Converter CSV para Excel: Passo a Passo

Quer aprender a converter CSV para Excel? Então este tutorial é para você!

O Excel permite a importação ou a abertura direta de arquivos do tipo CSV. No entanto, muitas vezes esses arquivos são abertos fora do padrão como, por exemplo, todos os dados em uma única coluna. E para que você possa resolver este e outros tipos de problemas comuns e aprender a converter CSV para Excel corretamente, então confira os detalhes a seguir!

O que é arquivo CSV?

Arquivos em CSV (Comma Separated Values/ Valores Separados por Vírgula), são aqueles arquivos de texto simples que não possuem fórmulas ou formatações. Eles são comumente usados para troca de dados.

Os programas de banco de dados geralmente exportam dados com este formato de arquivo, por exemplo, relatórios extraídos da internet. Neste tipo de arquivo as informações são separadas por um delimitador que no geral são as vírgulas, no entanto, em muitos casos são usados outros tipos de caracteres para separar as informações como, ponto e vírgula, aspas simples ou duplas, entre outros.

Por não existir um padrão no caractere usado na separação das informações, pode haver alguns problemas na hora de converter um arquivo do tipo CSV para o Excel. E abaixo você pode conferir algumas formas de corrigir esses problemas e converter CSV para Excel corretamente.

Como converter CSV para Excel?

Existem algumas maneiras diferentes de se converter um arquivo CSV para Excel e a melhor opção irá depender do resultado que você deseja obter. Veja abaixo as principais maneiras de realizar essa conversão.


Se você abriu um arquivo CSV no Excel e todas as informações apareceram em uma única coluna, então saiba que isto costuma ocorrer com frequência, pois para dividir os dados em colunas, o Excel usa o separador de lista, que é definido nas configurações regionais do Windows.

Em alguns países o delimitador usado é a vírgula (Estados Unidos, por exemplo) e em outros o ponto e vírgula (Brasil, por exemplo). Neste caso, se você vai abrir um arquivo CSV no seu Excel, que é separado por vírgula, ele irá abrir em uma única coluna, pois nas configurações para o Brasil, usamos o ponto e vírgula.

Veja o exemplo a seguir, onde abrimos no Excel um arquivo CSV cujo conteúdo é separado por vírgula.

Arquivos CSV no Excel

Note que todas as informações estão em uma mesma coluna. Para resolver este problema separamos duas possíveis soluções, confira!

Solução 1: Alterar o delimitador no arquivo CSV

A primeira solução é alterar o delimitador diretamente no arquivo. Para isto, abra o arquivo em um bloco de notas. Veja a imagem abaixo:

Alterar o delimitador no arquivo CSV

Em seguida, troque as vírgulas por ponto e vírgula, conforme exemplo abaixo:

Tipos de arquivo no Excel

Dica extra: Dependendo da quantidade e do tipo de informação que o seu arquivo CSV contém, então pode ser muito demorado realizar esta tarefa manualmente. E para facilitar, dentro do seu Bloco de Nota, acesse a guia Editar > Substituir.  No campo Localizar insira a vírgula (ou o delimitador usado em seu arquivo CSV) e no campo Substituir insira o Ponto e vírgula (ou o delimitador desejad0). Para finalizar, clique em Substituir Tudo.

Feito isso, salve o arquivo e abra novamente a planilha.

Exportar arquivo CSV para Excel

Note que agora a planilha abriu com as informações separadas corretamente.


Solução 2: Usar o Assistente para conversão de texto em colunas

Uma outra solução é utilizar o assistente para conversão de texto em colunas. Para isso, abra o arquivo diretamente no Excel, selecione a coluna que contém as informações, vá até a guia Dados > Texto para Colunas em seguida, selecione Delimitado e clique em Avançar:

Converter texto em colunas

Na janela que irá se abrir, selecione o delimitador, para o exemplo, será a vírgula. Veja a imagem abaixo:

Como alterar texto para colunas

Na imagem abaixo, você poderá visualizar como as informações serão separadas em colunas. Note que nos locais onde haviam as vírgulas, as informações serão separadas em colunas.

converter arquivos CSV para Excel

Como podemos observar, na última coluna C temos as informações de valores, que possuem vírgula, o Excel irá separar também esta informação, então basta deletar as informações da coluna D e formatar a coluna C, para o formato de moeda. Veja o exemplo abaixo:

Converter CSV para Excel

Dica: Se você não tiver certeza qual é o separador usado em seus dados, tente delimitadores diferentes e veja qual deles funcionará corretamente na visualização de dados. Veja o exemplo abaixo onde temos a aspa simples como delimitador:

Observe na imagem acima, que selecionamos o campo Outros e digitamos a aspa simples (‘). Deste modo, no campo de visualização podemos ver como as informações irão ficar.

