Colar Especial no Excel: Um Guia Completo
Quer aprender a usar a ferramenta Colar especial no Excel? Então este post é para você!
Quando o assunto é colar informações no Excel o bom e velho atalho Ctrl + V é a opção mais utilizada. Mas você sabia que existem outras maneiras de colar informações no Excel e obter diferentes resultados? Essa funcionalidade se encontra dentro da ferramenta Colar Especial no Excel e neste post você vai conhecer os detalhes dela.
O que é o Colar especial no Excel
Quando você copia (Ctrl + C) e cola (Ctrl + V ) uma determinada célula ou intervalo de células do Excel, o formato, cor, bordas, entre outros, também serão colados juntos conforme exemplo abaixo:
Dependendo da situação, pode ser que seu objetivo seja colar apenas a formatação e não os valores ou apenas os valores ou até mesmo apenas a fórmula. Neste caso, o ideal é usar a funcionalidade Colar especial do Excel.
Com a ferramenta Colar especial, é possível copiar dados baseados em fórmulas e colar apenas os valores já calculados em célula diferentes ou na mesma célula e colar apenas o formato.
Além disso, é possível transpor uma linha ou coluna copiada, ou seja, você pode converter linhas em colunas e vice e versa. Confira abaixo todas as funcionalidades presentes no colar especial do Excel:
Como acessar o Colar especial no Excel
Para acessar a ferramenta Colar especial no Excel, você pode usar umas das seguintes maneiras listadas abaixo:
Método 1: Usando a guia de opções do Excel
Após copiar as informações que você deseja colar, vá até a guia de opções do Excel e selecione Página Inicial > Colar > Colar Especial.
Feito isso a tela de colar especial será aberta:
Método 2: Usando o comando especial do menu com o botão direito do mouse
A maneira mais fácil de acessar a tela de colar especial é através do mouse. Para isso, basta copiar os dados desejados e clicar com o botão direito do mouse sobre a célula que irá receber o item copiado e selecionar a opção Colar especial.
Observação: Note que tanto no método 1 quanto no método 2, ao acessar o colar especial, algumas das principais funcionalidades do colar especial já aparecem e você pode escolher sem precisar abrir a janela de Colar Especial. Para saber o que cada uma das opções faz, basta passar o mouse sobre o ícone desejado conforme exemplo abaixo:
Método 3: Teclas de atalho para Colar especial no Excel
Se você prefere usar as teclas de atalho do teclado, então basta usar o comando Ctrl+Alt+V. Ao clicar neste atalho, a tela de colar especial será aberta.
Exemplos práticos de como usar o colar especial no Excel
Agora que já sabemos como acessar a ferramenta Colar especial do Excel, vamos conferir como cada uma das opções funcionam.
1. Colar Tudo
A primeira opção tem a mesma função do clássico Ctrl + V, ou seja, copia e cola todo o conteúdo da célula. Veja abaixo:
Note no exemplo acima que formatos, bordas e até mesmo as fórmulas foram copiadas para as células de destino.
2. Colar Fórmulas
Se o seu objetivo é copiar apenas a fórmula de determinada célula e colar em outra célula, então esta é a opção ideal.
Para este exemplo, vamos usar uma tabela referente as vendas de janeiro, nela temos o código de alguns produtos, a quantidade vendida, valor e o valor total. Na coluna de valor total, temos a seguinte fórmula: =B2*C2, que multiplica a quantidade pelo valor.
Logo abaixo temos uma tabela referente as vendas de fevereiro, note que a coluna Total está em branco e nela queremos copiar as fórmulas que estão na coluna Total da tabela de janeiro. Veja a imagem:
Para colar apenas as fórmulas da coluna D, basta selecionar o intervalo de D3:D7 da tabela de janeiro e copiar (Ctrl + C).
Feito isso, vá até à célula D11 da tabela de fevereiro clique com o botão direito do mouse (ou use as opções citadas acima para acessar o colar especial), selecione Colar especial e escolha a opção Fórmulas. Confira o exemplo:
Note que as fórmulas foram copiadas e os cálculos foram feitos conforme as informações contidas na tabela de fevereiro.
Observação: O formato moeda, não será colado, pois esta opção cola apenas a fórmula e, neste caso, você deverá formatar as células para o formato de moeda antes ou após colar as informações.
