Fluxo de Caixa no Excel em 5 Passos
Quer aprender a criar um Fluxo de Caixa no Excel? Então você está no lugar certo!
Sem dúvidas o Fluxo de Caixa é um dos recursos mais importantes para manter as finanças em ordem, seja em sua empresa ou em sua vida pessoal.
Por outro lado, o MS Excel, é uma das melhores ferramentas para se criar o próprio Fluxo de Caixa. No entanto, muitas pessoas não sabem sequer por onde começar. E para solucionar a dúvida de muitas pessoas, nós criamos este artigo para ensinar você a criar o seu próprio Fluxo de Caixa no Excel em 5 passos básicos. Acompanhe os detalhes e veja como é fácil.
5 Passos para ter o seu próprio Fluxo de Caixa no Excel
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um Fluxo de Caixa no Excel:
Passo 1: Criando as categorias do Fluxo de Caixa
Para criar um Fluxo de Caixa no Excel, a primeira tarefa é criar as categorias. Neste caso, temos três categorias básicas que são:
- Despesas Fixas: São aquelas despesas que você deverá pagar todos os meses. Exemplo: luz, água, telefone, etc.
- Despesas Variáveis: São despesas que você pagará ocasionalmente. Exemplo: compra de roupa, manutenção do carro, etc.
- Recebimentos: São todos os recebimentos, ou seja, tudo o que entra na sua conta. Exemplo: Salário, recebimento de um empréstimo, trabalho freelancer, entre outros.
Conforme se pode observar abaixo, criamos em uma planilha as três categorias, onde cada uma delas contém os campos descrição, data e valor. No final de cada tabela, temos a soma do valores contidos em cada coluna “valor”.
Passo 2: Inserindo os dados
Após ter criado as tabelas de cada categoria do fluxo de caixa, basta alimenta-las com informações conforme a sua necessidade. Abaixo temos o exemplo já preenchido para melhor compreensão.
Passo 3: Identificando o status mensal
Agora que você já alimentou sua planilha de Fluxo de Caixa no Excel, você precisará conhecer o status do seu fluxo de caixa. Ou seja, você precisará saber se está com saldo positivo ou negativo.
Para isso, basta subtrair seus recebimentos pela soma de seus gastos fixos e variáveis. Veja:
Passo 4: Replicando para os demais meses
Na primeira planilha criada, podemos defini-la como sendo o mês de Janeiro.
E para não ter o trabalho de criar novas planilhas para cada mês, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a guia da planilha e escolher a opção “Mover ou Copiar…”
Será aberta uma nova janela. Basta selecionar a opção “Criar uma cópia” e clicar em OK.
Repita este passo a passo até criar uma nova cópia para todos os meses.
Passo 5: Criando saldo acumulativo
Agora que temos as planilhas de todos os meses do ano, precisamos definir o saldo acumulativo para os próximos meses.
No exemplo anterior, fechamos o mês de Janeiro com R$1495,00 em caixa. Já no mês de Fevereiro fechamos, por exemplo, com um saldo de R$545,00.
Neste caso, temos o valor acumulado de Janeiro e Fevereiro. E para isso, basta acessarmos a planilha do mês de fevereiro e realizar o seguinte ajuste:
Note que criamos uma nova informação que diz que nosso saldo acumulado representa a soma do saldo de janeiro com o saldo de fevereiro.
Repita este mesmo procedimento para as próximas planilhas. Por exemplo:
- O saldo acumulado em Março será a soma do Saldo de Março + Acumulado em Fevereiro
- O saldo acumulado em Abril será a soma do Saldo de Abril + Acumulado em Março
- O saldo acumulado em Maio será a soma do Saldo de Maio + Acumulado em Abril.
Ao término desta operação, seu Fluxo de Caixa no Excel estará pronto para ser utilizado e assim você poderá ter maior controle de suas finanças mensais.
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- Controlar facilmente suas receitas e despesas;
- Ter um panorama mensal de Receitas, Despesas e Saldos;
- Controlar mensalmente os gastos fixos, gastos variáveis e os recebimentos;
- Obter uma análise anual das despesas;
- Terá gráficos detalhados conforme os dados inseridos no decorrer do ano.
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E então, o que achou da explicação a respeito de como criar um Fluxo de Caixa no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!