Formatação Condicional na Linha Inteira do Excel
Você sabe como usar a formatação condicional na linha inteira do Excel? Se você ainda não sabe ou deseja aprender mais sobre este recurso, então veio ao lugar certo!
A formatação condicional, permite que células do Excel sejam formatadas com base no valor contido nela ou um critério específico. E no artigo de hoje você vai aprender como formatar uma linha inteira da planilha de acordo com determinados critérios.
Para isso, separamos uma seleção de exemplos práticos para que você possa compreender e começar a usar a formatação condicional em suas planilhas. Confira!
Formatação Condicional na Linha Inteira do Excel
No Excel existem várias opções de formatação condicional, no entanto, quando se deseja formatar uma linha inteira de uma planilha com base em determinado critério, é preciso usar a opção de fórmulas na formatação condicional. Confira a seguir alguns exemplos.
Exemplo 1: Formatação condicional na linha inteira com base em um critério de texto
Neste primeiro exemplo, suponha que você tenha uma planilha de contas a pagar, onde existe uma coluna com o status das contas. Confira a imagem abaixo:
Neste exemplo, quando o status da conta estiver como “Pago”, queremos que a linha inteira referente a conta paga seja formatada, ou seja, destacada com alguma cor específica. Para isto, siga as etapas:
1. Selecione toda a tabela que irá receber a formatação, no exemplo, selecionamos o intervalo A2:D8. Vá até a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Nova Regra.
2. Na caixa de diálogo Nova Regra de Formatação, selecione a opção Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas
3. No campo Formatar valores em que está fórmula é verdadeira, insira a seguinte fórmula:
=$D2=”Pago”
4. Em seguida vá até a opção Formatar e escolha a cor de formatação desejada:
5. Após escolher o tipo de formação desejada, basta clicar em Ok e confira o resultado.
Explicando a fórmula:
- Ao usar a fórmula =$D2=”Pago” na formação condicional, o Excel irá verificar cada célula da linha A2 junto com a célula D2, para analisar se em alguma delas existe a palavra “Pago”.
- Caso ele encontre a palavra “Pago” então toda a linha será destacada, caso contrário nada acontecerá.
- Note que, inserimos o cifrão ($) antes da letra da coluna ($D2). Ao fazer isso, bloqueamos a coluna para ser sempre a D. Deste modo, quando a célula A2 estiver sendo verificada a célula C2 também será e quando for verificar a A3, verificará também a D3 e assim por diante. Para mais detalhes, confira o artigo: Referências de células: Relativas, Absolutas e Mistas.
Exemplo 2: Realçar linha inteira do Excel com base em critérios numéricos
Da mesma forma que usamos a formatação condicional para realçar a linha inteira da planilha de acordo com um critério de texto, podemos usar também um critério numérico.
Para exemplificar, vamos usar uma tabela com as vendas de alguns vendedores. Neste exemplo, queremos destacar a linha inteira onde as vendas foram menores que R$1000,00. Confira tabela:
Para isto, siga as etapas:
1. Selecione toda a tabela que irá receber a formatação, no exemplo, selecionamos o intervalo A2:C8. Vá até a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Nova Regra.
2. Na caixa de diálogo Nova Regra de Formatação, selecione a opção Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas
3. No campo Formatar valores em que está fórmula é verdadeira, insira a seguinte fórmula:
=$C2<1000
4. Em seguida vá até a opção Formatar e escolha a cor de formatação desejada. Para finalizar, clique em OK.
Pronto! O Excel irá destacar todas as linhas onde as vendas foram inferiores a R$1000,00.
Exemplo 3: Formatar linha inteira de acordo com vários critérios
Se você deseja usar a formatação condicional para formatar a linha inteira de uma tabela com base em mais de um critério, você poderá fazer isso usando a função E.
Para exemplificar, vamos usar uma tabela parecida com a do primeiro exemplo, apenas contendo uma coluna adicional contendo a data de pagamento. Neste exemplo queremos destacar as contas que foram pagas após do vencimento.
