Ocultar Fórmulas no Excel: 3 Maneiras Diferentes

Precisa ocultar fórmulas no Excel e não sabe como? Então você veio ao lugar certo, hoje nós do Excel Easy separamos 3 maneiras diferentes de fazer isso.

Utilizar fórmulas no Excel pode tornar as tarefas diárias mais fáceis para qualquer usuário, afinal o Excel oferece fórmulas para praticamente qualquer operação.

Mas se você pretende compartilhar suas planilhas com outras pessoas, provavelmente você não irá desejar que editem suas fórmulas, sendo neste caso, necessário ocultá-las. E pensando nisso, hoje ensinaremos a você algumas dicas para ocultar fórmulas no Excel. Confira!

Aprenda a ocultar fórmulas no Excel facilmente

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer as ferramentas de Excel Online.

Facebook

Twitter

LinkedIn



1. Alternando a opção ‘Mostrar fórmulas’ no Excel

Para ocultar fórmulas no Excel, uma das maneira é utilizando a opção “Mostrar fórmulas“. Este, provavelmente é o método mais simples de todos. E para saber como funciona a opção “Mostrar fórmulas’ no Excel, simplesmente siga as etapas abaixo:

1. Com sua planilha do Excel aberta, acesse a guia “Fórmulas“.
2. Em seguida, escolha a opção ‘Mostrar fórmulas‘. Ao clicar uma vez sobre este botão, o Excel irá mostrar todas as fórmulas e clicando novamente irá esconder as fórmulas.

Aprenda a ocultar fórmulas no Excel

Para este método, também é possível utilizar as teclas de atalho “Ctrl + ~“. Deste modo, pressione as teclas uma vez  e o Excel mostrará todas as fórmulas e ao pressioná-la novamente as fórmulas da sua planilha ficarão ocultas. Veja a imagem abaixo:

Como se pode observar, este método não é completamente seguro, pois as fórmulas ainda poderão ser visualizadas ao ativar a opção na barra de fórmula superior ou simplesmente dando um duplo clique em uma célula que contém uma fórmula. Entretanto, esta opção é adequada para casos onde apenas se deseja esconder suas fórmulas que aparecem dentro das células.


2. Substituindo a fórmula com Valores

Esta é uma maneira fácil de se livrar de todas as suas fórmulas de uma só vez. Aqui vamos substituir a fórmula pelo valor que ela resultou. Isso irá remover todas as fórmulas e irá substituí-las com os valores correspondentes.

Importante: Use esse método somente se você não precisar das fórmulas novamente.

Confira o passo a passo de como ocultar fórmulas substituindo as células que contém a fórmula por valores.

1. Selecione o intervalo de células que contém fórmulas e copie as informação (Ctrl + C).

2. Agora, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Colar especial” no menu.

ocultar fórmulas em planilhas no Excel

3. Depois que a janela de colar especial for aberta, selecione o botão de rádio ‘Valores‘ e clique em ‘OK’. Isso irá substituir todas as fórmulas com seus valores. Confira o exemplo abaixo:

Este método não é adequado se você for precisar da fórmula novamente no futuro, pois como se pode observar, você irá substituir as células que contém as fórmulas pelos valores já calculados.

Caso você precise utilizar as fórmulas posteriormente o método a seguir poderá ser mais útil.


3. Escondendo a fórmula (protegendo a Planilha Excel)

Outra maneira de ocultar fórmulas no Excel é optando pela proteção da Planilha. Este método é indicado para quando você pretende esconder suas fórmulas temporariamente e usá-las novamente quando desejar.

Além disso, esta opção é ideal para quem deseja que suas fórmulas não sejam alteradas ou apagadas indevidamente. Neste caso, as fórmulas continuaram funcionando e calculando o que devem calcular, mas não serão visíveis ou selecionáveis por outros usuários.

Nesta dica primeiro será preciso ocultar as fórmulas de célula e, em seguida, bloquear a folha de Excel. Veja os passos abaixo:

1. Primeiro, selecione todas as células para as quais você aplicou a fórmula.

2. Depois disso, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção ‘Formatar células‘.

3. Em seguida, na janela “Formatar células”, navegue até a guia de proteção.

4. Na guia proteção, marque a caixa de seleção ‘Ocultas‘ e clique em ‘OK‘.

IMPORTANTE: Apenas selecionar a caixa de seleção “Ocultas” não irá fazer nada até que você tenha protegido a folha de Excel.

Para proteger a folha do Excel, navegue até a guia “Revisão“, selecione a opção “Proteger Planilha“. Depois disso, o Excel solicitará que você digite sua senha, confirme e clique em ‘OK‘.

Saiba como ocultar fórmulas de Excel em suas planilhas

Para visualizar as fórmulas novamente, basta visitar a guia “Revisão” novamente e desproteger a folha. Depois disso, desmarque a opção oculta na aba ‘Proteção’ no formato das células.

Pronto agora você terá acesso novamente as fórmulas existentes na planilha.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou das dias para ocultar fórmulas no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!