Como Combinar Dois Gráficos no Excel

Quer aprender a combinar dois gráficos no Excel? Então você está no lugar certo!

Os gráficos no Excel são ferramentas muito importantes e capazes de expressar os dados numéricos em imagens de fácil visualização e, consequentemente, facilitar a tomada de decisões.

Em diversas apresentações é comum vermos gráficos onde as informações estão expressas em mais de um tipo de gráfico dentro do mesmo.

E se você pretende deixar suas apresentações gráficas ainda mais profissionais e ainda não sabe como combinar dois gráficos no Excel, então acompanhe o post a seguir e aprenda mais esta funcionalidade no Excel.

Como Combinar Dois Gráficos no Excel: Passo a Passo

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a combinar dois gráficos no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Exemplo 1: Alterar Tipo de Gráfico

Para o nosso primeiro exemplo, vamos utilizar uma planilha de fluxo de caixa, onde temos o total das receitas, total das despesas, o saldo mensal e o saldo acumulado em todos os meses do ano. Veja o exemplo abaixo:

tabela no excel

Vamos supor que todos esses dados deverão estar em um gráfico para que seja possível obter uma visão geral do fluxo de caixa.

Neste caso, se fossemos apresentar todas estas informações em apenas um tipo de gráfico (neste exemplo, um gráfico de colunas) ficaria muito confuso. Veja o exemplo a seguir:

exemplo de gráfico de colunas

Deste modo, o ideal neste tipo de gráfico é diferenciar os dados referentes ao saldo para que seja possível ter uma visão melhor do comparativo entre tudo que saiu, entrou e qual foi o saldo de cada mês.

Para alterar o tipo de gráfico é necessário primeiramente selecioná-lo e, em seguida, acessar a guia Ferramentas de Gráfico > Design > Alterar Tipo de Gráfico. Veja o exemplo abaixo:

Como combinar dois gráficos no Excel

Feito isso, o Excel abrirá a seguinte janela:






Nesta janela, estão todos os modelos de gráficos e para combinar tipos diferentes de gráfico, vá até a opção Combinação.

Como combinar dois gráficos no Excel

Ao clicar na guia Combinação você verá os dados da série do gráfico e ao lado uma lista suspensa, clique na lista suspensa da série que deseja modificar o tipo de gráfico, veja a imagem abaixo:

Como combinar dois gráficos no Excel

Ao selecionar a lista suspensa do “SALDO MENSAL” uma nova janela se abriu como mostra a imagem acima.

Agora é só escolher o tipo de gráfico que deseja, neste caso, escolhemos o de linhas, vamos fazer isto para o “SALDO ACUMULADO” também:

Como combinar dois gráficos no Excel

Note que ele já mostra como o gráfico irá ficar, agora basta clicar em OK e conferir o resultado:

gráfico de linhas e colunas juntos

Agora podemos visualizar as informações com muito mais clareza, assim fica fácil analisar tudo que precisamos.

Por exemplo, no mês de março nota-se um saldo negativo, no entanto o saldo acumulado continuou positivo, pois havia saldo positivo de outros meses.


Exemplo 2: Combinação de gráficos

Outro exemplo de gráfico onde a combinação é bastante útil, é quando se deseja traçar uma meta, por exemplo, estipular uma meta de vendas no mês.

Para melhor visualização do exemplo, vamos utilizar uma tabela com as vendas de determinados meses e a meta a ser alcançada.

Como combinar dois gráficos no Excel

Agora vamos expressar estes dados de maneira gráfica e realizar o mesmo processo do exemplo anterior:

unir dois graficos excel

Veja como o gráfico ficou:

como juntar dois graficos excel

Com este gráfico é possível analisar de maneira muito mais simples quais meses tiveram a meta alcançada e quais não.

Viu como é fácil?  Agora suas apresentações gráficas ficarão muito mais claras e profissionais ao combinar dois gráficos no Excel.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para Combinar Dois Gráficos no Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo.