Aprenda a inserir vídeos do Youtube no Excel
Quer aprender como inserir vídeos do Youtube no Excel? Então esse post é para você!
Como todo mundo sabe, o Youtube é o maior site de vídeos da internet onde é possível encontrar conteúdos de praticamente qualquer assunto. E por ser um site repleto de vídeos, às vezes pode ser interessante ou necessário inserir um vídeo em uma planilha do Excel, seja para apresentá-la em uma reunião ou até mesmo para complementar um determinado assunto.
E pensando nesse assunto, separamos hoje uma dica muito interesse para ajudar você a inserir seus vídeos do Youtube no Excel de modo que será possível visualizá-lo sem a necessidade de um navegador. Acompanhe o passo a passo a seguir e veja como é fácil:
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a inserir vídeos do Youtube no Excel:
Como inserir vídeos do Youtube no Excel
Passo 1: O primeiro passo para inserir vídeos do Youtube no Excel é acessar a guia Desenvolvedor > (no grupo de Controle) > Inserir > Mais Controles. Caso você não tenha a guia Desenvolvedor habilitada, confira aqui o passo a passo para habilitá-la no seu Excel.
Passo 2: Uma nova janela será aberta. Escolha a opção Shockwave Flash Object. Caso você não encontre essa opção na lista, então será necessário instalar o Adobe Flash Player em seu computador. (recomendamos fazer a instalação usando o navegador Internet Explorer).
Passo 3: Após escolher a opção informada clique em OK. Note que o cursor do mouse ficará com um simbolo de cruz “+“. Neste caso, basta desejar a área onde será mostrado o vídeo. Veja o exemplo abaixo:
Passo 4: Clique com o botão direito do mouse em cima do controle criado e escolha a opção Propriedades
Passo 5: Na propriedade do Controle encontre a opção Movie. É aqui onde iremos inserir o link do vídeo desejado.
Passo 6: Antes de inserirmos o link, devemos prepará-lo para que o processo funcione corretamente. Para isso, escolha o link do vídeo que você quer inserir e faça as seguintes alterações:
- Exclua a palavra “watch?“
- Substitua o sinal de = por /
Exemplo:
“https://www.youtube.com/watch?v=23yfF_ppJvA”
“https://www.youtube.com/v/23yfF_ppJvA”
Passo 7: Feche a janela de Propriedades. Acesse guia Desenvolvedor e desmarque a opção “Modo de Design“. Pronto agora seu vídeo poderá ser assistido!
Confira também a vídeo aula abaixo para melhor compreensão:
Atualização 10/11/2017
Recentemente o Youtube descontinuou o uso do Flash Player em seu site e a dica acima deixou de funcionar (testado ao menos para as versões 2013 e 2016 do Excel). Ou seja, se você tentar adicionar um vídeo do Youtube no Excel conforme o passo a passo acima, poderá receber a seguinte tela:
Atualmente não encontramos nenhuma solução alternativa para inserir vídeos do Youtube no Excel e assisti-los online. Caso surja uma nova opção iremos atualizar esse post para manter nossos leitores informados.
No entanto, você tem a possibilidade de fazer download do vídeo do Youtube no seu computador e adicioná-lo ao Excel. Para isso, siga os seguintes passos:
Passo 1: Escolha o vídeo a ser baixado do Youtube.
Passo 2: Acesse algum site onde é possível baixar vídeos do Youtube. Um bom exemplo é o Online Vídeo Converter.
Passo 3: Após fazer download do vídeo, acesse o Excel e vá até guia Desenvolvedor > (no grupo de Controle) > Inserir > Mais Controles.
Passo 4: Na janela de Mais Controle, escolha a opção Windows Media Player.
Passo 5: Clique em OK e arraste o controle na sua Planilha.
Passo 6: Após criar o controle, clique com o botão direito do mouse em cima dele e escolha Propriedades.
Passo 7: Na janela de Propriedades, clique na opção (Personalizado) e clique no botão “…”
Passo 8: Na janela que se abrir, clique no botão Procurar e escolha o vídeo que você baixou do Youtube. Clique em OK.
Passo 9: Feche a janela de Propriedades. Acesse guia Desenvolvedor e desmarque a opção “Modo de Design“. Pronto agora seu vídeo poderá ser assistido!
Gostou da dica? Então continue acompanhando o Excel Easy para conferir mais dicas de Excel.