Como TRANSPOR no Excel | 3 Maneiras Diferentes
Quer aprender a transpor no Excel? Então você está no lugar certo!
Se você pesquisou no Google “Como inverter dados de uma tabela“, “Como transformar as linhas em colunas no Excel“, “Como usar a função transpor” ou simplesmente “transpor excel“, o fato é que provavelmente você está querendo saber como TRANSPOR dados no Excel, ou seja, transformar linhas em colunas e vice-versa.
Uma alternativa é copiar e colar cada valor na nova tabela, o que seria muito trabalhoso e demorado. Por outro lado, existem diferentes maneiras bem simples para transpor dados no Excel e é justamente isso que veremos neste artigo. Confira!
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a transpor no Excel:
O que Significa Transposição de Dados?
Transpor literalmente significa fazer com que duas ou mais coisas troquem de lugar uma com a outra.
Ao lidar com dados no Excel, isso significa que você deseja transformar as linhas em colunas e as colunas em linhas, como no exemplo acima.
Em outras palavras, isso significa inverter os dados no eixo diagonal que vai do canto superior esquerdo ao canto inferior direito.
E agora que você já sabe do que se trata a transposição de dados, vamos conferir algumas maneiras diferentes de se fazer isso no Excel.
Opção 1: Usando a função TRANSPOR no Excel
A primeira maneira de se transpor dados no Excel é usando a função TRANSPOR. A função TRANSPOR permite transferir os dados de uma tabela na vertical, para uma tabela na horizontal ou vice-versa. Com ela é possível realizar a mudança na posição dos dados de maneira mais rápida e sem complicação.
Sintaxe: TRANSPOR(Matriz)
Onde:
Matriz: Representa o intervalo de células que deverão ser transpostas.
Para compreender como funciona a função TRANSPOR na prática, suponha que você tenha a seguinte tabela de vendas conforme mostrado na imagem abaixo:
Nesta tabela é possível visualizar as vendas de cada vendedor em determinados meses do ano.
Mas imagine que você precise que os dados estejam distribuídos de maneira diferente, ou seja, os meses do ano devem estar na horizontal (em linhas) e o nome dos vendedores na vertical (em colunas).
Neste caso, você pode usar a função TRANSPOR seguindo os passos abaixo:
1. Antes de mais nada é necessário realizar a contagem das linhas e colunas da tabela:
Como é possível observar, a tabela acima possui 7 linhas e 5 colunas.
2. O segundo passo é selecionar o espaço onde os dados serão transferidos, sendo assim, você deve selecionar as células de acordo com o que foi contado, porém na ordem inversa.
Desta forma, a seleção será de 5 linhas e 7 colunas, como mostra a imagem abaixo:
3. Agora chegou o momento de utilizar a função TRANSPOR. Para isso vá até a barra de fórmulas e digite:
=TRANSPOR(selecione o intervalo da tabela original)
A fórmula ficará da seguinte maneira:
4. Para que a função funcione corretamente ela precisa estar na forma matricial. Sendo assim, ao finalizar a função você deve pressionar as teclas do teclado: Ctrl+Shift+ENTER e então conferir o resultado:
Pronto! A sua tabela foi transferida perfeitamente, agora é só formatar conforme a sua preferência.
Vale lembrar que o oposto também pode ser realizado e, para isto, basta seguir os mesmos passos citados anteriormente.
Opção 2: TRANSPOR usando Colar Especial
Outra maneira ainda mais fácil para tranpor dados no Excel é utilizar o recuso de Colar Especial. Para isto, siga as etapas abaixo:
1. Selecione a tabela que você deseja converter e tecle Ctrl+C para copiar os dados selecionados.
2. Escolha o local onde você deseja transpor a matriz copiada e clique com botão direito do mouse sobre uma célula e escolha a opção Transpor em Opções de Colagem.
Note: Você não precisará selecionar nenhum intervalo conforme o método 1. Basta apenas uma única célula.
3. Pronto! Note que os dados da sua planilha foram convertidos.
Opção 3: Transpor no Excel com Power Query
O Power Query é uma ferramenta poderosa que permite transpor dados rapidamente no Excel.
O Power Query faz parte do Excel 2016, mas se você estiver usando o Excel 2013 ou 2010, será necessário instalá-lo como um suplemento.
Então, suponha que você tenha o conjunto de dados conforme mostrado abaixo:
Abaixo estão as etapas para transpor esses dados usando o Power Query:
1. Selecione os dados e acesse a guia Dados > Grupo Obter e Transformar Dados > Da Tabela / Intervalo.
2. Na caixa de diálogo Criar Tabela, certifique-se de que o intervalo esteja correto e clique em OK. Isso abrirá a caixa de diálogo Power Query Editor.
3. Na caixa de diálogo Power Query Editor, selecione a guia Transformar.
4. Na guia Transformar, acesse o grupo Tabela e selecione a opção Usar primeira linha como cabeçalhos > Usar cabeçalhos como primeira linha. Isso irá garantir que a primeira linha (que contém os nomes dos vencedores: A3, A4, A5, A6, A7 e A8) também seja tratada como dados e transposta.
5. Em seguida, clique em Transpor. Isso irá transpor os dados instantaneamente.
6. Agora, clique em Usar a Primeira Linha como Cabeçalho. Isso agora tornará a primeira linha dos dados transpostos como cabeçalho.
7. E para finalizar, acesse a guia Arquivo > Fechar e Carregar.
Isso fechará a janela do Power Query Editor e criará uma nova planilha que contém os dados transpostos.
Viu como é fácil? Agora você não precisa mais sofrer na hora de transferir dados da horizontal para vertical ou vice-versa. Escolha uma das opções conforme desejar e bom trabalho!
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