Como Remover Espaços em Branco no Excel
Quer aprender a remover espaços em branco no Excel? Então você está no lugar certo!
Geralmente quando copiamos dados de um fonte externa e colamos em uma planilha do Excel (como, por exemplo, relatórios de texto simples, listas da Web, etc) é provável obtermos espaços extras junto com dados importantes.
Espaços à esquerda e à direita no Excel geralmente geralmente causam muita frustração, principalmente se você for usar alguma função como a PROCV para fazer buscas em sua planilha.
Mas a boa notícia é que existem diferentes maneiras de remover espaços em branco no Excel. Quer saber como? Então confira os detalhes a seguir:
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a remover espaços em branco no Excel:
Porque remover espaços em branco no Excel?
Mas afinal, qual é o grande problema com espaços em branco em planilhas do Excel? Eles são muitas vezes invisíveis ao olho humano. Um usuário atento pode, ocasionalmente, notar um espaço à esquerda antes do texto ou alguns espaços extras entre as palavras. Mas não há como detectar espaços à direita, aqueles que ficam fora de vista no final das células, ao menos que você clique em cada célula para verificar.
De maneira geral, é um grande problema quando espaços extras estão presentes na sua planilha, pois eles podem gerar erros em suas fórmulas. O fato é que duas células contendo o mesmo texto com e sem espaços, mesmo que seja um caractere de espaço simples, são consideradas valores diferentes. Veja os exemplos abaixo onde temos o mesmo texto na célula A1 e A2, mas um simples espaço torna o conteúdo diferente quando se pretende usar uma fórmula no Excel.
Em um outro exemplo, suponha-se que você tenha um conjunto de dados conforme mostrado abaixo:
Agora, dê uma olhada no que acontece quando usamos a função PROCV para obter o sobrenome utilizando o primeiro nome.
Talvez você não consiga identificar a diferença a olho nu, mas existe um espaço extra no primeiro nome que está causando esse erro na função.
Neste exemplo, foi fácil identificar o problema, pois temos um conjunto de dados pequeno, mas imagine ter que verificar isso em milhares de linhas. E para se certificar de que suas função irão funcionar corretamente, é fundamental remover espaços em branco no Excel utilizando alguns métodos conforme veremos a seguir:
Como remover espaços em branco no Excel?
Neste tutorial, mostraremos duas maneiras de remover espaços em branco no Excel. São elas:
Método 1: Usando a função ARRUMAR
A função ARRUMAR do Excel remove os espaços iniciais e finais e os espaços duplos entre as cadeias de texto.
Por exemplo, no exemplo citado anteriormente, para remover espaços da lista inteira dos nomes (em A2:A7), use a seguinte fórmula na célula C2 e arraste-a para baixo para todos os primeiros nomes:
=ARRUMAR(A1)
A função ARRUMAR do Excel irá remover instantaneamente todos os espaços iniciais e finais da célula. Depois de ter os dados limpos, copie-os e cole-os como valores no lugar dos dados originais.
Esta função também é muito útil se você tiver mais de um caractere de espaço entre as palavras. Neste caso, ela remove os espaços extras de forma que o resultado sempre tenha um caractere de espaço entre as palavras. Veja o exemplo abaixo:
A função ARRUMAR do Excel faz um bom trabalho ao remover espaços em branco, mas falha quando existem caracteres não imprimíveis (como quebras de linha) no conjunto de dados. Para remover caracteres não imprimíveis, você pode usar uma combinação das funções ARRUMAR e TIRAR.
Se você tiver algum texto na célula A1 da qual deseja remover espaços, use a fórmula abaixo:
=ARRUMAR(TIRAR(A1))
Método 2: Usando Localizar e Substituir
Outra opção para remover espaços em branco no Excel é usar a funcionalidade Localizar e Substituir.
Esta é uma técnica mais rápida e pode ser útil nas seguintes situações:
- Quando você deseja remover espaços duplos.
- Quando você deseja remover todos os caracteres de espaço.
Removendo Espaços Duplos
Observe que essa técnica não pode ser usada para remover espaços iniciais ou finais. Ela irá encontrar e substituir espaços duplos, independentemente da sua posição.
Abaixo estão os passos para fazer isso:
- Selecione as células das quais você deseja remover espaços duplos.
- Acesse a guia Página Inicial > Localizar e Selecionar > Substituir. (Você também pode usar o atalho de teclado – CTRL + U).
Na caixa de diálogo Localizar e substituir, insira:
Localizar: Duplo Espaço (Teclando duas vezes a tecla de espaço)
Substituir por: Espaço Único (Teclando uma vez a tecla de espaço)
- Clique em Substituir Tudo.
Isso substituirá todos os espaços duplos por um único caractere de espaço.
Note que isso só removerá espaços duplos. Se você tiver três caracteres de espaço entre 2 palavras, isso resultaria em 2 caracteres de espaço (removeria um). Nesses casos, você pode fazer isso novamente para remover quaisquer espaços duplos que possam ter sido deixados.
Removendo Espaços Únicos
Para remover todos os caracteres de espaço em um conjunto de dados, siga as etapas abaixo:
- Selecione as células das quais você deseja remover espaços duplos.
- Acesse a guia Página Inicial > Localizar e Selecionar > Substituir. (Você também pode usar o atalho de teclado – CTRL + U).
Na caixa de diálogo Localizar e substituir, insira:
Localizar: Espaço Único (Teclando uma vez a tecla de espaço)
Substituir por: Deixe em branco
- Clique em Substituir Tudo.
Isso irá remover todos os caracteres de espaço no conjunto de dados selecionado.
Note: Nesse caso, mesmo que haja mais de um espaço entre duas palavras ou números, todos eles serão removidos.
Confira o tutorial em vídeo:
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como comparar colunas no Excel [Exemplos práticos]
- Como excluir valores repetidos no Excel
- Intervalos nomeados no Excel (Um guia completo)
E então, o que achou do artigo sobre como remover espaços em branco no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!