Senha no Excel: Aprenda Inserir em suas Planilhas

Você já precisou inserir Senha no Excel para proteger suas planilhas? Isto é muito comum quando desejamos que outras pessoas não tenham acesso aos dados contidos no documento, seja em conteúdos específicos ou em toda a pasta de trabalho.

Colocar senha no Excel é muito simples e fácil, no entanto, muita gente ainda não sabe como fazer. E, pensando nisso, nós do Excel Easy preparamos um passo a passo, para que você possa aprender mais este recurso existente no Excel. Confira!

Senha no Excel: Aprenda como colocar!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a colocar senha no Excel e proteger suas planilhas.

Facebook

Twitter

LinkedIn

O que você precisa saber sobre a proteção de planilhas no Excel

A proteção de planilhas no Excel não é um recurso de segurança. Isso, porque, ela não se destina a impedir que pessoas acessem os dados de uma planilha protegida por senha.

O Microsoft Excel, usa um algoritmo de criptografia muito simples para a proteção de planilhas, por esta razão não é considerado um recurso de grande segurança. Neste caso, significa que a proteção de planilhas do Excel é absolutamente inútil? De forma alguma! Um exemplo comum é o bloqueio de células com fórmulas para evitar a modificação de fórmulas e até mesmo que fórmulas sejam apagadas por engano.

A proteção de planilhas é muito útil para evitar que outros usuários alterem erroneamente seus dados, mas o recomendado que que você nunca armazene informações confidências em suas planilhas do Excel.

Dicas para aumentar a segurança de suas planilhas

  • Use as versões modernas do Excel 2010, Excel 2013 e 2016 que possuem mecanismos aprimorados de criptografia de dados.
  • Proteja suas planilhas com senhas fortes que incluem diferentes tipos de caracteres alfanuméricos e símbolos especiais. Neste caso, escolha senhas o mais aleatórias possíveis.
  • Proteja a estrutura da pasta de trabalho para evitar que outras pessoas adicionem, movam, renomeiem, excluam ou exibam suas planilhas.
  • Para segurança no nível da pasta de trabalho, criptografe a pasta de trabalho com diferentes senhas para a abertura e modificação.
  • Se possível, armazene seus arquivos Excel com informações confidenciais em um local seguro, por exemplo, em um disco rígido criptografado.

Senha no Excel: Como proteger a Planilha de Excel 

Se você precisa proteger as suas planilhas de Excel e impedir que usuários que não possuam a senha, façam modificações na planilha, basta seguir as etapas a seguir.

1. Vá até a guia Revisão e clique na opção Proteger Planilha. Note que a janela Proteger Planilha irá abrir:

Como colocar senha no Excel

2. Na janela Proteger Planilha, você encontra o campo para inserir a senha desejada.

Note que por padrão, as duas opções: Selecionar células bloqueadas e Selecionar células desbloqueadas, são selecionadas automaticamente. Neste caso, os usuários da sua planilha, incluindo você (caso a senha não seja inserida), não poderão selecionar as células bloqueadas e desbloqueadas.

Para permitir algumas outras ações, como filtragem, formatação de células, exclusão ou inserção de linhas e colunas, edição de objetos, entre outros basta marcar as caixas correspondentes, clicar em Ok e confirmar a senha.

Como inserir senha no Excel

Se você não marcar nenhuma ação, os usuários só poderão visualizar o conteúdo da sua planilha.

Observação: Caso você tenha interesse em bloquear células no Excel, recomendamos que veja este artigo.

Como desproteger planilha do Excel

Como vimos, é muito simples proteger uma planilha com senha e para desproteger é ainda mais simples, claro que se você tiver a senha. Neste caso, basta ir até a guia Revisão e clicar na opção Desproteger Planilha, a tela para você desproteger a planilha irá abrir, então basta digitar a senha.

Como bloquear planilha com senha Excel

Outra maneira de desproteger a planilha é através da guia Arquivo. Neste caso, vá até Arquivo:

Como desbloquear planilha com senha Excel

Clique, no canto direito da opção Proteger Pasta de Trabalho, clique  em Desproteger.

Desbloqueando planilha do Excel

Na janela que irá abrir, digite a senha e clique em OK.

Proteger pasta de trabalho do Excel




Senha no Excel: Como proteger uma pasta de trabalho no Excel

Além de proteger o conteúdo da planilha, também é possível bloquear a pasta de trabalho inteira para evitar que os usuários adicionem, renomeiem, movam ou excluam planilhas e visualizem planilhas ocultas.

Para proteger a pasta de trabalho, execute as etapas abaixo:

1. Na guia Revisão, cliquem em Proteger Pasta de Trabalho, confira a imagem:

Colocar senha na pasta de trabalho do Excel

2. Na janela que irá abrir, a opção Estrutura já estará selecionada, caso não esteja, selecione-a para proteger a estrutura da pasta de trabalho. Em seguida digite uma senha, clique em Ok e confirme a senha.

Como inserir senha em pasta de trabalho do Excel

Agora sua pasta de trabalho está protegida e isso impedirá que as seguintes ações sejam realizadas:

• Visualização de planilhas ocultas
• Renomear, mover, ocultar ou excluir planilhas.
• Inserir novas planilhas.
• Mover ou copiar planilhas para outra pasta de trabalho.

Como desproteger a Pasta de Trabalho

Para desbloquear a pasta de trabalho que está protegida, basta ir até a guia Revisão, e clicar em Proteger Pasta de Trabalho.

Na janela que irá abrir, basta digitar a senha e clicar em OK:

Como desproteger em pasta de trabalho do Excel

Como proteger Pasta de Trabalho do Excel ao abrir

Se você deseja proteger todo o conteúdo da sua pasta de trabalho, impedindo que outros usuários vejam seus arquivos do Excel, o ideal é utilizar a opção do Excel que criptográfica a sua pasta de trabalho com uma senha, impedindo que pessoas que não tenham a senha abram a sua pasta de trabalho.

Para fazer isso basta seguir o passo a passo abaixo:

1.  O primeiro passo é ir até a guia Arquivo da planilha que deseja proteger, como na imagem abaixo:

proteger Pasta de Trabalho do Excel ao abrir

2.  Na tela que abrirá, escolha a opção Informações e, em seguida, vá até Proteger Pasta de Trabalho. Veja:

Como proteger Pasta de Trabalho do Excel ao abrir

3.  Assim que  for selecionado Proteger Pasta de Trabalho, irá aparecer uma lista de opções, então basta escolher Criptografar com Senha, como mostra a imagem abaixo:

Planilha bloqueada ao abrir

4.  Ao clicar em Criptografar com Senha, abrirá uma tela para que você digite a senha desejada para proteger a planilha, veja abaixo:

Bloquear planilha ao abrir

5.  Digite a senha que preferir e clique em Ok, em seguida aparecerá a tela novamente para que você confirme a senha digitada:

Proteger a planilha quando abre




6. Digite a senha novamente e confirme. Pronto! Sua planilha já está protegida com senha.

Criptografar planilha do Excel

Salve as alterações realizadas e ao abrir a planilha novamente, o Excel irá pedir a senha digitada, como mostra a imagem abaixo:

Proteger quando abre planilha
Confira também as seguintes dicas:

E então, o que achou da dica de hoje? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!