5 Macros no Excel Que Você Deve Aprender

Não é novidade que as Macros no Excel são recursos muito úteis para automatizar diversos tipos de tarefas. No entanto, muitos usuários ainda sentem dificuldades em criá-las principalmente quando se fala em códigos VBA.

E para facilitar o seu aprendizado, separamos a seguir 5 Exemplos de Macro no Excel super fáceis e que podem te ajudar a começar a entender um pouco de VBA no Excel. Confira!

Conheça 5 Macros no Excel para facilitar o seu dia a dia

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer 5 importantes macros no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

1. Criando caixa de mensagem

As caixas de mensagens são muito úteis para você apresentar alguma informação dentro da sua macro. Então seja para exibir um erro, fazer uma pergunta ao usuário ou informar uma execução com sucesso, as caixas de mensagem podem ser muito interessantes.

E para você criar uma caixa de mensagem dentro do VBA no Excel é muito simples. Basta inserir o seguinte código dentro da sua macro.

MsgBox “texto da minha mensagem mensagem”

2. Inserindo data e hora atual em uma célula

Você já deve saber que a função AGORA do Excel adiciona a data e a hora atual. No entanto, se você está iniciando o seu aprendizado no VBA, então saiba que você também pode inserir a data e hora em uma célula específica usando um código como este.

Sub DataEHora()
Range(“A1”) = Now
End Sub

Observação: A1 é a célula onde será exibida a data e hora atual. Para inserir a data e hora em outra célula, basta alterar essa opção no código para a célula desejada.



3. Verifica se a célula contém uma fórmula

Caso você precise identificar se uma célula contém uma fórmula ou não, então vale a pena utilizar esta Macro no Excel.

Sub verificarSeTemFormula()
If Range(“A1”).HasFormula = True Then
MsgBox “Sim” Else
MsgBox “Não”
End If
End Sub

Observe no código acima que estamos dizendo que SE a célula A1 da minha planilha tiver uma fórmula, ou seja, se isso for verdadeiro, Então o VBA deverá me mostrar uma caixa de mensagem dizendo Sim.

Caso contrário, ou seja, se a célula A1 não tiver uma fórmula dentro dela, então o Excel deverá exibir uma caixa de mensagem dizendo Não.

4. Copiar células entre planilhas diferentes

Se você frequentemente precisa copiar e colar um intervalo de células específico de uma planilha para outra, então este código poderá facilitar a sua vida.

Sub copiar()
Sheets(“Plan1”).Range(“A1:A3”).Copy Destination:=Sheets(“Plan2”).Range(“A1”)
End Sub

Aqui estamos basicamente especificando qual é a origem dos dados que serão copiados, ou seja, a Plan1, intervalo de células de A1:A3. E aí usamos o comando Copy para copiar os dados desse intervalo

E em seguida, especificamos o destino do conteúdo copiado, ou seja, onde serão colados esses dados.



5. Telas piscando nunca mais

Quando gravamos uma macro no modo manual, ou seja, sem o uso de códigos, é muito comum ela ficar piscando a tela quando é executada, principalmente quando nossa operação é feita com mudanças de telas.

No exemplo abaixo, por exemplo, a nossa macro intercala entre a planilha 1 e 2 e ao ser executada ela acaba piscando de maneira estranha e até mesmo deixando a macro mais pesada.

Sub trocarPlanilha()
Sheets(2).Select
Sheets(1).Select
Sheets(2).Select
Sheets(1).Select
End Sub

Para solucionar este problema basta inserir o comando abaixo antes da macro ser executada

Application.ScreenUpdating = False

Após a sua execução, basta inserir o comando abaixo:

Application.ScreenUpdating = True

Deste modo, nossa macro ficará da seguinte maneira

Sub trocarPlanilha()
Application.ScreenUpdating = False
Sheets(2).Select
Sheets(1).Select
Sheets(2).Select
Sheets(1).Select
Application.ScreenUpdating = True
End Sub

Resumindo: No comando acima nós estamos desativando o recurso de atualização de vídeo durante a execução da macro e após a sua execução voltamos a ativá-lo.

Citamos aqui somente cinco modelos básicos de macros no Excel que podem lhe ajudar. No entanto, se você conhece algum outro modelo, fique a vontade para comentar abaixo para que mais pessoas possam conhecer.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

Gostou da dica? Confira mais dicas de Excel, VBA, Planilhas e tutoriais em nosso site.