Função E e função OU no Excel: como usar?

A função E e a função OU estão entre as funções mais simples no Excel, contudo muitas pessoas ainda não sabem como utiliza-las.

E para te ajudar a aumentar ainda mais seus conhecimentos em Excel, separamos hoje um passo a passo para usar essas duas funções separadas e juntas (aninhadas). Confira os detalhes a seguir!

Função E e Função OU no Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar a função E e a função OU.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Função E

A função E serve para determinar se uma ou mais condições são verdadeiras ao mesmo tempo.

Sintaxe:

=E(lógico1; [lógico2]; …)

Onde:

Lógico1 → é o primeiro teste lógico.
Lógico2 → é o segundo teste lógico.

Use a função E para testar múltiplas condições ao mesmo tempo, até 255 condições. Cada condição lógica (lógico1; [lógico2, etc.) deve ser avaliada como VERDADEIRO ou FALSO, ou ser matrizes ou referências que contenham valores lógicos.

Exemplo prático:

Por exemplo, para testar se o valor em A1 for maior que 0 e menor que 5, use a seguinte fórmula:

=E(A1>0;A1<5)

Pode ser útil ampliar a funcionalidade de funções aninhando a função SE com a função E. Usando o exemplo acima, você pode fazer da seguinte maneira:

=SE(E(A1>0;A1<5);”Aprovado”;”Reprovado”)

Esta fórmula retornará “Aprovado” somente se o valor em A1 for maior que 0 e menor que 5, caso contrário retornará “Reprovado”

Função OU

Assim como a função E, a função OU é uma função lógica para testar múltiplas condições ao mesmo tempo. A diferença aqui é que apenas um critério precisa satisfazer a uma condição para que a função retorne Verdadeiro.

Sintaxe:

=OU(logico1, [logico2], …)

Exemplo prático

Podemos testar se a célula A1 contém o estado do Rio de Janeiro ou São Paulo. Se satisfazer um desses testes, a função retornará VERDADEIRO, caso contrário a função retornará FALSO.

Podemos ainda adicionar a função SE aninhada com a função OU para verificar se o estado inserido na célula A1 faz parte da região Sudeste. Assim, se o estado for Rio de Janeiro ou São Paulo, a função deverá retornar “Sudeste”, caso contrário retornará “Outra Região”. Veja.




Função E e função OU aninhadas

Para finalizar o nosso aprendizado, vamos usar agora a função E e função OU juntas. Para este exemplo, vamos filtrar candidatas para uma vaga de emprego e para que sejam classificados, elas devem atender aos seguintes critérios:

  • Ser Graduado ou Pós-graduado
  • Morar na cidade São Paulo

Para isso, utilizaremos a função E e a função Ou aninhadas com a função SE. Veja:

Basicamente estamos dizendo para o Excel que SE a candidata for da cidade de São Paulo, então ela também deve ser Graduada ou Pós-Graduada para ser selecionada. Caso contrário, será reprovada.

E então, o que achou do uso da função E e função OU no Excel? Caso tenha dúvida, basta deixar seu comentário abaixo. Confira outras dicas de funções em nosso site!