Caracteres Curinga no Excel: O que são e como usá-los
Você já ouviu falar sobre os caracteres curinga no Excel? Não, eles não tem nada a ver com o personagem Coringa do Batman e ao contrário disso, eles podem até “salvar a sua vida” no Excel.
Existem apenas 3 caracteres curinga no Excel (asterisco, ponto de interrogação e til) e muito pode ser feito usando-os. Neste guia, mostraremos alguns exemplos em que os caracteres curinga no Excel são muito úteis.
Acompanhe os detalhes a seguir para saber mais sobre este assunto:
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender sobre os caracteres curinga no Excel:
Afinal, o que são os caracteres curinga no Excel?
Os caracteres curinga são caracteres especiais que podem ocupar qualquer lugar de qualquer caractere (daí o nome curinga).
Existem três caracteres curinga no Excel. São eles:
* (asterisco) – representa qualquer número de caracteres . Por exemplo, Ex* pode significar Excel, Excels, Exemplo, Explorar, etc.
? (ponto de interrogação) – Representa um único caractere. Por exemplo, Esca?a poderia significar Escada ou Escala
~ (til) – É usado para identificar um caractere curinga (~, *,?) no texto. Por exemplo, digamos que você queira encontrar a frase exata Sala* em uma lista. Se você usar o Sala* como a string de pesquisa, ele fornecerá a você qualquer palavra que tenha o Sala no início, seguida por qualquer número de caracteres (como Sala, Salas, Salada).
Para procurar especificamente pelo sala*, precisamos usar ~. Portanto, nossa string de pesquisa seria sala ~ *. Aqui, a presença de ~ garante que o Excel leia o caractere seguinte como está e não como curinga.
Nota: Não encontramos muitas situações em que você precisa usar ~. No entanto, é um bom saber este recurso.
Agora vamos passar por quatro exemplos em que os caracteres curinga fazem todo o trabalho pesado.
Exemplos de uso de Caracteres curinga no Excel
Vejamos agora quatro exemplos práticos nos quais os caracteres curinga no Excel podem ser muito úteis. São eles:
- Filtrar dados usando um caractere curinga.
- Caractere curinga com PROCV.
- Encontrar e substituir correspondências parciais.
- Contar células não vazias que contêm texto.
Exemplo 1: Filtrar dados usando caracteres curinga do Excel
Os caracteres curinga do Excel são muito úteis quando se tem grandes conjuntos de dados e deseja filtrá-los com base em uma condição. Suponha que você tenha um conjunto de dados como mostrado na imagem abaixo:
Você pode simplesmente usar o caractere curinga asterisco (*) no filtro de dados para obter uma lista de empresas que começam com o alfabeto A. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:
1. Selecione as células que você deseja filtrar.
2. Acesse a guia Dados > Classificar e Filtrar > Filtro (ou use o atalho Ctrl + Shift + L).
3. Clique no ícone do filtro na célula do cabeçalho
4. No campo (abaixo da opção Filtro de Texto), digite A *
5. Clique em OK.
Note que o Excel agora mostrará apenas os nomes que começam com a letra A.
Ao adicionarmos um asterisco (*) após A, o Excel filtra qualquer palavras que comece com A. Isso ocorre porque um asterisco (sendo um caractere curinga do Excel) pode representar qualquer número de caracteres. Agora, com a mesma dica você pode usar vários critérios para filtrar os resultados desejados.
Por exemplo, se você deseja filtrar empresas que começam com o alfabeto A e contêm o alfabeto C, use a string A* C. Isso lhe dará apenas dois resultados.
Se você usar A?C, você só receberá o resultado de ABC Ltd (já que apenas um caractere é permitido entre ‘a’ e ‘c’)
Exemplo 2: Caractere curinga com PROCV
Você pode usar o caractere curinga (*) junto com a função PROCV quando estiver procurando um valor em uma lista e não no qual não existe uma correspondência exata.
Por exemplo, suponha-se que você tenha um conjunto de dados como mostrado abaixo e deseje procurar a empresa ABC na primeira lista, mas a lista tem apenas o nome ABC Ltd em vez de ABC.
Neste caso, não podemos usar a função PROCV comum, pois o valor de pesquisa não possui uma correspondência exata. E se você usar o PROCV com uma correspondência aproximada, ele fornecerá os resultados errados. Veja o exemplo abaixo:
No entanto, podemos usar um caractere curinga dentro da função PROCV para obter os resultados corretos.
