Desvio Padrão no Excel: Como calcular?

A probabilidade está presente em diversas áreas da nossa vida, seja em um simples jogo de azar até em estudos científicos.

Quem estuda probabilidade, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a medida de Desvio Padrão. Mas afinal, qual o significado dessa medida? É possível calcular o Desvio Padrão no Excel?

A resposta é sim! Você pode calcular o desvio padrão usando o Excel, mas antes de fazer isso é interessante compreender como funciona o conceito e a fórmula dessa medida. Acompanhe os detalhes e entenda mais!

Como calcular o Desvio Padrão no Excel?

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a calcular o Desvio Padrão no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Afinal, o que é Desvio Padrão?

Dentro do estudo de probabilidade, o Desvio Padrão representa uma medida de dispersão em torno da média. Pode parecer confuso no início, então vamos exemplificar na prática:

Suponha-se que você tem um grupo cinco de pessoas e você pretende obter o peso (em Kg) de cada uma delas. Neste conjunto de pessoas, o peso médio é de 60Kg e o desvio padrão é de 4Kg. Isso significa que a maioria do peso das pessoas está dentro de 4Kg do peso médio (que seria de 56Kg a 64Kg).
Assim, podemos concluir que o Desvio Padrão é a medida que determina a dispersão de valores (para mais ou para menos) em relação ao valor médio.

Calculando o Desvio Padrão

Para compreendermos o cálculo de Desvio Padrão no Excel vamos inicialmente entender o cálculo manual. A fórmula usada para esse cálculo é:

Fórmula de Desvio Padrão

Onde:

  • X é o valor da média
  • n é o número de termos
  • Σ é a soma das médias ao quadrado

Exemplo:

Calcule o Desvio Padrão das idades abaixo:

Desvio Padrão no Excel

Passo 1: O primeiro passo é encontrar a média das idades (valor de X). Para isso basta somar (10+20+12+17+16)/5 = 16

Passo 2: Agora calcule os desvios com base na média obtida. Para isso, basta subtrair cada nota pela média que calculamos. Eleve ao quadrado cada resultado. Desvio Padrão no Excel

Passo 3: Para encontrarmos o valor de Σ, basta somar os Desvios ao Quadrado.

Desvio Padrão usando o Excel

Passo 5: Agora basta dividir o valor de Σ por n-1. Ou seja, 64/(5-1). O resultado dessa operação calculamos a raiz quadrada para finalmente encontrar o Desvio Padrão igual a 4.

Aplicando o valor na fórmula teremos o seguinte:

Desvio Padrão no Excel

Calculando o Desvio Padrão no Excel

Agora que você já conhece a fórmula tradicional do Desvio Padrão, vamos aprender a calcular essa medida no Excel.

E se você estava esperando por algo complexo, já te adianto que calcular o Desvio Padrão no Excel é muito simples, pois o próprio Excel já possui a função DESVPAD.A. Essa função basicamente calcula o Desvio Padrão a partir de uma amostra, ignorando valores lógicos e o texto da amostra.

Utilizando o mesmo exemplo abaixo iremos calcular o Desvio Padrão das idades listada.

Desvio Padrão no Excel no Excel DESVPAD.A

Vale lembrar que existem outras variações da função de Desvio Padrão no Excel. Em breve lançaremos um artigo comparando cada uma delas.

Viu como é fácil? Agora você conhece o conceito e sabe calcular o desvio padrão no Excel!

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso site para obter mais dicas sobre Excel, VBA e Planilhas!