Fórmulas do Excel Não Funcionam: O que fazer?
Se você tem enfrentado problemas nos quais as Fórmulas do Excel não funcionam, então este post é para você!
Quem costuma utilizar as fórmulas no Excel, mais cedo ou mais tarde irá se deparar com o problema em que as fórmulas não funcionam (ou dão o resultado errado). Infelizmente, quando se trata de fórmulas do Excel, há muitas coisas que podem dar errado. Mas a boa notícia é que se você verificar algumas causas comuns, é provável que resolva a maioria dos problemas em que as fórmulas não estão funcionando no Excel.
Neste artigo, mostraremos os principais problemas que provavelmente são a causa de suas fórmulas do Excel não funcionarem. Confira!
Fórmulas do Excel não funcionam: Principais motivos
Navegue pelo tópico de seu interesse:
- Uso incorreto da sintaxe da função
- Uso de espaços extras
- Uso de cálculo manual em vez do automático
- Linhas ou Colunas excluídas
- Uso incorreto de parênteses
- Uso incorreto de referências de células absolutas/relativas
- Uso de referência incorreta a nomes de planilhas / pastas de trabalho
- Referências Circulares
- Células formatadas como Texto
Uso incorreto da sintaxe da função
Toda função no Excel conta com uma sintaxe específica contendo a quantidade de argumentos que pode receber ou o tipo de argumentos que pode aceitar.
E, em muitos casos, o motivo pelo qual suas fórmulas do Excel não estão funcionando ou dão o resultado errado pode ser um argumento incorreto (ou argumentos ausentes).
Por exemplo, a função PROCV recebe três argumentos obrigatórios e um argumento opcional.
Se você fornecer um argumento errado ou não especificar o argumento opcional (onde é necessário para que a fórmula funcione), ele fornecerá um resultado errado.
Por exemplo, suponha que você tenha uma tabela conforme mostrado na imagem abaixo e deseja utilizar a função PROCV para obter a nota de um determinado aluno na célula E2. Note que você precisará obrigatoriamente especificar o argumento valor_procurado, que no caso, trata-se do nome do aluno.
Por outro lado, se você não especificar este argumento, a fórmula retornará o erro #N/D.
Portanto, neste caso basta inserir um nome de aluno válido na célula D2 para que a função retorne o resultado correto.
Confira também o seguinte artigo: Aprenda a Função PROCV em Menos de 2 minutos
Uso de espaços extras
Espaços à esquerda e à direita são difíceis de descobrir e podem causar problemas quando você usa uma célula que os tenha em fórmulas.
Para melhor compreensão, observe o exemplo abaixo onde estamos utilizando a função PROCV para obter a nota do aluno Carlos. Contudo, o resultado da fórmula é o erro #N/D (o erro não disponível).
Embora a fórmula esteja correta e o nome ‘Carlos’ claramente existe a lista, o que não podemos ver é que existe um espaço à direita na célula que tem o nome (na célula D2).
O Excel não considera o conteúdo dessas duas células iguais e, portanto, considera uma incompatibilidade ao buscar o valor usando PROCV (ou qualquer outra fórmula de pesquisa).
Para corrigir esse problema, você precisa remover esses caracteres de espaço extra. Você poderá fazer isso usando qualquer um dos seguintes métodos:
1. Limpe a célula e remova quaisquer espaços à esquerda/à direita antes de usá-la em fórmulas
2. Use a função ARRUMAR na fórmula para garantir que quaisquer espaços à esquerda/à direita/duplos sejam ignorados. Para mais detalhes sobre esta dica, confira o artigo: Como Remover Espaços em Branco no Excel
Uso de cálculo manual em vez do automático
Outra razão comum pela qual as fórmulas do Excel não funcionam, está no uso de cálculos manuais em vez de automáticos.
Essa configuração pode deixar muitos usuários do Excel loucos, pois o que pouca gente sabe é que Excel tem dois modos de cálculo – Automático e Manual.
Por padrão, o modo automático está habilitado, o que significa que se você usar uma fórmula ou fizer alguma alteração nas fórmulas existentes, ele automaticamente (e instantaneamente) fará o cálculo e me dará o resultado.
