Formatação Condicional no Excel | Barras de Dados

Quer saber como inserir Barras de Dados no Excel? Então esse tutorial é para você!

Se você já acompanha o nosso site ou se conhece o básico de Formatação Condicional no Excel, então já deve ter notado que essa ferramenta possui diversos recursos. Dentre esses recursos, encontra-se as Barras de Dados que servem basicamente para facilitar a visualização de valores em um intervalo de células.

Pronto para aprender a criá-las? Então confira os detalhes a seguir:

O que são Barras de Dados?

As Barras de Dados são recursos presentes dentro da ferramenta de Formatação Condicional no Excel. Elas servem para destacar valores de modo a facilitar a visualização e análise dos dados.

Na imagem abaixo temos um exemplo de relatório de vendas com Barras de Dados no Excel criada a partir da Formatação Condicional. Observe que podemos ver rapidamente que as vendas de Junho foram menores, já as vendas de Janeiro e Março foram maiores.

Como inserir Barras de Dados no Excel?

Para adicionar formatação condicional com Barras de dados, basta as etapas abaixo:

  • Na planilha do Excel, selecione as células com números que você deseja formatar. NÃO inclua nenhum total de linha ou coluna.
  • Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Barras de Dados e escolha uma das opções da Barra de Dados – Preenchimento de Gradiente ou Preenchimento Sólido. (veja dicas abaixo )

  • Pronto! Agora as células selecionadas agora irão mostrar as Barras de Dados, juntamente com os números originais. Neste exemplo, selecionamos a Barra de Dados Verde (gradiente).




Dicas de Barras de Dados

Tipo de preenchimento

Como se pode observar, existem duas opções da Barra de Dados, ou seja, Preenchimento Gradiente e Preenchimento Sólido. E se você estiver com dúvidas na hora de escolher, basta seguir as seguintes dicas:

  • Preenchimento Sólido é uma escolha mais adequada se as barras de dados se os números estiverem ocultos nas células (instruções abaixo)
    Preenchimento gradiente pode ser mais interessante se os números estiverem visíveis nas células – as cores mais claras no final do gradiente facilitam a leitura dos números.

Dica extra: Altere os números para fonte Negrito, para facilitar a visualização.

Largura da coluna

Caso esteja inserindo Barras de Dados, é interessante manter as colunas mais largas se possível (especialmente se os números também estiverem visíveis).

  • Uma coluna mais larga facilita a visualização das diferenças entre as barras;
  • Em uma coluna mais larga, os números à direita serão posicionados sobre a parte mais clara de uma barra com preenchimento gradiente.




Como mostrar apenas as barras?

Após adicionar barras de dados no Excel, você pode alterar as configurações de formatação condicional para que somente as barras de dados sejam exibidas nas células, (sem os números). Para isso, siga estas etapas abaixo:

  • Selecione as células que contêm as barras de dados.
  • Acesse a guia Página InicialFormatação Condicional > Gerenciar Regras
  • Na lista de regras, clique na regra da barra de dados e clique em Editar Regra para abrir a caixa de diálogo ‘Editar regra de formatação‘.

  • Na caixa de diálogo ‘Editar regra de formatação‘, marque a opção “Mostrar Barra Somente”.

  • Clique em OK e Aplicar para finalizar.

Resultado: Agora somente as barras de dados são exibidas (números ocultos). Para exibir os números, basta repetir as etapas acima e desmarcar a opção “Mostrar Barra Somente”.




Como definir Mínimo e Máximo da Barra de Dados

Quando se adiciona Barras de Dados no Excel, os valores mínimo e máximo são definidos automaticamente, geralmente com um mínimo de zero e um máximo que corresponde ao valor mais alto da lista.

Para “ampliar” as diferenças entre os valores, siga estas etapas para alterar a configuração mínima:

  • Selecione as células que contêm as barras de dados.
  • Acesse a guia Página InicialFormatação Condicional > Gerenciar Regras
  • Na lista de regras, clique na regra da barra de dados e clique em Editar Regra para abrir a caixa de diálogo ‘Editar regra de formatação’.
  • Na caixa de diálogo ‘Editar regra de formatação’, as configurações padrão são mostradas para mínimo e máximo.
  • Clique na seta para Tipo, em Mínimo, para ver as outras opções.

  • Para este exemplo, selecione Fórmula
  • Em seguida, na caixa valor, digite a seguinte fórmula. =MÍNIMO($B$3:$B$8)*0,9

Basicamente a fórmula encontra o menor valor no grupo de células e define o mínimo 10% abaixo disso. (Se você escolher o valor mais baixo, não haverá barra visível para esse valor, o que pode ser confuso).

  • (opcional) Altere as configurações Máximas, se necessário. (ver dica abaixo)
  • Clique em OK, duas vezes, para fechar as caixas de diálogo.

Do mesmo modo é possível definir o Máximo para a Barra de Dados. Por exemplo, a fórmula =MÁXIMO($B$3:$B$8)*1,1 encontra o valor mais alto e define o máximo 10% acima disso. Isso cria um pequeno espaço no final da barra, em vez de ir para a borda da célula. Use uma fórmula semelhante se você quiser espaço extra para mostrar números, sem as barras sobrepostas.

Na imagem temos um comparativo de como ficam as barras quando definimos os valores mínimo e máximo como automático e com o uso de uma fórmula.

Leia também:

E então, o que achou da dica sobre Barras de Dados no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!