Aprenda a planejar uma viagem com o Excel

Quer aprender a planejar um viagem com o Excel? Então você está no lugar certo!

Viajar realmente é maravilhoso, mas nem sempre podemos dizer o mesmo do planejamento.

Se você está querendo planejar sua viagem, provavelmente está se sentindo sobrecarregado, afinal, existem muitos fatores a serem considerados como, por exemplo, destino, custos, locais a serem visitados, comida que gostaria de experimentar, entre outros.

E foi pensando neste assunto que criarmos este post para te ajudar a planejar a sua viagem utilizando uma ferramenta bastante conhecida – o Excel. Acompanhe os detalhes a seguir e confira as dicas.

Dicas para planejar uma viagem com o Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a planejar uma viagem com o Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Defina seu orçamento

Uma vez que você já sabe o destino da sua próxima viagem, chega o momento de definir o seu orçamento. É importante optar por essa etapa logo no início do planejamento para não ter surpresas com os custos totais da viagem.

Como planejar uma viagem usando o Excel

Com o destino e a data de partida em mente, comece listando todos os custos conforme as pesquisas que você for fazendo. O legal é que com o Excel você consegue listar todas as opções e comparar facilmente o melhor custo-benefício.

Despesas para planejar viagem no Excel

Categorize as despesas

Após listar todos os custos da sua viagem e definir o seu orçamento, separe um tempo para categorizar as despesas. Aqui é interessante criar cinco a seis categorias. Algumas sugestões são: Transporte, Hospedagem, Alimentação, Entretenimento, entre outros.

Categorizar despesas - Planejar viagem no Excel

Criar categorias vai muito além de manter a sua planilha organizada. A ideia aqui é identificar a composição dos custos. Se você tiver que cortar custos da sua viagem, por exemplo, saberá qual categoria terá maior ou menor peso.

Liste roteiros

Apesar de não ser uma regra para o planejamento de viagens, a criação de uma lista de roteiros pode manter a sua viagem ainda mais organizada.

Cronograma - Planejar viagem no Excel

Há quem prefira seguir viagem sem um roteiro, simplesmente para não ficar preso no planejamento. No entanto, dependendo da quantidade de locais que você pretende visitar, pode ser interessante listar seus roteiros para aproveitar o máximo possível de cada atração. O Excel pode ser um grande aliado nesse momento e você pode, por exemplo, listar datas, horários e locais e imprimir uma A4 para conferir se está dentro da sua programação.

Tenha um checklist

Viajar envolve uma série de processos que pode causar esquecimentos como a renovação do passaporte, as escovas de dente, os documentos, roupas de inverno, entre outras situações.

Checklist - Planejar viagem no Excel

Mas a boa notícia é que você pode evitar todos esses esquecimentos ao planejar tudo em uma lista de verificação. Assim como a lista de roteiros, você também pode criar a sua check-list de tarefas e imprimir para se certificar de que não irá se esquecer de nada.

Simplifique o seu planejamento

De fato nem todo mundo possui habilidades necessárias em Excel ou tempo disponível para a criar uma planilha para planejar a sua viagem. E pensando nisso, nós criamos um modelo para você começar o seu planejamento imediatamente.

Planilha de Planejamento de Viagens

A Planilha de Planejamento de Viagens foi feita para você que quer simplicidade na hora de planejar sua viagem. Com ela você pode:

  • Planejar as despesas da sua viagem e categorizar seus gastos de maneira organizada;
  • Criar um check-list com todas as tarefas a serem realizadas antes e durante a sua viagem, evitando esquecimentos, correria, imprevistos e problemas na sua viagem;
  • Criar um cronograma completo com datas e horários dos seus destinos.

Para adquirir a planilha, basta acessar a nossa loja através desse link.

E então, o que achou da explicação sobre como planejar uma viagem com o Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!