No entanto, em alguns casos, os usuários de Excel ativam a configuração de cálculo manual. Isso geralmente é feito quando se tem um arquivo pesado do Excel com muitos dados e fórmulas. Nesses casos, talvez você não queira que o Excel recalcule tudo ao fazer pequenas alterações (pois pode levar alguns segundos ou até minutos) para que esse recálculo seja concluído.
Se você habilitar o cálculo manual, o Excel não calculará a menos que você o force, fazendo com que você pense que sua fórmula não esteja funcionando corretamente. Neste caso, tudo o que você precisa fazer neste caso é definir o cálculo de volta para automático ou forçar um recálculo pressionando a tecla F9.
Abaixo estão as etapas para alterar o cálculo de manual para automático:
1. Acesse a guia Fórmulas.
2. Clique em Opções de Cálculo e selecione Automático
Linhas ou Colunas excluídas
Outro motivo que pode fazer com que suas fórmulas do Excel não funcionem é a exclusão de linhas ou colunas que são utilizadas em cálculos.
Quando isso acontece, às vezes, o Excel é capaz de ajustar a própria referência e garantir que as fórmulas continuem funcionando corretamente. No entanto, nem sempre isto é possível.
Uma indicação clara que você obtém quando as fórmulas deixam de funcionar ao excluir células/linhas/colunas é o erro #REF! nas células. Este é um erro de referência que informa que há algum problema com as referências na fórmula.
Para melhor compreensão, considere o exemplo abaixo onde estamos utilizando a função SOMA para somar os valores do intervalo A1:A6
Agora, se excluirmos qualquer uma dessas células/linhas, a fórmula SOMA retornará o erro #REF!. Isso acontece porque quando excluímos a linha, a fórmula não sabe o que fazer referência.
Na imagem acima, observe que o terceiro argumento na fórmula se tornou #REF! (que anteriormente se referia à célula que excluímos).
Para solucionar este problema, antes de excluir quaisquer dados que estejam sendo usados em fórmulas, certifique-se de que não haja erros após a exclusão. Também é recomendável que você crie um backup do seu trabalho regularmente para garantir que sempre tenha algo para recorrer.
Uso incorreto de parênteses
Conforme suas fórmulas começam a ficar maiores e mais complexas, recomenda-se usar parênteses para ficar absolutamente claro sobre qual parte deve ser unida. Em alguns casos, você pode ter os parênteses no lugar errado, o que pode dar um resultado errado ou um erro.
Por exemplo, suponha que você tenha a seguinte fórmula:
=10+12*50
Na fórmula acima, o resultado é 610, pois o Excel primeiro faz a multiplicação e depois a adição (pois há uma ordem de precedência quando se trata de operadores).
Se você quiser primeiro fazer a adição e depois a multiplicação, você precisa usar a fórmula abaixo:
=(10+12)*50
Em alguns casos, a ordem de precedência pode funcionar para você, mas ainda é recomendado que você use os parênteses para evitar qualquer confusão.
Uso incorreto de referências de células absolutas/relativas
Quando você copia e cola fórmulas no Excel, ele ajusta automaticamente as referências. Às vezes, isso é exatamente o que você deseja (principalmente quando você está copiando e colando fórmulas na coluna), mas às vezes você não deseja que isso aconteça.
Uma referência absoluta é quando você corrige uma referência de célula (ou referência de intervalo) para que ela não seja alterada quando você copia e cola fórmulas, e uma referência relativa é aquela que muda.
Para saber mais sobre este assunto, confira o artigo: Referências de células: Relativas, Absolutas e Mistas
Você pode obter um resultado incorreto caso esqueça de alterar a referência para uma absoluta (ou vice-versa). Para melhor compreensão, observe o exemplo abaixo onde estamos utilizando a função PROCV para retornar as notas de todos os alunos na coluna E. A fórmula foi inserida na célula E2 e depois utilizamos a alça de preenchimento do Excel para aplicar a fórmula para as demais células.
No entanto, como você pode observar, a fórmula apresenta um erro em alguns casos. Isso acontece porque não bloqueamos o argumento da matriz_tabela – é A2:B6 na célula D2, enquanto deveria ser $A$2:$B$6
Por ter esses cifrões antes do número da linha e do alfabeto da coluna em uma referência de célula, estou forçando o Excel a manter essas referências de célula fixas. Portanto, mesmo quando eu copio esta fórmula, a matriz da tabela continuará a se referir a A2:B6.
