Excel para Word: 4 Maneiras de Copiar uma Tabela
Quer aprender a copiar ou transferir uma tabela do Excel para Word? Então você está no lugar certo!
Quando trabalhamos com dados no Excel é comum precisarmos transferir algumas informações do Excel para Microsoft Word. E se você já precisou copiar uma tabela do Excel para um arquivo de Word, mas não sabe qual é a melhor maneira para fazer isso, então este artigo é para você.
Neste tutorial você vai aprender 4 diferentes maneiras de copiar uma tabela do Excel para o Word de maneira fácil e prática. Confira!
Como Transferir Tabela do Excel para Word
Método 1: Colar Tabela como Texto Simples
Esta primeira opção é indicada para quem deseja apenas mostrar dados de uma tabela no Word, mas com a possibilidade de editar as informações. Com ele, você terá uma tabela estática no Word, onde será possível formatar a tabela com as ferramentas disponíveis no Microsoft Word.
Para fazer este processo vamos usar como exemplo uma tabela com os dados de determinados produtos contendo valor, quantidade e valor total. Confira o exemplo abaixo:
Para copiar esta tabela do Excel para o Word, siga o seguinte passo a passo:
1. Primeiro, selecione os dados que deseja copiar para o Word.
2. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Copiar”, ou use o atalho Ctrl+C no Windows:
3. Em seguida, abra o documento do Word onde deseja inserir a tabela.
4. Dentro do documento, clique em colar ou utilize a tecla de atalho Ctrl+V.
5. Note que a tabela foi colada com a formatação original e você poderá formatar conforme desejar. Confira o exemplo abaixo:
Observe que ao colar a tabela desta maneira, as fórmulas não são copiadas. Neste exemplo, temos fórmulas na coluna D e caso seja necessário atualizar algum valor, isto deverá ser feito manualmente no Word.
6. Se desejar colar sem a formatação do Excel, basta escolher a opção: “Opções de colagem” > Usar Estilos de Destino, confira:
Método 2: Incorporar Tabela do Excel no Word como Objeto Vinculado
Como vimos no exemplo anterior, ao utilizar simplesmente a opção de copiar e colar, as fórmulas não serão copiadas do Excel para o Word. Mas saiba que é possível copiar e colar a tabela em um documento do Word e manter as duas tabelas vinculadas.
Deste modo, se você fizer qualquer alteração na tabela do Excel que foi copiada, esta alteração será refletida em tempo real na tabela que foi colada no Word.
Se este for o seu objetivo, então confira as etapas a seguir:
1. Selecione a tabela do Excel e copie (Ctrl+C).
2. No Word, clique no local onde deseja inserir a tabela. Vá até a guia “Página Inicial” > “Colar” > “Colar Especial”, confira a imagem abaixo:
3. Na janela que irá abrir, selecione “Colar vínculo” e no campo ao lado, escolha “Pasta de Trabalho do Microsoft Excel: Objeto” e clique em “OK”:
Feito isso, qualquer alteração que você realizar na tabela do Excel, será feita simultaneamente na tabela do Word. Confira o exemplo abaixo:
Informações importantes sobre este método:
- Como os dois arquivos estão vinculados um ao outro é necessário mantê-los juntos. Neste caso, se você enviar o arquivo de Word para alguém, deverá também enviar o arquivo de Excel, caso contrário, o link será quebrado e os dados no Word não serão atualizados.
- Sempre que o arquivo de Word for aberto, ele irá verificar se há atualizações na tabela do Excel e irá perguntar se você deseja atualizar o documento com os dados dos arquivos vinculados, para atualizar basta clicar em “Sim”.
- Se por alguma razão os dados no Word não forem atualizados em tempo real, clique com o botão direito do mouse sobre o documento e selecione a opção “Atualizar Vínculo”.
Método 3: Incorporar Documento do Excel como parte do Documento do Word
Com este método, você também poderá colar a tabela do Excel para o Word sem perder as suas fórmulas ou formatações. A vantagem deste método é que, diferentes do método anterior, neste caso não será preciso manter os dois arquivos juntos, uma vez que o Word funcionará como Excel.
Basicamente é como se você pudesse abrir e trabalhar em uma planilha do Excel de dentro do documento Word.
Para entender melhor como isso funciona, confira o passo a passo abaixo:
1. Selecione a tabela do Excel e copie (Ctrl+C).
2. Abra o documento do Word onde deseja inserir estes dados.
3. No Word, clique no local onde deseja inserir a tabela. Vá até a guia “Página Inicial” > “Colar” > “Colar Especial”. Na janela que irá abrir, selecione “Colar” e ao lado escolha a opção “Pasta de Trabalho do Microsoft Excel: objeto” e clique em “Ok“. Confira a imagem abaixo:
4. Note que a tabela foi copiada para o Word, normalmente:
No entanto, o Word criou um novo arquivo em Excel (que é parte do próprio documento do Word). Basicamente é como se o Excel estivesse dentro do Word.
Para entender melhor, como isso funciona, clique duas vezes na tabela e note que o arquivo de Excel será aberto dentro do documento Word. Nele será possível visualizar a interface do Excel enquanto ainda estiver no Word. Veja o exemplo abaixo:
Note que você poderá fazer qualquer alteração e também usar funcionalidades, como formatação condicional, inserir dados, entre outros, e isso será refletido na tabela.
Para voltar ao Word e sair do “modo Excel”, basta clicar duas vezes fora da janela do Excel.
Importante:
Se você usar várias tabelas e os dados forem muito grandes, o documento do Word se tornará muito pesado, pois ele também irá suportar o peso do arquivo do Excel que está incorporado. Neste caso, o ideal é usar o método 2 para colar a tabela do Excel para o Word.
Método 4: Colar Tabela do Excel como Imagem
Se você, deseja apenas visualizar uma tabela do Excel no Word, sem necessidade de atualizar dados, então você poderá colar a tabela como imagem. Neste caso, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Selecione a tabela do Excel e copie (Ctrl+C).
2. Abra o documento do Word onde deseja inserir estes dados.
3. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Colar como imagem, confira:
Note que a tabela foi copiada para o Word como uma imagem e você poderá formatá-la como qualquer outro tipo de imagem.
Confira também as seguintes dicas:
- Consolidar no Excel – Como Juntar Várias Planilhas
- Exportar do Excel para o PowerPoint: 4 maneiras fáceis
- Como salvar planilha em arquivos diferentes no Excel?
- Aprenda Salvar planilhas automaticamente no Excel
- Como Compartilhar Planilha no Excel
E então, o que achou do tutorial de hoje? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!