Função SES no Excel – Como Testar Várias Condições
Você já ouviu falar da função SES no Excel? Essa função está presente no Excel a partir da versão 2016 e com ela é possível expandir ainda mais as possibilidades da tradicional função SE.
É possível usar a função SES para testar várias condições de uma vez e, em seguida, retornar o resultado com base nelas. Isso pode ser muito útil pois você não precisará criar aquelas fórmulas usando a função SE aninhadas e extremamente longas e que muitas vezes podem ser confusas.
Neste tutorial você vai aprender quando deverá usar a função SES no Excel, além de alguns exemplos para você dominar essa função. Confira!
Quando usar a função SES no Excel?
A função SES é capaz de testar várias condições e retornar o valor assim que encontra a primeira condição que foi atendida.
Isso torna essa função ideal para situações em que você precisa avaliar os alunos com base nas notas ou encontrar a comissão com base nos valores de vendas (abordaremos esses exemplos a seguir).
Importante: A função SES está disponível a partir da versão Excel 2016 no Windows (e não na versão Mac).
Sintaxe da Função SES no Excel
SES(teste_lógico1;valor_se_verdadeiro1;[teste_lógico2;valor_se_verdadeiro2];[teste_lógico3,valor_se_verdadeiro3];…)
Onde:
- teste_lógico1: Representa a primeira condição que é verificada.
- valor_se_verdadeiro1: Representa o valor a ser retornado se a primeira condição for VERDADEIRO.
- teste_lógico2: Esses são argumentos opcionais e você pode usar até 127 condições na função SES.
- valor_se_verdadeiro2: Esses são argumentos opcionais e você pode usar até 127 valores. Cada valor corresponde à sua condição e será retornado se sua condição for a primeira a ser VERDADEIRO.
Dicas Importantes:
- Lembre-se de que a função SES retornará apenas o valor da primeira condição VERDADEIRA. Portanto, você pode ter várias condições que são VERDADEIRAS. No entanto, apenas o valor do primeiro critério VERDADEIRO será retornado.
- Todas as condições na função SES devem retornar VERDADEIRO ou FALSO. Caso contrário, a fórmula apresentará um erro.
- Se todas as condições na função SES retornarem FALSO, o resultado da fórmula será o erro #N/D. Como o erro #N/D não é muito útil para descobrir o que aconteceu, você pode usar a última Condição como VERDADEIRA e o valor como FALSO ou um texto descritivo como “Sem correspondência”.
- Caso um ou mais dos testes lógicos fornecidos retornarem qualquer valor diferente de verdadeiro, ou falso, o Excel retornará o erro #VALOR!.
- SE você estiver usando uma versão mais antiga do Excel anterior a 2016, que não suporta a função SES, então irá obter como resultado o #NOME?.
- Mensagem de erro: “Você inseriu número insuficiente de argumentos para esta função“. Esta mensagem aparece quando fornecemos um argumento teste_lógico sem um valor valor_se_verdadeiro.
Como usar a função SES no Excel – Exemplos
Conforme mencionamos anteriormente, essa função é mais adequada para situações em que você precisa verificar as condições em uma sequência e retornar o valor da primeira condição atendida.
Agora vamos conferir alguns exemplos na prática.
Exemplo 1 – Encontrando a nota com base na pontuação
Suponha que você tenha as pontuações dos alunos em um exame conforme mostrado na imagem abaixo (coluna B) e as condições de avaliação nas colunas E e F.
Neste caso, precisamos encontrar a nota de cada aluno na coluna C conforme os critérios estabelecidos em E e F.
Para isto, usaremos a seguinte fórmula:
=SES(B2<$E$3;$F$2;B2<$E$4;$F$3;B2<$E$5;$F$4;B2<$E$6;$F$5;B2<$E$7;$F$6;B2>$E$7;$F$7)
Note que, embora as referências de célula da coluna B sejam relativas, as referências de célula das colunas E e F foram bloqueadas colocando o sinal $ (ou seja, $E$3). Isso nos permite copiar e colar essa fórmula em todas as outras células.
Caso você esteja usando o Excel 2013 ou uma versão anterior (ou Excel no Mac), você pode obter o mesmo resultado usando a função PROCV como correspondência aproximada. Apenas lembre-se de que neste caso a para usar a correspondência aproximada na função PROCV, a coluna mais à esquerda da tabela de pesquisa deve ser classificada em ordem crescente.
Neste caso, a fórmula ficará da seguinte maneira:
=PROCV(B2;$E$2:$F$7;2;1)
Exemplo 2: Identificando o valor da comissão
Neste segundo exemplo, suponha que você seja o responsável pelo departamento financeiro da sua empresa e precise calcular a comissão de cada pessoa com base nas vendas realizadas no trimestre. Veja a imagem abaixo:
Para isto, usaremos a seguinte fórmula:
=SES(B2<$E$3;$F$2;B2<$E$4;$F$3;B2<$E$5;$F$4;B2<$E$6;$F$5;B2>$E$6;$F$6)*B2
Observe que primeiro verificamos se o valor das vendas de cada vendedor na coluna B atende a um dos critérios de comissão. Quando um critério atende a uma condição, então retornamos o valor percentual da comissão que deverá ser paga ao vendedor.
Ao final da função, multiplicamos o valor percentual retornado pela função SES e multiplicamos pelo total de vendas do vendedor. Isso fará com o que o Excel retorne o valor R$ da comissão a ser paga.
Exemplo 3: Função SES com valor_se_falso
Conforme mencionado anteriormente, caso todas as condições na função SES retornarem FALSO, o resultado da fórmula será o erro #N/D. Como o erro #N/D não é muito útil para descobrir o que aconteceu, você pode usar a última Condição como VERDADEIRA e o valor como FALSO ou um texto descritivo como “Sem correspondência”.
No exemplo abaixo, usamos a função SES para categorizar os produtos da coluna A. No entanto, alguns produtos não possuem categoria (como é o caso do Café, Peixe e Chá) e, consequentemente retornará o erro #N/D.
Para contornar este erro, podemos usar a seguinte fórmula:
=SES(A2=”Maçã”;”Fruta”;A2=”Laranja”;”Fruta”;A2=”Batata”;”Legume”;A2=”Frango”;”Carne”;VERDADEIRO;”Outros”)
Observe que na fórmula acima, a adição da condição final, “VERDADEIRO”, “Outros” retornará o valor “Outros” quando nenhuma das condições na função SES for avaliada como VERDADEIRO.
Se você optar pela função SE em vez da função SES, então a fórmula ficará da seguinte maneira:
=SE(A2=”Maçã”;”Fruta”;SE(A2=”Laranja”;”Fruta”;SE(A2=”Batata”;”Legume”;SE(A2=”Frango”;”Carne”;”Outros”))))
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função CONT.SE e CONT.SES no Excel: Qual a diferença?
- Função SOMASES no Excel – Como usar?
- Função SE com E: como usar as duas juntas?
- Função E e função OU no Excel: como usar?
E então, o que achou do tutorial sobre a função SES no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!