Arquivo CSV omite o zero à esquerda

Quando abrimos arquivos CSV no Excel e estes possuem zero à esquerda, estes zeros são omitidos, pois o Excel não considera o zero como um valor. Para que os zeros à esquerda não sejam omitidos, então uma alternativa é importar o arquivo como texto no Excel. Para isso, sigas as etapas abaixo:


1. Abra uma nova Pasta de Trabalho em Branco no Excel e acesse a guia Dados > Obter dados de texto:

Arquivo CSV não abre corretamente

2. A caixa de diálogo Importar arquivo de texto será aberta, então selecione o arquivo CSV que você deseja importar e clique em Importar.

Arquivo CSV não abre corretamente

3. O assistente de importação de texto será aberto, ele é parecido com a opção Texto para Colunas. E agora basta seguir as etapas do exemplo anterior. Selecione Delimitado > Avançar > em Delimitares selecione o delimitador presente no arquivo, no exemplo está a aspa, clique em Avançar.

Agora nesta terceira etapa, selecione a opção Texto, assim o Excel irá converter os valores no formato texto. Clique em concluir:

Arquivo CSV omite o zero à esquerda

4. Uma tela irá se abrir, perguntando onde você deseja importar suas informações, basta escolher e clicar em OK.

Pronto! Suas informações serão importadas conforme imagem abaixo.

Converter arquivo csv para excel

Arquivo CSV converte número em notação científica para o Excel

Se você converteu um arquivo CSV para o Excel através dos passos demonstrados acima, mas os números ficaram no formato de notação científica (Exemplo: 2234578900 aparece como 2.23E+09), então isto significa que estes números contém mais de 15 dígitos.

No Excel, os números são limitados a 15 dígitos. Sendo assim, se os números em seu arquivo CSV excederem esse limite, o Excel os converterá automaticamente em notação científica, ficando conforme exemplo demonstrado na imagem abaixo:

Arquivo CSV converte número em notação científica para o Excel

Para que isto não ocorra, basta selecionar na terceira etapa do Assistente para conversão de texto em colunas, a opção Texto, da mesma forma que fizemos no exemplo anterior. Confira o exemplo abaixo:

Arquivo CSV converte número em notação científica no Excel

Como salvar um arquivo de Excel em CSV

Se você deseja fazer o processo contrário, ou seja, salvar um arquivo do Excel para o formato CSV, então saiba que o processo é muito simples. Siga as etapas:

1. Vá até a guia Arquivo > Salvar Como

2. Na caixa de diálogo Salvar Como, na opção Tipo, você irá escolher o tipo de CSV que você deseja salvar. Atualmente o Microsoft Excel permite salvar em 4 tipos diferentes de arquivo CSV.

  • CSV (Separado por vírgulas)
  • CSV (Macintosh)
  • CSV (MS-DOS)
  • CSV UTF-8 (Delimitado por vírgulas)

Converter arquivo Excel para csv

Qual deles devo usar?

A diferença entre eles é se você possui determinados caracteres especiais em campos de texto; por exemplo, um caractere acentuado (língua estrangeira). Se você exportar como Windows CSV, então esses campos serão codificados usando a página de código Windows-1252. A codificação DOS geralmente usa a página de código 437, que mapeia os caracteres usados ​​em computadores anteriores ao Windows. Se você exportar como um e depois importar com uma ferramenta que espera o outro, a maioria das coisas ficará bem, mas você obterá resultados inesperados se, por exemplo, conhecer alguém com um trema (ou outro caractere estrangeiro) em seu nome.

3. Selecione a opção desejada e clique no botão Salvar para converter um arquivo de Excel para CSV.

Conversores Online

Além dos métodos apresentados acima, você também poderá optar por conversores online de arquivo CSV para Excel (xlsx). Abaixo listamos algumas opções que você poderá testar.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do artigo sobre como Converter CSV para Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *