Função DIATRABALHOTOTAL no Excel – (Dias Úteis)
Quer aprender a usar a função DIATRABALHOTOTAL no Excel? Então esse tutorial é para você!
Você quer saber como calcular a quantidade de dias úteis entre duas datas no Excel? Quer também calcular os dias úteis de trabalho de maneira simples e fácil no Excel? Ou saber quantos dias úteis faltam para o final do ano? Então saiba que isso tudo pode ser feito usando a função DIATRABALHOTOTAL do Excel.
Neste tutorial, iremos apresentar o uso básico dessa função, além de alguns outros exemplos prático para você usá-la em seu dia a dia. Confira!
Função DIATRABALHOTOTAL do Excel – sintaxe e usos básicos
A Função DIATRABALHOTOTAL retorna a quantidade de dias úteis que estão dentro de um período, ou seja, entre uma data inicial e final. Essa função exclui os finais de semana (sábado e domingo) e também datas que são identificados como feriado.
Com a função DIATRABALHOTOTAL é possível calcular benefícios e salários de funcionários, com base no número de dias de trabalho durante um período de tempo. Sua sintaxe é:
DIATRABALHOTOTAL(data_inicial, data_final, [feriados])
Onde:
- data_inicial: Argumento obrigatório. Ela representa a sua data inicial para o cálculo.
- data_final: Argumento obrigatório. Ela representa a sua data final para o cálculo.
- [feriados]: Argumento opcional. Ele representa uma ou mais datas que deverão ser excluídas do calendário de dias de trabalho. Como, por exemplo, feriados estaduais, nacionais e feriados móveis.
Observação: Por padrão, sábado e domingo são considerados finais de semana e não são contados na Função. Caso você precise excluir finais de semana ou as folgas sejam em dias diferentes, use a função DIATRABALHO.INTL.
Como usar a função DIATRABALHOTOTAL no Excel – Exemplos
Como você viu acima, o principal objetivo da função DIATRABALHOTOTAL é calcular o número de dias úteis entre duas datas. Na prática ela poderá ser usada para calcular benefícios acumulados de horas extras de funcionários ou quando simplesmente deseja-se saber a quantidade de dias úteis existem em determinado período de tempo.
Abaixo, você encontrará alguns exemplos práticos de uso dessa fórmula.
Exemplo 1: Calcular o número de dias entre duas datas excluindo-se os finais de semana com a função DIATRABALHOTOTAL no Excel
Suponha que você tenha que calcular os dias de trabalho de funcionários que trabalham de segunda a sexta. Neste caso, você terá uma tabela contendo as informações, conforme imagem abaixo:
Note na imagem acima que a tabela contém os nomes dos funcionários, a data de início do trabalho, ou seja, quando começaram as suas jornadas de trabalho mensal e a data final. Neste caso, queremos calcular quantos dias cada funcionário trabalhou, lembrando que apenas os finais de semana serão excluídos.
Para realizar o cálculo insira na célula D3 a função DIATRABALHOTOTAL, selecione a data inicial e a data final, no exemplo não estamos contando os feriados, portanto ignoramos esta condição, feito isso você terá :
Ao teclar Enter você terá o número de dias de trabalho total do funcionário André Fernandes. Para saber o número de dias dos demais funcionários, basta usar a alça de preenchimento e aplicar a função para as demais células.
Exemplo 2: Calcular o número de dias entre duas datas excluindo finais de semana e feriados
Neste próximo exemplo, vamos usar a mesma tabela do exemplo anterior, mas agora vamos considerar o feriado. Neste caso, no mês de junho tivemos o feriado do dia 11, então vamos adicioná-lo a nossa função da seguinte maneira:
Agora para calcular os dias de trabalho total, basta selecionar a data inicial, a data final, e a célula onde está a data do feriado. Para poder replicar a função DIATRABALHOTOTAL para as demais células, basta travar a célula onde está a data do feriado e usar a alça de preenchimento para replicar a função.
Exemplo 3: Calcular o número de dias entre duas datas excluindo finais de semana e mais de um feriado
Para este exemplo, vamos inserir mais de um dia de feriado, e um dos feriados irá cair em um final de semana. Veja na imagem:
Note que a função não contabiliza um dos feriados, (neste caso, o feriado do dia 20/06/2020), pois este feriado cai em um final de semana. Sendo assim, o funcionário André Fernandes, por exemplo, trabalhou 21 dias contando os dois feriados e excluindo os finais de semana.
Exemplo 4: Calcular a quantidade de dias úteis que faltam para acabar o ano
Neste outro exemplo, vamos usar a função DIATRABALHOTOTAL para saber quantos dias úteis faltam para acabar o ano. Para isso, basta colocar em uma planilha a data atual e a data do último dia do ano. Veja o exemplo abaixo:
Se preferir, você poderá usar a função HOJE para realizar o cálculo. Veja no exemplo abaixo:
Note no exemplo acima que colocamos no parâmetro data inicial a função HOJE e na data final colocamos entre aspas a data do último dia do ano. Desta forma, a função irá trazer a quantidade de dias restantes para o final no ano.
Dicas Extras sobre a função DIATRABALHOTOTAL no Excel
- Na função DIATRABALHOTOTAL no Excel, o total de dias úteis é calculado quando existem duas datas específicas de início e fim.
- Os finais de semana são sempre excluídos na Função DIATRABALHOTOTAL.
- O parâmetro de feriados inserido não é obrigatório. É opcional, e geralmente é inserido como um intervalo de células na planilha.
- Você pode usar a função para calcular dias úteis em determinado período de tempo.
- Quer saber quantos dias úteis faltam para acabar o mês ou o ano? Então use a função DIATRABALHOTOTAL.
- Se ao usar a função DIATRABALHOTOTAL e apresentar o erro #VALOR!, então pode ser que os valores de data inicial e final não sejam datas válidas reconhecidas pelo Excel.
- Se você quiser calcular os dias úteis sem excluir os finais de semana ou especificando quais finais de semana ou feriados podem ser usados para o cálculo, você poderá usar a função DIATRABALHO.INTL.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como Calcular Idade no Excel: Passo a Passo
- Função HOJE no Excel – [Inserir Data de Hoje e Muito Mais]
- Planilha para Datas de Aniversários: Baixe Grátis
- Como Calcular Diferença entre Datas no Excel (DATADIF)
E então, o que achou do uso da função DIATRABALHOTOTAL no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!