Como Habilitar Macro no Excel – Passo a Passo

Quer saber como habilitar macro no Excel? Então esse tutorial é para você!

Se você recebeu uma planilha por e-mail contendo macros e ao tentar abrir o arquivo, o Excel mostrou a seguinte mensagem: (AVISO DE SEGURANÇA As macros foram desabilitadas). Então, significa que você precisará habilitar as macros para poder usar todos os recursos da planilha.

Por padrão, as macros são desabilitadas no Excel e nos demais programas do MS Office e precisam ser ativadas manualmente pelos usuários. Neste artigo você irá conhecer as diferentes maneiras que o Excel oferece para habilitar macros e gerenciar suas configurações de segurança, permitindo que você execute suas macros com segurança. Confira!

Primeiro, o que é uma Macro no Excel?

De maneira geral, uma macro é uma série de comandos ou instruções armazenados em um módulo do Excel. As macros podem ser executadas sempre que você precisar executar tarefas relacionadas a essas instruções.

Você pode pensar nelas como um programa dentro do Excel que contém uma série de instruções. Depois de executá-los ou abri-los, eles executarão as instruções que contêm.

Para entender mais sobre macros, confira o artigo: Como gravar Macros no Excel

Por que as macros ficam desabitadas?

Não há como negar que as macros do Excel são excelentes recursos adicionais. Se você souber criar uma macro, então poderá economizar muito tempo automatizando certos trabalhos e até mesmo minimizando erros humanos. Além disso, você poderá criar modelos de planilhas avançados, o que não seria possível apenas com as ferramentas básicas do Excel.

O problema é que as macros podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal. Ou seja, embora elas sejam usadas ​​principalmente para automatizar tarefas no Excel, os programadores de VBA (mal-intencionados) podem criar macros com códigos maliciosos que podem fazer quase qualquer coisa com o seu computador como, por exemplo, roubar ou apagar dados, enviar e-mails de spam e causar demais estragos em computadores e redes.

Por este motivo, o Excel, por padrão, não executa as macros de uma planilha. Deste modo, se você confia na macro e gostaria de usá-la, então terá que habilitá-la manualmente ou você também pode configurar o Excel para sempre executar macros para uma planilha confiável.

Como habilitar Macro no Excel?

Agora que você já sabe o que é uma Macro e já conhece o motivo pelo qual o Excel as mantém desabilitadas, vamos conferir as diferentes maneiras de habilitar macros no Excel.

Habilitar macros para pastas de trabalho individuais

Por padrão, ao abrir uma pasta de trabalho que contém macros, você verá uma barra amarela “AVISO DE SEGURANÇA” logo abaixo da faixa de opções. Deste modo, se você clicar no botão “Habilitar conteúdo” as macros serão habilitadas.

AVISO DE SEGURANÇA As macros foram desabilitadas

Importante: Esse processo irá habilitar todas as macros executadas quando a pasta de trabalho for aberta; portanto, não clique no botão se não estiver totalmente seguro.

Se você não deseja ativar macros, então basta clicar no ‘X‘ na extremidade direita da barra amarela. O aviso de segurança desaparecerá, mas qualquer tentativa de executar uma macro falhará com uma mensagem de aviso.

Se você desabilitou as macros acidentalmente, então será necessário fechar e reabrir a pasta de trabalho e clicar no botão Habilitar conteúdo, conforme mostrado acima.


Configurações de macro na Central de Confiabilidade

O Excel fornece configurações para ajustar seu comportamento padrão ao abrir pastas de trabalho com macros

Para, isso, selecione a guia Arquivo > Opções, selecione Central de Confiabilidade na lista à esquerda e clique em “Configurações da Central de Confiabilidade…

Configurações de macro na Central de Confiabilidade

Na caixa de diálogo Central de Confiabilidade, selecione “Configurações de Macro

como ativar macro

Basicamente, aqui você poderá realizar as seguintes configurações de macro:

