Ranking no Excel: Saiba como criar (Diferentes Maneiras)
Procurando maneiras de criar um ranking no Excel? Então você veio ao lugar certo!
Um ranking costuma ser muito usado para classificar diversos tipos de informações. Por exemplo, se você quer mostrar o ranking dos top 5 vendedores do mês, ou até mesmo ranquear os meses com mais vendas ou produtos mais vendidos. Mas você sabia que é possível criar rankings personalizados no Excel?
Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:
Ranking no Excel – Como criar?
Existem diferentes maneiras de se criar ranking no Excel. E cada uma delas irá depender do tipo de ranking que você precisa.
A seguir, separamos as principais opções para que você possa verificar qual modelo poderá lhe atender.
Ranking com a função ORDEM
O Excel possui uma função específica que é usada para a classificação de determinado valor dentro de uma lista de valores de maneira mais rápida e simples, o nome dela é ORDEM.
Com essa função você poderá classificar do maior para o menor, bem como do menor para o maior.
A sintaxe é: ORDEM(número,ref,[ordem])
Onde:
- Número: É um argumento obrigatório. Ele representa número cuja posição se deseja encontrar.
- Ref: Argumento obrigatório. Refere-se a matriz ou referência a uma lista de números.
- Ordem: Argumento opcional. Representa o número que específica como posicionar um número em uma ordem, onde 0 é crescente e 1 é decrescente.
Exemplo 1: Para exemplificar o uso da função ORDEM, vamos usar uma tabela com os meses do ano e valor de vendas. Deste modo, desejamos obter o ranking das vendas. Confira a imagem abaixo:
No exemplo acima, queremos um ranking crescente. Para isso, basta inserir na linha C2 a seguinte função:
=ORDEM(B2;$B$2:$B$7;0)
Na função acima, primeiro selecionamos a primeira célula onde estão os valores a serem classificados (B2), em seguida, basta selecionar todo o intervalo (B$2:$B$7). Lembre-se de referenciar a intervalo com o símbolo $, para que ao arrastar a fórmula a referência seja mantida.
Por último, insira o número 0, pois neste caso queremos o ranking crescente. Para finalizar, basta teclar Enter e arrastar a fórmula para as demais células. Confira o resultado:
Exemplo 2: No segundo exemplo vamos usar a mesma tabela de vendas, no entanto, agora queremos classificar os valores em ordem decrescente. Para isso, basta inserir o número 1 no argumento Ordem. Veja na imagem abaixo:
Detalhes que você precisa saber sobre a Função ORDEM
- A função ORDEM funciona apenas para valores numéricos: sejam eles números positivos e negativos, zeros, valores de data e hora. Os valores não numéricos são ignorados.
- Se o número não for encontrado no argumento Ref da função, irá retorna o erro #N/D.
- Todas as funções ORDEM retornam a mesma classificação para valores duplicados (iguais) e ignoram a classificação subsequente, conforme a imagem abaixo:
Ranking no Excel com a Função ORDEM.EQ
A função ORDEM.EQ funciona do mesmo modo que a função ORDEM. Ela é uma versão mais recente, introduzida a partir do Excel 2010.
Sendo assim, no Excel 2007 e em versões anteriores, você sempre deve usar a função ORDEM. No Excel 2010 e superiores, você pode escolher usar a função ORDEM ou ORDEM.EQ, mas é recomendado usar a mais recente, pois a função ORDEM pode ser descontinuada em algum momento.
A sintaxe é: ORDEM.EQ(número,ref,[ordem])
Confira abaixo a imagem de exemplo, usando a função ORDEM.EQ:
Ranking no Excel com a Função ORDEM.MÉD
ORDEM.MÉD é outra função usada para classificar valores que só está disponível a partir do Excel 2010. A diferença entre ela e a demais é que, se um número tiver a mesma classificação, a classificação média será retornada.
A sintaxe é: ORDEM.MÉD(número,ref,[ordem])
A função ORDEM.MÉD é usada da mesma forma, o que irá mudar é o seu resultado. Confira o exemplo abaixo:
Como criar Ranking no Excel com desempate
Como vimos anteriormente, a função ORDEM retorna a mesma classificação para itens que possuem valores iguais. Se você não deseja isto, é possível usar algumas outras funções para resolver situações de desempate e atribuir uma classificação exclusiva a cada número.
E a seguir vamos mostrar algumas maneiras para realizar a classificação de maneira exclusiva.
