Como Planejar Um Casamento com o Excel

Quer saber como planejar um casamento usando o Excel? Então você está no lugar certo!

Se você está pensando em se casar, já deve ter notado que existem muitas atividades que precisam ser organizadas e cumpridas para que a cerimônia ocorra conforme o esperado, não é mesmo?

Desde listas de convidados a decorações, fornecedores, e a necessidade de cumprir um orçamento, existe muito estresse envolvido em todo o processo de planejamento do casamento. Mas a boa notícia é que você pode usar uma ferramenta para te ajudar a se organizar em praticamente todas as áreas do seu planejamento. Sim! Estamos falando do Excel.

Se você precisa de uma visão abrangente do seu grande dia ou se deseja realmente mergulhar nos mínimos detalhes do seu planejamento, em ambos os casos o Excel pode te ajudar.
Neste artigo separamos algumas dicas para você planejar o seu casamento usando o Excel na prática. Confira!

Defina um orçamento

Quando se pensa em planejar um casamento, a primeira pergunta que costuma passar pela cabeça das pessoas é: quanto irá custar?

De fato uma cerimônia de casamento costuma envolver diferentes custos e, portanto, esse é um dos primeiros tópicos para se planejar.

Com a ajuda do Excel, você pode listar todas as despesas envolvidas na cerimônia. Uma dica é listar uma média de valores cobrados no mercado (Valor previsto) e posteriormente os valores que você conseguiu fechar (Valor Real). Isso te ajudará a descobrir se você está dentro daquilo que o mercado oferece.

Orçamento - planejar casamento

Após listar todas as despesas com seus respectivos valores previstos e valores reais, some cada coluna com a função SOMA para descobrir a diferença entre o valor previsto e o valor que você conseguiu fechar.

Despesas de casamento - Excel

Dica: Apesar de o exemplo acima estar simplificado, quanto mais específico você for na hora de listar as despesas, mais preciso será o seu orçamento. Portanto, separe um tempo para listar detalhadamente todos os itens que deverão compor o orçamento do seu casamento.

Categorize as despesas

Outra dica importante na hora de planejar um casamento usando o Excel, é simplesmente categorizar as despesas. Isso te dará uma melhor visão a respeito de quais áreas terão maiores gastos e consequentemente quais áreas deverão ser priorizadas no seu planejamento.

No Excel, esse processo é muito simples, ou seja, basta criar categorias e separar as despesas que você listou anteriormente. Veja o exemplo abaixo:

Gastos de casamento - planejamento no Excel

Agora você será capaz de analisar detalhadamente cada categoria de despesas e saberá o quanto será gasto em cada área. Esse tipo de detalhamento mostra onde de fato está indo o seu dinheiro.

Crie e gerencie a lista de convidados

Saber como planejar um casamento também envolve saber criar e gerenciar a lista de convidados. A princípio essa tarefa pode parecer simples, mas é aqui onde muita gente se perde e acaba deixando de convidar pessoas importantes por não ter uma lista de convidados organizada. Outro ponto a se levar em consideração é que o tamanho da sua lista de convidados está diretamente relacionado às despesas do casamento, portanto, é fundamental que você dê atenção nesse item do planejamento sem deixar de convidar todos aqueles que você ama.

No Excel, você pode criar uma lista de convidados e gerenciar o envio de convites. Além disso, você também pode gerenciar a confirmação da presença desses convidados para facilitar ainda mais a previsão do seu orçamento. Veja o exemplo na imagem abaixo:

criar lista de convidados

No exemplo acima usamos o recurso de Formatação Condicional no Excel para destacar o status de convite enviado e confirmação de presença para cada convidado.



Limite datas

Se você já marcou a data do seu casamento ou se já tem em mente uma data para se casar, é importante se atentar aos prazos de conclusão de cada tarefa dentro do seu planejamento. Neste caso, você pode usar o Excel para criar um cronograma de atividades e estipular uma data para concluir cada tarefa. Isso te ajudará a evitar correria, imprevistos e até mesmo esquecimentos.

Veja o exemplo abaixo de como você pode criar esse tipo de cronograma no Excel

cronograma no Excel

Observe que listamos algumas tarefas comuns dentro do planejamento de um casamento e estipulamos datas para que essas tarefas sejam concluídas. Na coluna de Status, criamos uma fórmula para que o Excel atualize diariamente e verifique se cada tarefa está atrasada ou dentro do prazo.

criar cronograma de datas

Em seguida, aplicamos novamente a Formatação Condicional para Realçar Regras das Células nas células que que exibem o status da tarefa.

Tenha uma checklist

Além de ter um cronograma para gerenciar as datas de finalização de cada tarefa, é importante também contar com uma lista de checagem para não se esquecer de nenhuma tarefa. No Excel, você pode fazer isso de diferentes maneiras, mas o mais importante é listar todas as tarefas do seu planejamento do seu casamento e acompanhá-las diariamente.

Conforme você for executando cada tarefa, poderá marcar na lista como executada. Veja o exemplo abaixo:

checklist

Planilha de Planejamento de Casamento – Uma Ferramenta Completa

Se você chegou até aqui, então já deve ter notado o quanto o Excel pode te ajudar na hora de saber como planejar um casamento. Com as dicas citadas acima, fica muito mais fácil criar um planejamento e focar nas principais áreas do evento que são: Orçamento, Convidados, Datas e Prazos.

E se você quiser ir além das dicas citadas neste artigo, então vale a pena conhecer a Planilha para Planejamento de Casamento criada pela nossa equipe.

planejamento de casamento com o Excel

Com ela, você será capaz de organizar suas despesas, gerenciar sua lista de convidados e administrar de maneira super fácil a sua lista de tarefas.

Planilha para planejar casamento

Sem dúvidas, planejar casamento não é uma tarefa fácil, mas o Excel pode ser um grande aliado para te ajudar em todo o processo. Com as dicas apresentadas neste artigo, você poderá criar um bom planejamento e realizar o tão sonhado casamento de maneira organizada e sem estresse.

Contudo, se você tem dificuldades para criar planilhas no Excel ou não dispõe de tempo para essa tarefa, então recomendamos que você conheça a nossa Planilha para Planejamento de Casamento que está disponível em nossa loja.

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E então, o que achou das dicas para planejar um casamento usando o Excel? Compartilhe a sua opinião conosco e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!

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