  • Desabilite todas as macros sem notificação: Neste opção você não poderá habilitar ou executar macros quando abrir uma pasta de trabalho. Você ainda poderá criar e executar macros em novas pastas de trabalho.
  • Desabilitar todas as macros com notificação: Esta é a opção padrão do Excel, ou seja, permite que as macros sejam habilitada na barra Aviso de segurança quando você abre uma pasta de trabalho.
  • Desative todas as macros, exceto as digitalmente assinadas: Nesta opção, você não verá nenhum aviso ao abrir a planilha com macros, mas apenas as macros assinadas digitalmente poderão ser executas. Essas macros são feitas por desenvolvedores de VBA, usando certificados fornecidos por uma autoridade comercial ou um profissional de segurança da informação em sua empresa.
  • Ativar todas as macros (não recomendado; códigos possivelmente perigosos pode ser executados): Nesta opção, todas as macros são habilitadas sem aviso.
  • Confie no acesso ao modelo de objeto do projeto do VBA: Esta opção permite que outros programas (e macros) modifiquem macros em qualquer pasta de trabalho aberta. Alguns programas de análise externa exigem que você habilite isso para funcionar, mas no geral, você deve deixar essa opção desmarcada.




Habilitar macros permanentemente – (Documentos Confiáveis)

Outra opção para habilitar macros no Excel é definir uma pasta de trabalho habilitada para macro como um Documento Confiável, para que, quando a abrir novamente, as macros sejam habilitadas sem avisos de segurança.

As pastas de trabalho confiáveis ​​são adicionadas a uma lista privada associada ao seu logon no Windows. Você pode fazer isso seguindo as seguintes etapas:

  • Abra a pasta de trabalho e com barra Aviso de Segurança visível, acesse a guia Arquivo.
  • Clique em Habilitar conteúdo e selecione Habilitar todo o conteúdo na lista suspensa.

Habilitar todo o conteúdo

O Excel não oferece nenhuma maneira de desconfiar de uma determinada pasta de trabalho, mas permite que você desconfie de todas as pastas de trabalho previamente confiáveis. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:

  • Acesse a guia Arquivo > Opções, selecione Central de Confiabilidade na lista à esquerda e clique em Configurações da Central de Confiabilidade…
  • Na caixa de diálogo Central de Confiabilidade, marque a opção Documentos Confiáveis.

Documentos Confiáveis

Pronto! Agora você definiu a sua pasta de trabalho habilitada para macro como um Documento Confiável e quando a abrir novamente, as macros estarão habilitadas sem avisos de segurança.

Observações:

  • Se você desejar limpar a lista de pastas de trabalho confiáveis, basta seguir os passos 3 e 4 e clicar no botão Limpar.
  • Se você desejar desativar os Documentos Confiáveis, marque a opções Desabilitar Documentos Confiáveis; você ainda poderá habilitar macros temporariamente quando uma pasta de trabalho for aberta.

Habilitar macros permanentemente (Locais Confiáveis)

Se você não quiser habilitar macros em pastas de trabalho individuais, você pode configurar o Excel para confiar em determinados locais do seu computador ou rede. Deste modo, qualquer pasta de trabalho em um Local Confiável será aberta com as macros ativadas e sem avisos de segurança.

  • Acesse a guia Arquivo > Opções, selecione Central de Confiabilidade na lista à esquerda e clique em Configurações da Central de Confiabilidade…
  • Na caixa de diálogo Central de Confiabilidade, selecione Locais Confiáveis na lista à esquerda.

Observe que o Excel exibirá vários locais confiáveis ​​já definidos. Esses locais são usados ​​pelo Excel para habilitar macros em novas pastas de trabalho e suplementos e não devem ser modificados.

De modo geral, você pode colocar suas próprias pastas de trabalho nos Locais Confiáveis ​​padrão, mas é recomendado definir seus próprios locais se desejar tirar proveito desse recurso.

Locais Confiáveis - Como habilitar macro no Excel

  • Para adicionar um novo local, clique no botão Adicionar novo local…. Isso irá exibir a caixa de diálogo Local Confiável do Microsoft Office conforme mostrado na imagem abaixo:

Locais Confiáveis Excel - como habilitar macro no Excel

  • Insira o caminho para a pasta que você deseja usar (se preferir, clique em Procurar… para navegar até a pasta desejada).
  • Se você deseja que todas as subpastas da pasta selecionada também sejam confiáveis, marque a opção As subpastas deste local também são confiáveis.
    Se preferir, insira uma descrição para este local confiável. Isso pode ser muito útil se você precisar gerenciar vários locais confiáveis.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para ativar suas macros no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas dicas de Excel!