência personalizada. Para isto, clique no botão Adicionar Elemento Gráfico para exibir um menu.
Observe que, embora o menu é chamado de “Adicionar Elemento Gráfico”, você também pode usá-lo para remover os elementos do gráfico.
Caso você deixe algum dado de fora do gráfico e posteriormente deseje incluí-lo em seu gráfico de colunas, você poderá alterar a seleção de dados da seguinte maneira:
1. Com o gráfico selecionado, acesse a guia Design e escolha a opção Selecionar Dados.
2. A caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados será aberta.
A partir daqui, você pode digitar sua nova fonte de dados ou clicar e arrastar para selecioná-la com o mouse.
Você também pode Alternar as Linhas e Colunas nesta janela, ou se preferir, também existe um botão para isso na guia Design conforme mostrado abaixo:
Para alterar itens como bordas, efeitos, estilos do WordArt e outros elementos de design, clique na guia Formatar em Ferramentas de gráfico na faixa de opções.
Observe que existem muitas opções na guia Formatar, portanto não as abordaremos aqui. De qualquer modo, elas são bastante autoexplicativas, portanto, você deverá encontrar o que precisa facilmente.
Gráficos de colunas agrupadas e empilhadas
Além do gráfico de colunas padrão, o Excel também fornece modelos de gráficos de colunas agrupadas e empilhadas. A seguir daremos uma breve apresentação sobre esses modelos.
Colunas agrupadas
Para este tipo de gráfico, você precisará ter vários valores atribuídos a cada categoria, conforme o exemplo abaixo:
Em seguida, repita o mesmo passo a passo realizado para criar o gráfico de colunas padrão conforme mostrado anteriormente. Selecione os dados e clique em Inserir > Gráfico de Barras > Colunas Agrupadas. Como resultado, você terá o seguinte formato de gráfico:
Observe que essa é uma maneira eficaz de apresentar muitos dados de forma organizada e de fácil compreensão.
Caso o seu gráfico de colunas agrupadas não saia da maneira que você deseja, tente Alternar as Linhas e Colunas na guia Design.
Gráfico de colunas Empilhadas
Um gráfico de barras empilhadas é usado para apresentar o total de categorias diferentes e a proporção de cada valor constituinte. É difícil entender quando está escrito, então vamos dar uma olhada em um exemplo.
Para criá-lo, basta selecionar o seu conjunto de dados e acessar a guia Inserir > Gráfico de Colunas > Colunas Empilhadas.
Note que o formato de gráfico de barras empilhadas permite que sejam analisadas duas dimensões de dados ao mesmo tempo. Isso pode ser útil quando o total de uma sequência de números e a proporção relativa são importantes.
Quando o total é menos importante que a proporção relativa, você pode usar um gráfico de colunas 100% empilhadas. Isso define os totais para 100% e mostra a proporção de cada valor constituinte
Dica: Lembre-se de que você também pode usar as ferramentas de Design e Formatar para ajustar esses dois tipos de gráficos!
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Gráfico de Dispersão no Excel – O que é, Para que Serve, Como Criar?
- Como criar um gráfico de pizza no Excel
- Gráfico de área no Excel: Como criar?
E então, o que achou do tutorial sobre criação de gráficos de colunas no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e opinião abaixo e continue acompanhando nossas dicas de Excel!