Deste modo, antes de arrastar a sua fórmula para mais células, certifique-se de que as referências estejam corretas. Para converter uma referência relativa em uma referência absoluta, selecione essa referência de célula dentro da célula e pressione a tecla F4. Você notaria que isso muda adicionando os cifrões. Você pode continuar pressionando F4 até obter a referência desejada.
Uso de referência incorreta a nomes de planilhas / pastas de trabalho
Quando se faz referência a outras planilhas ou pastas de trabalho em uma fórmula no Excel, você precisa seguir um formato específico. E caso o formato esteja incorreto, você receberá um erro.
Por exemplo, se eu quiser fazer referência à célula A1 em Planilha2, a referência seria =Planilha2!A1 (onde há um sinal de exclamação após o nome da planilha).
E caso haja várias palavras no nome da planilha (por exemplo: Faturamento Mensal 2022), a referência seria =’Faturamento Mensal 2022′!A1 (onde o nome é colocado entre aspas simples seguido por um sinal de exclamação).
Caso você esteja se referindo a uma pasta de trabalho externa (digamos que você esteja se referindo à célula A1 em ‘Faturamento Mensal 2022’ na pasta de trabalho chamada ‘Controle de Vendas’), a referência será conforme mostrado abaixo:
='[Faturamento Mensal 2022.xlsx]Faturamento Mensal 2022'!$A$1
E caso você feche a pasta de trabalho, a referência mudará para incluir todo o caminho da pasta de trabalho (como mostrado abaixo):
='C:\Users\ExcelEasy\Desktop\[Faturamento Mensal 2022.xlsx]Faturamento Mensal 2022'!$A$1
Caso você acabe alterando o nome da pasta de trabalho ou da planilha à qual a fórmula faz referência, ela retornará o erro #REF!.
Referências Circulares
As referências circulares também costumam ser motivos comuns quando as fórmulas do Excel não funcionam.
Uma referência circular é quando você se refere (direta ou indiretamente) à mesma célula onde a fórmula está sendo calculada.
Abaixo está um exemplo simples, onde estamos utilizando a função SOMA na célula A5 enquanto a usamos no próprio cálculo.
=SOMA(A1:A5)
Embora o Excel informe sobre a referência circular, ele não fará isso todas as vezes. E isso pode lhe dar o resultado errado (sem qualquer aviso). E caso suspeite a presença de referência circular em suas fórmulas, você poderá verificar quais células a possuem.
Para fazer isso, acesse a guia Fórmula e no grupo Auditoria de Fórmula, clique no ícone suspenso Verificação de Erros (a pequena seta apontando para baixo).
Passe o cursor sobre a opção Referências Circulares e ela mostrará a célula que possui o problema de referência circular.
Células formatadas como Texto
Se você inseriu uma fórmula em uma célula no Excel e ao pressionar Enter obteve como resultado a fórmula em vez do valor, então é um caso claro de a célula está formatada como texto.
Quando uma célula é formatada como texto, o Excel considera a fórmula como uma sequência de texto e a mostra como está. Neste caso, você terá duas possíveis soluções:
1. Altere o formato da células para Geral em vez de Texto.
2. Vá para a célula que tem a fórmula, entre no modo de edição (use F2 ou clique duas vezes na célula) e pressione Enter
Caso os passos acima não resolvam o problema, outra coisa a verificar é se a célula tem um apóstrofo no início. Muitas pessoas adicionam um apóstrofo para converter fórmulas e números em texto. Se houver um apóstrofo, você pode simplesmente removê-lo.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como Fazer Fórmulas no Excel | Passo a Passo
- Operadores Lógicos no Excel – Guia Completo
- Fórmulas de Matriz no Excel – Guia Completo
- 10 Funções Básicas do Excel que você precisa conhecer
- Função SEERRO no Excel – Do Básico ao Avançado
E então, o que achou das dicas? Agora, sempre que notar que suas fórmulas do Excel não funcionam, basta retornar neste artigo e conferir cada tópico para encontrar a solução!