PROCV com SOMASE: Como usar as Funções Juntas?
Quer aprender a usar a função PROCV com SOMASE juntas? Então você veio ao lugar certo!
A função SOMASE está presente no Excel a partir da versão 2007. Ela é usada para somar vários valores de acordo com determinado critério. Já a função PROCV, como sabemos, faz a busca vertical dentro de uma tabela.
Mas você sabia que é possível usar essas duas funções juntas? As duas funções podem ser usadas aninhadas, quando precisamos somar valores com base em critérios que não estão em uma mesma tabela. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira os detalhes a seguir!
Como usar Procv com Somase juntos?
Navegue pelo tópico de seu interesse:
Função PROCV
Como sabemos, a função PROCV realiza buscas verticais de acordo com determinado critério. E você pode usá-la para localizar um valor dentro de um intervalo.
A sintaxe da função PROCV é:
=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)
Onde:
- valor_procurado: É o valor que deseja-se pesquisar;
- matriz_tabela: É o intervalo de células onde você deseja encontrar o valor procurado;
- núm_índice_coluna: Aqui você irá inserir o número da coluna onde está o valor a ser encontrado.
- procurar_intervalo: Escolha 0/FALSO para obter a correspondência exara ou 1/VERDADEIRO para retornar a correspondência aproximada.
Exemplo de PROCV:
Para exemplificar o uso da função PROCV, vamos usar uma tabela com o nome de alguns alunos e suas respectivas notas. E o que queremos é que o Excel traga a nota da aluna Fernanda. Para isso basta usar a função PROCV, conforme imagem abaixo:
Note no exemplo acima, que estamos dizendo para o Excel procurar o valor da célula D2 (Fernanda), que esteja dentro da matriz A2:B7 na coluna 2. Como queremos a correspondência exata, ao final da função colocamos o 0.
Para saber mais sobre a função PROCV, confira: 10 Exemplos de PROCV Para Usuários Iniciantes e Avançados
Função SOMASE
A função SOMASE realiza a soma de acordo com um critério pré-definido.
A sintaxe da função SOMASE é:
=SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])
Onde:
- Intervalo: É um argumento obrigatório. Corresponde ao intervalo de células onde encontram-se os critérios.
- Critérios: Também é um argumento obrigatório. Podem ser representados por número, expressão, referência de célula, texto ou função. São basicamente o critério escolhido para a soma. Os critérios em formato de texto ou que incluam símbolos lógicos ou matemáticos devem estar entre aspas duplas.
- Intervalo_soma: Argumento opcional. Ele representa o intervalo de células que contém os valores que serão somados.
Exemplo de SOMASE:
Suponha que você tenha uma tabela com as vendas de três vendedores (Ana, João e Paula) e precisa saber o total de vendas do vendedor João. Para isto, basta utilizar a função SOMASE conforme o exemplo abaixo:
Note que estamos dizendo para o Excel, encontrar no intervalo A2:A7 o vendedor João e somar todos os valores que correspondam ao João no intervalo B2:B7.
Para saber mais sobre a função PROCV, confira: Função SOMASE no Excel sem mistérios
Exemplos de PROCV e SOMASE juntos
Agora que vimos o que cada função faz separadamente, chegou o momento de aprender como usar PROCV com SOMASE juntas.
O uso combinado dessas duas funções, é usado na busca de dados com base em critérios únicos. É muito comum usar essas duas funções juntas quando se precisa somar valores com base em critérios, mas também precisa pesquisar em outra tabela para obter o valor correto do critério.
E para entender melhor como essas duas funções funcionam juntas, confira os exemplos a seguir.
Exemplo 1: PROCV com SOMASE para determinar um valor específico
Neste exemplo, vamos usar as funções combinadas para encontrar a soma das vendas no mesmo mês, mas em anos diferentes. Confira a tabela a seguir:
Como você pode observar na imagem acima, os meses estão representados por números do 100 ao 111, estes números são os códigos para cada mês e eles podem ser identificados em uma outra tabela, conforme imagem abaixo:
Para o exemplo, queremos encontrar a soma das vendas do mês de Janeiro. Note que este mês aparece duas vezes na tabela e para somarmos os valores referentes a este mês vamos usar a seguinte fórmula:
=SOMASE($A$2:$A$16;PROCV($D$3;$G$2:$H$13;2;0);$B$2:$B$16)
Explicando a fórmula:
- O primeiro passo é selecionar o intervalo onde está o critério da busca A2:A16.