Para este exemplo, basta digitar a seguinte fórmula na célula D2 e arrastar para outras células:
=PROCV("*"&C2&"*";$A$2:$A$8;1;FALSO)
Como a fórmula funciona?
Na fórmula acima, em vez de usarmos o valor de pesquisa como está, ele é concatenado em ambos os lados com o caractere curinga do Excel asterisco (*) – “*”&C2&”*”
Note que estamos dizendo ao Excel que ele precisa procurar por qualquer texto que contenha a palavra em C2. Ou seja, pode ter qualquer número de caracteres antes ou depois do texto em C2. Isso significa que a fórmula irá procurar uma correspondência e, assim que a obtiver, ela retornará esse valor.
Exemplo 3: Localizar e substituir correspondências parciais
A grande vantagem dos caracteres curingas no Excel está no fato deles serem bastante versáteis, ou seja, podemos usá-los em uma fórmula complexa ou simplesmente em funcionalidades básicas, como Localizar e substituir.
No exemplo abaixo, a palavra Batata-Doce foi inserida de diferentes maneiras (BatataDoce, Batata-Doce, Batata Doce). Pequenos erros como neste caso, podem ser muito comuns e para deixarmos essas palavras padronizadas, podemos usar os caracteres curinga com o recurso de Localizar e substituir. Para isso, siga os passos abaixo:
1. Selecione os dados em que você deseja encontrar e substituir o texto.
2. Acesse a guia Página Inicial > Localizar e Selecionar > Substituir . Isso abrirá a caixa de diálogo Localizar e substituir. (Se preferir, use o atalho Ctrl + U).
3. Digite o seguinte texto na caixa de diálogo Localizar e substituir:
- Localizar: Batata*D
- Substituir por: Batata-Doce
4. Clique em Substituir Tudo.
Isso irá mudar instantaneamente todos os formatos diferentes e tornando-os padrão para “Batata-Doce”.
Como isso funciona?
No campo Localizar, usamos Batata*D*, que encontrará qualquer texto que tenha a palavra Batata seguido da letra ‘D’ em qualquer lugar depois dela. Por isso, abrange todos os cenários (BatataDoce, Batata-Doce, Batata Doce, Batata_Doce, etc).
Por fim, no campo ‘Substituir por:’, inserimos a palavras na qual queremos substituir.
Exemplo 4: Contar células não vazias que contêm texto
Sim! O Excel já tem uma função pronta para contar o número de células que não estão vazias em um intervalo. E essa função chama-se CONT.VALORES.
No entanto, existe um problema, pois muitas vezes, quando importamos dados ou usamos a planilha de outras pessoas, pode haver casos em que há células vazias, enquanto isso pode não ser o caso. Essas células parecem vazias, mas possuem “” nelas. O problema nisso é que a função CONT.VALORES não considera isso como uma célula vazia (ela é contada como texto).
Observe exemplo abaixo:
No exemplo acima, estamos usando a função CONT.VALORES para encontrar células que não estão vazias e retorna 11 e não 10 (mas você pode ver claramente apenas 10 células que contém textos).
A razão, conforme mencionamos, é que o Excel não considera A11 como vazia (mesmo aparentando ser).
Para corrigir isso, usamos o caractere curinga dentro da função CONT.SE. Veja o exemplo abaixo:
=CONT.SE(A1:A11;"?*")
Essa fórmula instrui o Excel a contar apenas se a célula tiver pelo menos um caractere.
Na combinação ? * :
- ? (ponto de interrogação) garante que pelo menos um caractere esteja presente.
- * (asterisco) abre espaço para qualquer número de caracteres adicionais.
Nota: A fórmula acima funciona quando apenas tem valores de texto nas células. Se você tiver uma lista com texto e números, use a seguinte fórmula:
=CONT.VALORES(A1:A11)-CONTAR.VAZIO(A1:A11)
Do mesmo modo, é possível usar curingas em muitas outras funções do Excel, como SE, SOMASE, MÉDIASE e CORRESP.
Espero que esses exemplos possam ter te ajudado para dominar esse recurso no Excel.
Confira também o tutorial em vídeo
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Intervalos nomeados no Excel (Um guia completo)
- Símbolos no Excel – Diferentes Maneiras de Inserir
- Formatação Condicional no Excel (Guia Completo com Exemplos)
E então, o que achou da explicação sobre Caracteres curinga no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!