Lista Suspensa Dependente no Excel – Como criar?

Quer aprender a criar uma lista suspensa dependente no Excel? Então você está no lugar certo!

As listas suspensas são recursos extremamente úteis quando se está criando formulários de entrada de dados ou dashboards no Excel. Além disso, elas também servem para evitar o preenchimento errado de dados ou limitar as possibilidades de inserção de dados para o usuário.

Criar uma lista suspensa no Excel pode ser uma tarefa muito simples conforme você pode conferir neste tutorial. No entanto, você pode precisar criar mais de uma lista suspensa de modo que os itens disponíveis em uma segunda lista suspensa dependam da seleção feita na primeira lista. Chamamos isso de lista suspensa dependente ou lista suspensa condicional. Quer saber como cria-las? Então confira o passo a passo a seguir:

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar uma lista suspensa dependente no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Como criar uma lista suspensa dependente no Excel

No exemplo abaixo é possível notar que a Lista 2 depende da seleção feita na Lista 1. Se selecionarmos “Frutas” na lista 1, serão mostrados os nomes das frutas, mas se selecionarmos “Vegetais”, então serão mostrados os nomes dos vegetais na lista 2.

 

Lista suspensa condicional

Para criar uma lista suspensa dependente no Excel, basta seguir as etapas abaixo:

1. Selecione a célula onde deseja criar a primeira lista suspensa (principal).

2. Acesse a guia Dados > Validação de Dados. Isso irá abrir a caixa de diálogo de Validação de dados.

Validação de Dados - Lista dependente

3. Na caixa de diálogo de validação de dados, na guia de Configurações, selecione a opção Lista.

4. No campo ‘Fonte’, especifique o intervalo que contém os itens que devem ser mostrados na primeira lista suspensa.

Lista suspensa dependente no Excel

5. Clique OK. Isto irá criar a Lista Suspensa 1.

6. Selecione o conjunto de dados inteiro (A1:B6 neste exemplo).

7. Acesse a guia Fórmulas > Nomes Definidos > Criar da Seleção (ou use o atalho de teclado Ctrl + Shift + F3).

8. Na caixa de diálogo “Criar nome a partir da seleção”, marque a opção Linha superior e desmarque todas as outras. Isso irá dois intervalos de nomeados (‘Frutas’ e ‘Legumes’). Clique em OK.

9. Selecione a célula onde você deseja criar a sua lista suspensa dependente (E3 neste exemplo). Acesse a guia Dados > Validação de Dados.

Lista suspensa dependente com validação de Dados



10. Na caixa de diálogo Validação de dados, na guia de configuração, certifique-se de que a opção Lista esteja selecionada.

Criando uma lista suspensa dependente no Excel

11. No campo Origem, insira a fórmula =INDIRETO(D4). Aqui, D4 é a célula que contém a nossa lista suspensa principal.

Lista suspensa condicional

12. Clique em OK.

Pronto! Sua lista suspensa dependente está pronta e agora, quando você fizer a seleção na lista 1, as opções listadas na Lista suspensa 2 serão atualizadas automaticamente.


Explicando o processo

Para muitas pessoas, a criação de uma lista suspensa dependente pode ser algo confuso, mas é mais simples do que parece.

Basicamente a lista suspensa condicional (na célula E4) refere-se a =INDIRETO(D4). Isso significa que, quando você seleciona ‘Frutas’ na célula D4, a lista suspensa em E4 irá se referir ao intervalo nomeado ‘Frutas’ (através da função INDIRETO) passando a listar todos os itens dessa categoria.

Importante: Se a categoria principal for mais de uma palavra (por exemplo, ‘Frutas sazonais’ em vez de simplesmente ‘Frutas’), então será necessário usar a fórmula =INDIRETO(SUBSTITUIR(D3;”‘;”_”)).

A razão para isso é que o Excel não permite espaços em intervalos nomeados. Portanto, quando você cria um intervalo nomeado usando mais de uma palavra, o Excel insere automaticamente um sublinhado entre as palavras. Por exemplo, quando você cria um intervalo nomeado com ‘Frutas sazonais’, ele será nomeado como Frutas_sazonais. Portanto, usar a função SUBSTITUIR dentro da função INDIRETO garante que os espaços sejam convertidos em sublinhados.

Outros exemplos de listas suspensas dependentes

Para finalizar, deixamos abaixo um outro exemplo de uso de listas suspensas dependentes. Note que a lista cidade mostra apenas as cidades referente a estado selecionado anteriormente.

Exemplo de Lista suspensa dependente

 

Leitura recomendada: Como cria uma lista suspensa com Autocompletar

E então, o que achou da explicação sobre a criação de Lista Suspensa Dependente no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!