- Feito isso, vamos inserir o critério para a soma, neste exemplo, nosso critério é o mês de Janeiro. Mas como é possível observar na tabela acima, não sabemos qual é o mês de Janeiro, pois só temos os códigos dos meses. Sendo assim, vamos precisar encontrar o critério em outra tabela. Para descobrirmos o mês vamos usar o PROCV, que irá realizar a busca da célula D3 na tabela onde estão os códigos e seus respectivos meses: G2:H13.
- Em seguida basta inserir o intervalo que desejamos que a soma seja feita, B2:B16.
Exemplo 2: Determinando a soma com base nos critérios de outra planilha
Suponha que você precisa realizar a soma das vendas de alguns vendedores e na tabela de vendas constam os IDs dos funcionários e suas respectivas vendas conforme mostra a imagem abaixo:
Os IDs dos funcionários estão em uma outra planilha, conforme imagem abaixo:
Para determinar o total de vendas, o nome do vendedor será considerado como valor de pesquisa e os IDs serão usados para fins de referência.
A fórmula para realizarmos o cálculo é bem semelhante ao exemplo anterior, o que irá mudar é a apenas o local onde vamos pesquisar o critério, confira:
Se o nome do vendedor for alterado, o resultado também será de acordo com o nome pesquisado.
Exemplo 3: PROCV com SOMASES para pesquisar com vários critérios
Se você precisa realizar a busca com vários critérios, uma alternativa é usar a função PROCV com SOMASES. Para melhor compreensão, confira o exemplo a seguir.
Para este exemplo, vamos usar uma tabela com as informações de alguns funcionários. E o que queremos descobrir é o endereço de e-mail de um funcionário com base em seu nome, sobrenome e departamento. Confira a imagem abaixo:
O valor do ID é exclusivo para cara funcionário e cada departamento não tem funcionário com o mesmo nome completo.
Se a nossa busca fosse apenas com base no ID, um simples PROCV seria suficiente. Mas como neste exemplo precisamos realizar a busca com base em vários critérios, o PROCV precisará ser usado junto com a função SOMASES.
Deste modo, a fórmula ficará da seguinte maneira:
=PROCV(SOMASES(A2:A6;B2:B6;H1;C2:C6;H2;D2:D6;H3);A2:E6;5;0)
Para encontrar o e-mail do funcionário com base nos três critérios: Nome, sobrenome e Departamento, o primeiro passo será encontrar o ID do funcionário e, é justamente para isso que a função SOMASES é usada, dentro da fórmula.
Para que você possa entender melhor o exemplo, vamos conferir como a função SOMASES irá funcionar, veja abaixo:
Como queremos saber o ID do funcionário, este será o intervalo da soma A2:A6. Agora inserimos na função, os intervalos dos critérios e seus determinados critérios, por exemplo, intervalo B2:B6, critério H1, ou seja, no intervalo que contém os nomes, quero buscar o Mário. Vamos fazer isso com os três critérios.
Feito isso, o Excel irá retornar o ID do Mário Leal do departamento de vendas, que é o 78.
Para saber mais como funciona a função SOMASES, confira: Função SOMASES no Excel – Como usar?
Como já temos o ID, agora o PROCV irá fazer o restante, que neste caso, será buscar o ID que encontramos com o SOMASES, no intervalo A2:E6, coluna 5. Veja o resultado:
Dicas Extras
- Para evitar erros na fórmula, na função PROCV, o número do índice da coluna não deve ser inferior a 1.
- A função SOMASE fornece resultados precisos quando usada para dados numéricos. Ela não funcionará para outro tipo de dado.
- Se a célula a ser somada não tiver um valor numérico, a soma será igual a 0.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste artigo.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função CONT.SE e CONT.SES no Excel: Qual a diferença?
- PROCV com SE no Excel – Exemplos Práticos
- 10 Funções Básicas do Excel que você precisa conhecer
E então, o que achou do tutorial de uso da função PROCV com SOMASE no Excel? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!