3. Colar Valores
A opção valores, irá colar apenas os valores na célula, ou seja, nesta opção as formatações, fórmulas, bordas, entre outros não serão coladas. Para selecionar esta opção basta realizar os mesmos passos acima e escolher a opção Valor. Veja o exemplo abaixo, onde copiamos as informações da coluna A para a coluna C. Observe que a formatação das células não foram copiadas.
4. Colar Formatos
Esta opção irá colar apenas o formato dos itens copiados, neste caso, se você quer apenas copiar o layout, escolha esta opção. Veja o exemplo abaixo:
5. Colar Comentários e anotações
Se sua planilha possuí comentários e/ou anotações saiba que também é possível colar estas informações. Confira o exemplo abaixo:
6. Colar Validação de Dados
O item Validação cola apenas itens que tenham a Validação de dados. Veja o exemplo abaixo, onde temos uma tabela com diversas informações e na coluna A temos algumas listas suspensas e vamos colá-las na tabela abaixo:
Note que copiamos a tabela inteira e na hora de colar, apenas as validações de dados foram coladas.
7. Colar Todos usando tema da origem
Esta opção é basicamente a mesma do colar tudo, ou seja, ela irá fazer uma cópia idêntica, com formatos, formatações, fórmulas, comentários, validações e o que mais tiver na tabela. Confira:
8. Colar Tudo exceto bordas
Se você precisa copiar uma tabela, mas deseja que apenas as bordas não sejam copiadas, então use a opção Tudo exceto bordas. Veja o exemplo abaixo:
9. Colar Fórmulas e formatos de números
Para colar apenas as informações contidas na tabela, sem sua formatação, bordas, alinhamentos e cores, a opção Fórmulas e formatos de números é a ideal, confira:
10. Colar Valores e formatos de números
A opção colar Valores e formatos de números funciona da mesma maneira que a anterior, a diferença é que ela não cola as fórmulas, apenas os valores. Veja a diferença:
Colar especial Fórmulas e formatos de números:
Colar especial Valores e formatos de números:
11. Colar Todos os formatos condicionais de mesclagem
Esta opção também tem a mesma funcionalidade da opção 1, ela copia toda a planilha, inclusive regras de formação condicional, veja o exemplo abaixo:
12. Colar Especial Operação
Nas opções de colar especial, existem algumas funcionalidades especiais no item Operação.
Estas funcionalidades são muito úteis e para melhor compreensão, suponha que você tenha uma planilha conforme mostrado no exemplo anterior, mas na coluna de valores você precisa inserir o reajuste do valor, ou seja, agora cada item vai ter um aumento no preço.
Se você tem uma tabela muito grande pode ser inviável aumentar manualmente cada um, ou inserir colunas auxiliares. Uma alternativa é usar a funcionalidade de Colar Especial Operação Adição. Confira abaixo o exemplo:
Note que na célula F4 inserimos o valor do aumento, ele será de R$1,00 para cada item.
E para podermos inseri-lo dentro da mesma tabela, basta seguir os passos a seguir:
1. Selecione a célula F4 e copie (Ctrl +C), selecione os campos onde este valor será adicionado, no exemplo C3:C7. Vá até Colar especial > Adição:
Em seguida clique em Ok e confira o resultado:
Observe que o valor de cada item recebeu um acréscimo de R$1,00.
Se você precisar subtrair, multiplicar ou dividir, basta usar cada uma destas opções que estão presente no item Operação. O processo será o mesmo conforme demonstrado acima.
Outras opções de Colar especial no Excel
Outras duas funcionalidades do Colar especial no Excel é o Ignorar Branco e Transpor. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles:
Colar especial: Ignorar Branco
Esta opção tem a finalidade de “pular” os espaços em branco e colar apenas os valores preenchidos. Veja no exemplo:
Colar especial: Transpor
A opção para transpor é muito útil quando temos dados em colunas e queremos que estes sejam colados em linhas ou vice e versa.
Para melhor compreensão, suponha que você tenha os meses do ano em colunas, mas deseja que estes meses estejam organizados em linhas. Para isso basta selecionar os meses, copiar (Ctrl + C), clicar onde seus dados serão colados, na opção Colar especial, selecionar Transpor. Confira o exemplo:
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como comparar colunas no Excel [Exemplos práticos]
- Quebra de Página no Excel – Como Inserir, Mover, Excluir e Ocultar
- Como Copiar e Colar no VBA – Passo a Passo
E então, o que achou do guia para colar especial no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!