Sinal de DIFERENTE no Excel: Como usar?
Quer aprender a usar o sinal de Diferente no Excel? Então, este post é para você!
No Excel, se quisermos verificar se o valor de célula não é igual a outro valor, podemos usar o operador diferente. Ele retorna FALSO se o valor corresponder e VERDADEIRO se não corresponder. Você pode usá-lo como uma fórmula, ou também pode usá-lo com outras funções como SE, OU e E.
Neste post separamos diferentes exemplos de uso deste operador para que você possa conhecê-lo e aplicá-lo em suas planilhas. Confira!
Qual é o sinal de diferente no Excel?
Afinal, qual é o sinal de diferente no Excel? Muitos usuários não sabem como representar o operador de Diferente no Excel, pois no geral, utilizamos com mais frequência o operador Igual (=).
No Excel, o operador Diferente é simbolizado pelo sinal de menor < e maior > conforme mostrado na imagem abaixo:
Este operador pode ser utilizado quando se deseja ter certeza de que o valor de uma célula não é igual a um valor especificado ou quando você deseja excluir, por exemplo, um determinado valor de uma fórmula.
Exemplo:
=10<>9 resultará em VERDADEIRO, pois 10 não é igual a 9.
=20<>20 resultará em FALSO, pois 20 é igual a 20
Outros exemplos:
- =A<>B VERDADEIRO
- =A<>A FALSO
- =”Excel”<>”Word” VERDADEIRO
- =”Excel”<>”Excel” FALSO
Ainda parece complicado? Então, vamos conferir alguns outros exemplos para que você possa ver na prática o uso do operador de diferente no Excel.
Exemplo 1: Soma com exclusão de critérios
Neste primeiro exemplo, observe que temos uma lista de produtos e seus respectivos totais de vendas.
Deste modo, se precisarmos obter a soma das vendas de todos os produtos, basta utilizar a função SOMA conforme exemplo abaixo.
Por outro lado, suponha que você queira somar o total de vendas e excluir o produto Laranja da soma. Neste caso, é possível obter este resultado utilizando a função SOMASE conforme exemplo abaixo:
No exemplo acima, estamos instruindo o Excel a realizar a soma das vendas de todos os produtos, exceto Laranja. Em outras palavras, estamos obtendo a soma de todos os valores DIFERENTES de Laranja.
Exemplo 2: Comparar colunas com sinal de Diferente no Excel
O sinal de Diferente no Excel também pode ser utilizado para comparar colunas. Para melhor compreensão, observe a imagem abaixo na qual contém uma tabela com duas colunas com valores. Neste caso, precisamos comparar as duas colunas para verificar se os dados da primeira coluna são diferentes da segunda coluna.
Para realizar a comparação, basta inserir na célula C1 a fórmula:
=A2<>B2
Deste modo, se os valores comparados forem diferentes, o Excel retornará o resultado VERDADEIRO e se os valores comparados forem iguais, então o Excel retornará o resultado FALSO.
Para tornar a fórmula ainda mais dinâmica, podemos utilizar a função SE com o sinal de diferente no Excel conforme mostrado abaixo:
=SE(A2<>B2;"Diferente";"Igual")
Na fórmula acima, se o valor da célula A2 for diferente do valor da célula B2, então o Excel retornará o resultado “Diferente”. Caso contrário, o resultado da fórmula será “Igual”.
Dica de leitura:
Exemplo 3: Contagem com exclusão de critérios
O sinal de diferente no Excel também pode ser utilizado para realizar contagens com exclusão de determinados critérios. Para melhor compreensão, observe a imagem abaixo na qual contém uma tabela de carros e suas respectivas cores. Logo abaixo, precisamos 0bter a contagem de carros de todas as cores, exceto os carros de cor prata. Em outras palavras, precisamos obter a contagem de carros diferentes de prata.
Para isto, basta utilizar a função CONT.SE com o operador DIFERENTE no Excel conforme mostrado abaixo:
=CONT.SE(B2:B11;"<>Prata")
Dica de leitura:
Exemplo 4: Sinal de DIFERENTE em Formatação Condicional
Por se tratar de um operador lógico, o sinal de diferente também pode ser utilizado em uma regra de formatação condicional com fórmulas.
Para melhor compreensão, observe o exemplo abaixo no qual temos uma tabela com os nomes de alguns pacientes e suas respectivas datas de consulta.
Neste caso, precisamos criar uma regra de formatação condicional para destacar as datas diferentes da data atual (neste exemplo, 02/07/2024). Para isto, siga as etapas abaixo:
1. Selecione as células que irão receber a formatação condicional.
2. Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Nova Regra.
3. Na caixa de diálogo Nova Regra de Formatação, selecione a opção: Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.
4. No campo Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira, insira a seguinte fórmula:
=$B2<>HOJE()
A fórmula acima irá verificar se a célula B2 é diferente da data atual que é retornada pela função HOJE(). Se a data for diferente, então a fórmula retornará o VERDADEIRO e a formatação será aplicada, caso contrário, então a fórmula retornará FALSO e a formatação não será aplicada.
5. Clique no botão Formatar e crie uma formatação para esta regra conforme a sua preferência.
6. Clique em OK para finalizar.
Pronto! Observe que o Excel aplicou a formatação condicional apenas nas células diferentes da data atual.
Exemplo 5: Sinal de Diferente no VBA
Além das fórmulas do Excel, o sinal de diferente também pode ser utilizado em códigos VBA. Para melhor compreensão, observe no exemplo abaixo que estamos utilizando o operador diferente para comparar os valores 10 e 9 e retornar o resultado em uma caixa de mensagens (Msgbox).
Como resultado, o VBA retornará o resultado VERDADEIRO na caixa de mensagem.
Dica de leitura: Para mais dicas de uso do operador diferente no VBA, confira este artigo do site WallStreetmojo.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- 10 Funções Básicas do Excel que você precisa conhecer
- Funções do Excel – 40 Fórmulas Mais Importantes
- Como Fazer Fórmulas no Excel | Passo a Passo
- Fórmulas do Excel Não Funcionam: O que fazer?
- Função SEERRO no Excel – Do Básico ao Avançado
- Formatação Condicional na Linha Inteira do Excel
- O que é VBA? (Um Guia para Iniciantes)
E então, o que achou do tutorial sobre o uso do sinal de diferente no Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo.