0

Como fazer gráfico no Excel

Os gráficos são excelentes ferramentas para analisar de maneira mais simples e dinâmica os diversos tipos de dados. A representação gráfica facilita a interpretação das informações com o auxílio de formas, cores, linhas, entre outros recursos. Mas e você, sabe como fazer gráfico no Excel?

Pensando neste assunto, separamos o passo a passo de como fazer gráfico no Excel de maneira rápida e fácil. Acompanhe!

Como fazer gráficos no Excel

Como fazer gráfico no Excel – Passo a passo

1. Tenha os dados em tabelas

 O primeiro passo para montar o gráfico é organizar os dados dentro de uma tabela no Excel. No exemplo abaixo, há uma tabela com o total de vendas realizadas nos primeiros meses do ano:

criar gráfico no Excel

2. Insira o gráfico

O segundo passo para fazer o gráfico no Excel é selecionar os dados da tabela, e então ir até a aba “Inserir”. Nesta aba irão aparecer diversas opções de gráficos, veja:

como criar gráfico no Excel

Na imagem abaixo podemos visualizar os modelos dos principais tipos de gráficos (colunas, pizza, dispersão, entre outros). Nesta etapa é importante escolher o modelo de gráfico que se adeque aos dados, ou seja, optar pelo gráfico onde as informações ficarão de forma mais clara e de melhor visualização para a sua interpretação.

Neste caso, vamos utilizar o gráfico de colunas, então basta selecioná-lo e em seguida escolher o tipo de coluna e clicar:

fazer gráfico no Excel

Após selecionar o gráfico desejado, o Excel irá criá-lo conforme a imagem abaixo:

fazer gráficos Excel

Note que no gráfico é possível ver a quantidade de vendas de cada mês separadas por colunas. O gráfico simples está criado e para melhorar ainda mais a sua visualização, separamos no próximo tópico algumas dicas de formatação para deixar o gráfico ainda mais atrativo.

Como fazer gráfico no Excel – Formatação do gráfico

1. Insira um título

Para saber o que o gráfico está nos mostrando é essencial que este tenha um título, portanto, insira um nome no campo “Título do Gráfico”. Com o cursor do mouse vá até a área do título clique com o botão esquerdo e então digite o nome que desejar, veja:

grafico no Excel

2. Exclua itens desnecessários

Queremos que os gráficos nos mostre de forma clara as informações referentes aos dados da tabela, portanto, tire as linhas da grade, elas não serão necessárias nesta ocasião, e removê-las irá melhorar a aparência do gráfico.

A maneira mais simples de tirar estas linhas é clicando com o botão esquerdo do mouse em cima da linha:
desenvolver gráficos no Excel

Agora é só clicar em “Delete” e ver o resultado:

criar gráficos no Excel tutorial

3. Altere as cores

Para esta dica é recomendado usar o bom senso e escolher as cores que mais adequem a informação que será passada através do gráfico. O primeiro passo será formatar as cores e para isso, clique com o botão esquerdo do mouse dentro de uma das colunas. Em seguida irá aparecer as opções de formatação, selecione a opção “Preenchimento”, agora é só escolher a cor que deseja (3), veja a imagem:

 cores gráfico no Excel

 A formatação das cores também pode ser realizada de maneira mais prática, acompanhe:

mudar cor de gráfico no excel

Além de alterar as cores das colunas do gráfico, também é possível mudar as cores do fundo gráfico, basta clicar com o botão direito do mouse na área do gráfico e selecionar “Formatar Área de Plotagem”, em seguida selecione a opção “Preenchimento” > “Preenchimento Sólido” e escolha a cor desejada, veja na imagem abaixo:

formatar gráfico no excel

4. Insira rótulos

Nas colunas do gráfico é possível inserir também o valor de cada série de dados. Por exemplo, no mês de janeiro ocorreram 4000 vendas, na coluna de janeiro podemos colocar este valor, assim como nas demais colunas.

Para esta dica, é só clicar com o botão direito do mouse em qualquer coluna do gráfico e selecionar a opção “Adicionar Rótulos de Dados”:

como formatar gráfico no Excel

Veja como o gráfico ficou, após inserirmos os rótulos e formatá-los:

como fazer gráfico no Excel

Citamos aqui, algumas dicas de como deixar o seu gráfico mais atrativo, no entanto existem diversas outras ferramentas de formatação para serem usadas.

Dica extra

Aprenda como fazer gráfico no Excel é uma atividade de requer treinos. Portanto, experimente diferentes formatos de gráficos e formatações, e escolha o que mais combina com a informação que você deseja passar.

Gostou da dica? Confira mais dicas e tutoriais de Excel em nosso site!

admin