Função TRANSPOR no Excel – Como usar?

Quando se utiliza o Excel, uma das primeiras tarefas que se costuma ser realizada é a organização dos dados em uma tabela. Mas e se os dados estão em uma tabela só que na vertical e precisamos que estes estejam na horizontal?

Uma alternativa é copiar e colar cada valor na nova tabela, o que seria muito trabalhoso e demorado. Por outro lado, é possível realizar essa tarefa de maneira muito mais simples e rápida utilizando a função TRANSPOR.

Se você ainda não conhece e quer aprender mais sobre essa função, então confira o passo a passo a seguir!!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer e baixar a planilha gratuitamente.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Função TRANSPOR no Excel – Como usar?

Para que serve a Função TRANSPOR

A função TRANSPOR permite transferir os dados de uma tabela na vertical, para uma tabela na horizontal ou vice-versa. Com ela é possível realizar a mudança na posição dos dados de maneira mais rápida e sem complicação.

Sintaxe: TRANSPOR(Matriz)

Onde:

Matriz: Representa o intervalo de células que deverão ser transpostas.

Exemplo prático

Para facilitar a visualização do funcionamento e utilização da função TRANSPOR, vamos utilizar como exemplo uma tabela que contêm as seguintes informações:

Função TRANSPOR

Nesta tabela é possível visualizar as vendas de cada vendedor em determinados meses do ano.

Mas imagine que precisamos que os dados estejam distribuídos de maneira diferente, ou seja, os meses do ano devem estar na vertical e o nome dos vendedores na horizontal.

Neste caso, vamos utilizar a função TRANSPOR, acompanhe o passo a passo:

1.  Antes de mais nada é necessário realizar a contagem das linhas e colunas da tabela:

Como pode-se observar a tabela possuí 7 linhas e 5 colunas.

2.  O segundo passo é selecionar o espaço onde os dados serão transferidos, sendo assim, você deve selecionar as células de acordo com o que foi contado.

Desta forma, a seleção será de 5 linhas e 7 colunas, como mostra a imagem abaixo:

3.  Agora chegou o momento de utilizar a função TRANSPOR. Para isso vá até a barra de fórmulas e digite: =TRANSPOR(selecione o intervalo da tabela original), assim, a fórmula ficará da seguinte maneira:

4.  Para que a função funcione adequadamente ela precisa estar na forma matricial. Sendo assim, ao finalizar a função você deve pressionar as teclas do teclado: Ctrl+Shift+ENTER e então conferir o resultado:

 

Pronto a sua tabela foi transferida perfeitamente, agora é só formatar da maneira desejada:

Vale lembrar que o contrário também pode ser realizado, bastar seguir o mesmo passo a passo.

Viu como é fácil, agora você não precisa mais sofrer na hora de transferir dados da horizontal para vertical ou vice-versa.

 

E você gostou da dica? Continue acompanhando nosso site e conheça mais funções do Excel!