Números Romanos no Excel – Aprenda Facilmente

Apesar de não serem muito utilizados nos dias atuais, os números romanos ainda são necessários vez ou outra. E caso você precise trabalhar com os números romanos no Excel ou simplesmente quer relembrar aquela aula aprendida na infância e saber o valor correspondente para uma data, soma ou ano de nascimento, saiba que existe uma função no Excel que pode lhe ajudar.

A função que converte números comuns (Arábicos) em números romanos é conhecida como ROMANO. Acompanhe os detalhes a seguir e veja como ela funciona.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a trabalhar com números romanos no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Trabalhando com números romanos no Excel

A função =ROMANO() tem basicamente o papel de converter um número em numeral romano. Sua sintaxe é:

=ROMANO(núm; forma)

Onde:

Núm: representa o número que você deseja converter como um algarismo romano.

Forma: representa um argumento opcional que pode ser um número inteiro entre 0 e 4, sendo que o número 0 (zero) ou a omissão deste argumento corresponde à notação clássica, enquanto que os números de 1 a 4 são notações que retornam resultados mais concisos. Assim, quanto maior for o valor do argumento, mais conciso será o resultado.

Exemplo:

No exemplo abaixo temos uma lista com os anos de 1998 a 2011 e desejamos convertê-los em numerais romanos.

algarismo romano no Excel

Para isso, usaremos a função =ROMANO() conforme mostra a imagem abaixo.

Função para Números Romanos no Excel

Números Romanos no Excel em diferentes formatos

Na Matemática podemos expressar um mesmo número de diversas formas, ou seja, em forma de fração, expoente, entre outras. Para os números romanos existe uma regra semelhante e neste caso, podemos simplificar a forma como expressamos números grandes.
Por exemplo, o número 499 pode ser expressado em romanos no formato CDXCIX ou na forma simplificada ID.

E é justamente aqui que entra o uso opcional do termo “Forma” na função =ROMANO. Ou seja, podemos escolher de 0 a 4 maneira de expressar um mesmo algarismo em romano no Excel.
Tomando o exemplo citado acima, veja abaixo como fica o formato do número 499 em diferentes casos.

Números Romanos no Excel

 

Observações importantes:

  • Não existe uma função no Excel (até o momento) que faça a conversão inversa, ou seja, de números romanos para numeral comum.
  • Ao serem convertidos, os números romanos não poderão ser calculados, já que o Excel vê os resultados como texto e não como números.
  • Se o número for negativo, não será possível convertê-lo em numeral romano pois o valor de erro #VALOR! será retornado.
  • A função ROMANO é limitada para converter até o número 3999. Caso o valor seja maior do que 3999 o valor de erro #VALOR! será retornado. Caso queira converter números maiores do que 3999, recomendamos o uso do conversor online.
  • Para obter maiores informações sobre os números romanos, recomendamos o seguinte artigo.

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso site para obter mais dicas de funções no Excel!