Sendo assim, as contas que estiverem com o status Pago e com a data de pagamento maior que a data de vencimento, serão destacadas. Veja a tabela:
Para aplicar a formatação condicional de acordo com os critérios desejados, você vai usar a seguinte fórmula no campo Formatar valores em que está fórmula é verdadeira:
=E($D2=”Pago”;$E2>$A2)
Observe que nesta fórmula, estamos dizendo para que a formatação condicional seja aplicada caso a célula D contenha a palavra Pago e se na célula E a data de pagamento for maior que a data de vencimento que está na célula A. Confira o resultado:
Saiba mais sobre a função E em: Função E no Excel – Guia Completo com Exemplos Práticos
Exemplo 4: Formatar linhas com cores diferentes com base em vários critérios
Se você precisa formatar uma tabela com cores de linhas diferentes de acordo com determinado critério, então basta inserir mais de uma regra de formatação.
Para que você possa compreender como este tipo de formação condicional funciona, vamos usar a mesma tabela do exemplo anterior. No entanto, agora queremos usar a formatação condicional para realçar as linhas de verde, onde o status for Pago e a data de pagamento for menor que a data de vencimento.
Se o status for Pago, mas o pagamento ocorreu após data de vencimento então queremos que a linha seja pintada de vermelho.
Para isso, o primeiro passo será inserir a primeira regra de formatação, seguindo as mesmas etapas dos exemplos anteriores. Neste caso, no campo Formatar valores em que está fórmula é verdadeira vamos inserir a fórmula:
=E($D2=”Pago”;$E2<=$A2)
Nesta regra, vamos verificar as linhas onde o status está como Pago e a data de pagamento é menor ou igual a data de vencimento, ou seja, foi pago dentro do prazo. Confira:
Veja como a tabela ficou após aplicarmos esta regra:
Agora precisamos inserir mais uma regra de formatação para as linhas onde as contas foram pagas após data de vencimento. Para isso, selecione a tabela, vá até a guia Página Inicial > Gerenciar Regra:
Na caixa de diálogo Gerenciador de Regras de Formatação, clique em Nova Regra:
Feito isso, a caixa de diálogo Nova Regra de Formatação irá abrir, vá até Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas
No campo, Formatar valores em que está fórmula é verdadeira, insira a seguinte fórmula:
=E($D2=”Pago”;$E2>$A2)
Ao escolher a cor desejada, clique em Ok e note que a nova regra foi inserida:
Agora basta clicar em Ok e conferir o resultado.
Exemplo 5: Realçar linhas com base na seleção de uma lista suspensa
Neste exemplo, você vai aprender como deixar a formação condicional dinâmica. Por exemplo, imagine que temos uma lista suspensa com o nome de alguns vendedores, e queremos que a linha da tabela onde estão os nomes destes vendedores e suas vendas seja destacada quando este vendedor for selecionado na lista suspensa. Veja a imagem:
Assim como nos exemplos anteriores, siga as etapas:
1. Selecione a tabela que irá receber a formatação condicional
2. Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Nova Regra > Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.
3. No campo Formatar valores em que está fórmula é verdadeira, insira a seguinte fórmula:
=$B2=$F$1
Com esta fórmula estamos dizendo para o Excel verificar se o item da célula B é igual ao item da célula F. Deste modo, o nome que eu escolher na lista suspensa, será destacado na tabela. Veja o exemplo:
Se você não sabe como criar uma lista suspensa, confira aqui como fazer!
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial
Você também poderá gostar das seguintes dicas de Excel:
- Formatação Condicional no Excel (Guia Completo com Exemplos)
- Formatação Condicional com Fórmula: 7 Exemplos Práticos
- Formatação Condicional no Excel | Realçar Regras das Células
- Formatação Condicional no Excel | Regras de Primeiros/Últimos
- Formatação Condicional no Excel | Barras de Dados
- Formatação Condicional no Excel | Escalas de Cor
- Formatação Condicional em Tabela Dinâmica: Como aplicar corretamente?
E então, o que achou da dica? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!