Opção 1: Usando a função CONT.SE
Com a função CONT.SE é usada para contar o número de células que atendem a determinado critério. E usando referências absolutas e relativas, conseguimos descobrir se o número da célula verificada já apareceu nas células acima. Neste caso, para todas as primeiras ocorrências, CONT.SE retorna 1 e você subtrai 1 no final da fórmula para restaurar a classificação original.
Para entender melhor confira a tabela abaixo, usando a função ORDEM.EQ e CONT.SE separadamente:
Note no exemplo acima que onde o valor se repete (B6) a função CONT.SE exibe o valor 1 (D6). Isto porque, a função encontrou um valor repetido nas linhas superiores e, neste caso, a fórmula irá trazer o valor 2, pois existem duas ocorrências iguais.
O passo seguinte da função CONT.SE é restaurar a classificação original, por isso, subtraímos a fórmula pelo número 1, resultando 1 na célula D6.
Agora para criarmos o ranking, basta somarmos uma função com a outra. Veja o exemplo abaixo:
Usando as duas funções juntas, ficará da seguinte maneira:
Opção 2: Usando coluna auxiliar
No exemplo acima, vimos como classificar de maneira exclusiva o resultado, porém, se houverem mais valores repetidos, o ideal é criar uma coluna auxiliar, com o critério de desempate.
Para entender melhor como seria, vamos supor que você deseja obter o top 5 vendedores do mês de acordo com o seu valor total de vendas. Veja a imagem abaixo:
O primeiro passo para criar o ranking é inserir uma coluna auxiliar que permita obter valores únicos. Para isso, insira uma coluna e digite a seguinte fórmula:
=D2+LIN(D2)/100000
Esta fórmula irá pegar o valor das vendas de cada linha e dividir por um valor bem grande, no caso 100000. Com isso não teremos valores iguais. Confira a imagem abaixo:
Feito isso, crie uma coluna com o ranking, e insira a função ORDEM.EQ, usando como referência a coluna auxiliar:
Neste momento, você já tem um ranking sem empates. Note, por exemplo, que o vendedor Cristiano e a vendedora Ana possuem valores iguais de vendas, mas no critério de desempate, o Cristiano ficou em 5º lugar:
Agora você pode inserir o nome de cada vendedor dentro da tabela de ranking ao lado. Para isso, basta usar a função PROCV. Confira a seguir:
Ranking no Excel com vários critérios
Quando há a necessidade de criar um ranking levando em consideração mais de um critério, uma maneira de se fazer isso é usar a função SOMARPRODUTO.
A função SOMARPRODUTO basicamente verifica as colunas onde estão as condições e retorna uma matriz na qual todos os valores serão VERDADEIROS se corresponderem as condições.
Para compreender melhor como funciona, vamos ao exemplo prático, onde temos as vendas de alguns vendedores, os produtos (Fogão e Geladeira) e o valor total. No exemplo, queremos obter o ranking, mas tendo como critério além do valor da venda, o produto, neste caso, o fogão. Confira o exemplo:
Na imagem acima, destacamos as linhas onde contém o produto “Fogão”, para ser de fácil visualização. Agora na coluna “Ranking por Produto (Fogão)”, vamos inserir a seguinte fórmula:
=SOMARPRODUTO(($B$2:$B$11=”Fogão”)*($C$2:$C$11>C2))+1
Confira a imagem:
Na fórmula acima, a primeira parte ($B$2:$B$11=”Fogão”) irá verificar se a matriz atende a primeira condição, neste caso, ser o produto “fogão”. Sendo VERDADEIRO se obedecer ao critério, veja a imagem de com a fórmula fica:
Na segunda parte ($C$2:$C$11>C2), estamos verificando a segunda condição, que é ter o maior valor de venda, por isso o sinal de maior “>”. Se for maior, então será VERDADEIRO. Veja a imagem abaixo:
No Excel o VERDADEIRO é igual a 1 e FALSO igual a 0. Multiplicar as duas matrizes resulta em uma matriz de 1 e 0, onde 1 é retornado apenas para as linhas em que ambas as condições são atendidas, no caso, a linha 5.
Em seguida, a função SOMARPRODUTO irá somar os elementos da matriz de 1 e 0, retornando 0 para o maior número em cada grupo. E ao final o 1 é adicionado ao resultado para começar a classificação com 1.
Ao finalizar basta teclar “Enter” e conferir o resultado:
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função ORDEM no Excel – Saiba como utilizar
- Como Colocar em Ordem Alfabética no Excel
- Como comparar colunas no Excel [Exemplos práticos]
- Filtro Avançado do Excel – Como usar?
E então, o que achou da dica? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!