TXT Para Excel: Como Importar e Exportar
Quer aprender a importar arquivos TXT para Excel? Então esse post é para você!
Se você trabalha com o Excel, então é provável que já tenha precisado importar dados a partir de arquivos de texto para o Excel. A boa notícia, é que o Microsoft Excel suporta este tipo de arquivo e fazer esta importação é muito simples.
Neste tutorial separamos tudo o que você precisa saber para importar ou exportar arquivos do tipo TXT no Excel. Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:
Importar TXT Para Excel: Passo a Passo
Os arquivos de texto são formatados de modo específico para serem lidos por alguns tipos de programas como, por exemplo, pelo Microsoft Excel. Mas afinal, o que é um arquivo em txt? Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre este tipo de arquivo.
O que é um arquivo TXT?
Os arquivos em txt, são documentos simples, separados por tabulações em uma sequência de linhas ao contrário dos arquivos do tipo csv, que possuem informações separadas por vírgulas.
Um exemplo de arquivo no formato txt é o criado no bloco de notas, presente nos computadores. Veja a imagem abaixo:
Para saber mais sobre arquivos csv, confira aqui!
Como importar TXT para Excel
Se você costuma trabalhar com o Excel diariamente, então é provável que já tenha precisado abrir um arquivo txt do bloco de notas no Excel. E para poder fazer isso corretamente, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Vá até a guia Arquivo > Abrir:
2. Selecione a pasta onde está o arquivo a ser importado, certifique-se que no campo ao lado do Nome do arquivo, a opção Todos os arquivos esteja selecionada. Em seguida, selecione o arquivo em txt e clique em Abrir.
3. Ao clicar em abrir, o Assistente de Importação de Texto do Excel será aberto:
O Assistente de importação de texto é usado para transformar o texto em colunas conforme as limitações e especificações escolhidas. Esta etapa é opcional, sendo assim, se você não desejar separar o texto em colunas, basta clicar em Concluir.
Caso contrário, continue com os passos abaixo:
4. No assistente de importação será possível ajustar o texto da maneira que precisamos que seja importado. Neste exemplo, queremos que as informações sejam separadas em colunas, contendo o endereço (nome da rua, avenida), número e cidade.
Sendo assim, selecione a opção Largura fixa e clique em Avançar:
5. Note que após clicar em avançar, você poderá conferir o local onde as informações serão separadas, você poderá ajustar a linha conforme desejar. Se estiver tudo ok, clique em Avançar:
6. Na etapa 3 de 3 do Assistente de Importação de Texto você poderá definir o formato que deseja que os dados sejam importados. No exemplo, vamos selecionar o Geral e clicar em Concluir:
7. Feito isso, o arquivo será exportado em uma nova planilha de Excel, confira o resultado:
Informação importante:
Se o texto presente no arquivo txt não estiver alinhado ou separado por algum caractere específico, como vírgula, o Assistente de Importação de Texto em colunas não conseguirá converter o texto em colunas. Para melhor compreensão, observe o exemplo a seguir, onde temos o nome de alguns livros e seus autores:
Neste caso, como as informações não estão alinhadas, elas deverão ser importadas em uma única coluna como mostra o exemplo abaixo:
Como importar arquivo de Texto para o Excel conectando-se a ele
A partir da versão 2016 do Microsoft Excel é possível importar dados de arquivo txt conectando-se a ele. Deste modo, as informações do arquivo de texto estarão conectadas ao arquivo de Excel.
Neste caso, se alguma informação nova for inserida no arquivo de texto, você poderá atualizar o arquivo de Excel para que a nova informação seja inserida no arquivo. Para saber como usar esta ferramenta siga o passo a passo abaixo:
1. Em sua planilha, acesse a guia Dados > De Text/CSV:
2. Na janela que irá abrir, selecione o arquivo txt desejado e clique em Importar:
3. Na nova janela que será aberta, no campo Origem do Arquivo, selecione 65001: Unicode (UTF-8). Em seguida, clique em Carregar > Carregar:
4. Feito isso, as informações serão importadas em uma tabela do Excel:
5. Note que do lado direito da planilha há uma janela de Consultas e Conexões e logo abaixo, há o ícone Atualizar. Deste modo, sempre que novas informações forem inseridas no arquivo de texto, basta clicar neste ícone para que as mesmas informações sejam inseridas na planilha. Veja o exemplo abaixo:
Importante:
Para usar a ferramenta do exemplo acima, a planilha não deverá ser modificada. Caso contrário ela irá perder as suas conexões com o arquivo de texto.
Por outro lado, se você deseja apenas importar as informações sem que elas sejam atualizadas, então poderá formatar a planilha conforme desejar, separando as informações em colunas da mesma forma que fizemos no primeiro exemplo. Confira o passo a passo:
1. Para separar as informações em colunas, selecione a coluna, vá até a guia Dados > Textos para colunas:
2. O Assistente de Importação de Texto em colunas será aberto, agora basta separar as informações em colunas da mesma forma do exemplo anterior.
Feito os ajustes, clique em concluir e confira do resultado:
Como converter Excel para TXT
Agora que já sabemos como importar txt para Excel, vamos fazer o contrário e converter um arquivo de Excel para txt. E para saber como fazer este processo, confira o passo a passo:
1. Primeiro vá até a guia Arquivo > Salvar como > Selecione a pasta onde deseja salvar o arquivo:
2. Na janela Salvar como, no campo Tipo, selecione alguma das opções de formato de texto, para o exemplo escolhemos a opção Texto (Separado por tabulações), em seguida clique em Salvar:
Pronto! Agora sua planilha foi salva no formato txt, conforme imagem abaixo:
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como salvar planilha em arquivos diferentes no Excel?
- Excel para Word: 4 Maneiras de Copiar uma Tabela
- Como Compartilhar Planilha no Excel
- Formatos de Arquivo do Excel: Qual o melhor tipo para você?
- Exportar do Excel para o PowerPoint: 4 maneiras fáceis
E então, o que achou do artigo sobre como Importar TXT Para Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!